GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 7: Soajo - Lindoso

September 15, 2019
September 2019

•   4.3 1 review

near Soajo, Viana do Castelo (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 7.

Prosseguimos na etapa 7 desta GR50, que liga Mezio a Soajo.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Esta é a etapa mais longa da GR50 e também tem alguma dureza do ponto de vista físico.

Depois da riqueza de património que Soajo nos mostrou, é hora de descer o resto da encosta sul da Serra do Soajo, fazer uma breve visita à localidade de Vilarinho das Quartas, atravessar o Rio Lima e passar a explorar as encostas da Serra Amarela viradas a norte. Esta e a próxima etapa irão proporcionar-nos a perspectiva contrária à das duas etapas anteriores, com vistas sobre a Serra do Soajo, algumas montanhas em território espanhol e uma perspectiva mais ampla da albufeira da Barragem do Alto Lindoso.

Além do interesse paisagístico, esta etapa 7 da GR50 tem outros pontos de interesse bastante relevantes:
- Capela de Nossa Senhora da Penha;
- Campos de cultivo em socalcos;
- Património arquitectónico e etnográfico da localidade de Parada de Lindoso.
- - Eira comunitária do Tapado; Eira comunitária da Leija; Eira comunitária da Portela da Leija;
- - Casario em pedra, calçadas, espigueiros, fontes...
- Património arquitectónico e etnográfico da localidade de Lindoso.
- - Eira comunitária de Lindoso (Espigueiros de Lindoso);
- - Igreja de Lindoso;
- - Porta do PNPG de Lindoso;
- - Castelo de Lindoso.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por caminhos agrícolas e florestais, assim como algumas estradas asfaltadas.
Não existem obstáculos à progressão no trilho.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 7 da GR50
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo termina no Largo da Feira, onde se inicia esta etapa 7 da GR50.
> PR28 AVV - Trilho do Contrabando tem o seu ponto de início no Largo da Feira, onde também se inicia esta etapa 7 da GR50.
> GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e do Soajo passa no Largo da Feira, onde se inicia esta etapa 7 da GR50;
> PR1 PTB - Trilho dos Moinhos de Parada, que encontramos a partir do km 14,1 desta etapa 7. Segue-se a travessia da localidade de Parada do Lindoso, em que há vários pontos de interligação e se torna confuso para o pedestrianista saber a que trilho PR se refere a sinalização que encontramos. À saída da localidade, ao km 16,2, abandonamos também o traçado que a GR50 tem em comum com este PR.
> PR Trilho do Penedo do Encanto, que encontramos a partir do km 14,6 desta etapa 7. Segue-se a travessia da localidade de Parada do Lindoso, em que há vários pontos de interligação e se torna confuso para o pedestrianista saber a que trilho PR se refere a sinalização que encontramos. À saída da localidade, ao km 16,2, abandonamos também o traçado que a GR50 tem em comum com este PR.
> GR1 PTB - Grande Rota de Montanha do Alto Minho (Etapa do concelho de Ponte da Barca) tem o mesmo traçado que esta etapa 7 da GR50 nos seus metros finais, a partir do km 18,5, já dentro da povoação de Lindoso.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 7 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé, com ponto de início e fim no Soajo, a poucas centenas de metros do ponto inicial desta etapa 7 da GR50.
> PR15 AVV - Trilho de Ramil (Ramil, freguesia de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez)
> PR3 PTB - Trilho do Megalitismo do Britelo (Mosteirô, freguesia de Britelo, concelho de Ponte da Barca)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 7 da GR50
> PR Trilho da Serra Amarela tem o mesmo traçado que esta etapa 7 da GR50 nos seus metros finais, a partir do km 18,0, à chegada à povoação de Lindoso.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Soajo, (concelho de Arcos de Valdevez) Britelo e Lindoso (concelho de Ponte da Barca), no distrito de Viana do Castelo e está dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês nos primeiros 400 m do traçado e depois a partir do km 4,3 até ao final.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folha 17.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Largo da Feira do Soajo. Início do PR2 AVV e PR28 AVV. Interligação com a GR1 AVV.

PR2 AVV - Rota do Soajo (Romeiros da Peneda) PR28 AVV - Trilho do Contrabando GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo

Eira do Penedo (Eira Comunitária do Soajo)

Junta de Freguesia do Soajo

Pelourinho

Igreja Matriz

Moinho. Início do PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé (Percurso Longo e Percurso Curto).

Ribeiro do Saramadigo

Capela de Nossa Senhora da Guia. Vilarinho das Quartas.

Miradouro

Ponte sobre o Rio Lima

Antiga Central Hidroeléctrica

Reservatório

Aqueduto

Curjeiras. Fonte e parque de merendas.

Parque de merendas

Vista para o vale do Rio Lima e para a Serra do Soajo

Vista para o vale do Rio Lima

Outeiro do Peleiro (350 m)

Cruzeiro

Capela de Nossa Senhora da Penha. Parque de Merendas.

VG de Penha (469 m)

Ponte

Interligação com o 'PR Trilho do Penedo do Encanto'

Eira do Tapado

Alminhas. Fonte e Lavadouro.

Capela

Prisão do antigo Concelho de Lindoso

Paços do Concelho do antigo Concelho de Lindoso

Tribunal do antigo Concelho de Lindoso

Interligação com o 'PR Trilho do Penedo do Encanto'

Alminhas. Interligação com o PR Trilho dos Moinhos de Parada e com o PR Trilho do Penedo do Encanto.

Eira das Leijas

Eira da Portela da Leija

Moinho

Pelourinho

Vista para o castelo e espigueiros

Lavadouro

Igreja Matriz do Lindoso

Porta do Lindoso (PNPG)

Espigueiros do Lindoso

Castelo do Lindoso

• Photo of avieira
    avieira Jun 20, 2022

Um percurso interessante, embora fique um pouco aquém no que respeita à qualidade do percurso e dos cenários oferecidos, das primeiras três etapas da Grande Rota, mas na dificuldade, especialmente num dia de muito calor, é muito elevada.