GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 6: Mezio - Soajo

September 15, 2019
September 2019

near Boimo, Viana do Castelo (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 6

Prosseguimos na etapa 6 desta GR50, que liga Mezio a Soajo.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Esta etapa 6 da GR50 continua a trilhar as encostas da Serra do Soajo viradas a sul. A envolvente paisagística que aqui encontramos continua a ser influenciada maioritariamente pelas actividades de criação de gado, com o Rio Lima a serpentear o fundo do vale e a Serra Amarela sempre presente no horizonte.

Partimos da Porta do PNPG do Mezio e seguimos, nos primeiros 1000 m, o mesmo caminho do final da etapa anterior.
Vamos depois descendo e visitamos a localidade de Vilar de Suente. Passamos depois por uma bonita ponte feita em pedra, sobre o Ribeiro da Lapa, da qual não possuo informações sobre a idade, etc.

O nosso passeio prossegue por entre campos cultivados em socalcos e algumas casas dispersas, até que chegamos a Soajo. Aqui há vários pontos de interesse, maioritariamente de natureza arquitectónica e etnográfica:
- A Eira do Penedo, ou Eira Comunitária do Soajo;
- a Igreja Matriz do Soajo (São Martinho);
- O pelourinho;
- O Edifício da Junta de Freguesia.

A generalidade da povoação possui um bonito casario em pedra. Além de muitos elementos de uma economia moderna, mantém actividades de agricultura de minifúndio e de criação de gado. Os espigueiros não se confinam à Eira do Penedo e existem espalhados um pouco por toda a povoação, assim como algumas levadas e moinhos.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por caminhos agrícolas e florestais.
Não existem obstáculos à progressão no trilho.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 6 da GR50
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo (ligação ao Mezio) termina da Porta do Mezio do PNPG e tem o mesmo traçado que a GR50 nos primeiros 1000 m desta etapa 6.
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo termina no Largo da Feira, onde também termina esta etapa 6 da GR50.
> PR## AVV - Trilho Interpretativo do Mezio tem início e fim na Porta do Mezio e partilha o traçado com a GR50 nos 400 m iniciais desta etapa 6.
> PR13 AVV - Trilho da Ribeira de Vilela tem início e fim na Porta do Mezio, onde começa esta etapa 6 da GR50.
> PR20 AVV - Trilho da Arqueologia tem início e fim na Porta do Mezio, onde começa esta etapa 6 da GR50.
> PR21 AVV - Trilho da Floresta tem início e fim na Porta do Mezio e partilha o traçado com a GR50 nos 1000 m iniciais desta etapa 6.
> PR28 AVV - Trilho do Contrabando tem o seu ponto de início no Largo da Feira, onde termina esta etapa 6 da GR50.
> GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e do Soajo, com a qual esta etapa 6 da GR50 partilha a totalidade do seu traçado.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 6 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé, com ponto de início e fim no Soajo, a poucas centenas de metros do ponto final desta etapa 6 da GR50.
> PR9 AVV - Trilho da Lombadinha (Lombadinha, freguesia de Gondoriz, concelho de Arcos de Valdevez)
> PR15 AVV - Trilho de Ramil (Ramil, freguesia de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 6 da GR50
> PR Percurso dos Bicos tem início e fim na Porta do Mezio, onde começa esta etapa 6 da GR50.

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas" e com recurso a GPS) que não se cruzam com a etapa 6 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR12 AVV - Rota de Montanha Entre Fojos (Travanca, freguesia de Cabana Maior, concelho de Arcos de Valdevez).

TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

Dois pequenos desvios para conseguir um melhor enquadramento das bonitas vistas que o trilho nos proporciona.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesia de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo e está dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês até ao km 2,3.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folha 17.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Mezio - Porta PNPG Início do GR1 AVV, PR02, PR04, PR20, PR21 e PR22

Porta do PNPG do Mezio. Ponto de início dos trilhos: - GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo; - PR02 AVV - Romeiros da Peneda - Rota de Soajo (Ligação ao Mezio); - PR04 AVV - Trilho do Mezio; - PR13 AVV - Trilho da Ribeira de Vilela; - PR20 AVV - Trilho da Arqueologia; - PR21 AVV - Trilho da Mata do Mezio; - PR22 AVV - Trilho do Fojo da Cabrita.

Anta Grande do Mezio

Mamoa

Mamoa 2

Mamoa 5

Mamoa 6

Ribeiro de Mosqueiros

Interligação com o PR04 AVV - Trilho do Mezio

Interligação com o PR02 AVV - Romeiros da Peneda - Rota de Soajo (Ligação ao Mezio)

Interligação com o PR21 AVV - Trilho da Mata do Mezio

Centro Hípico

Linha de água

Miradouro

Núcleo Megalítico do Mezio (Mamoa 5 e Mamoa 6)

Gião (Alto do Facho)(821 m)

Vilar de Suente

Fonte

Lavadouro

Ponte. Ribeiro da Lapa.

Branda abandonada

Ponte

Pontelha

VG de Entre-Outeiros (730 m)

Ponte. Ribeira da Petada.

Linha de água

Ribeira

Lavadouro e espigueiros

Capela, convertida em café!!

Fonte de Bairros

Moinho. Início do PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé (Percurso Longo e Percurso Curto).

Largo da Feira do Soajo. Início do PR2 AVV e PR28 AVV. Interligação com a GR1 AVV.

PR2 AVV - Rota do Soajo (Romeiros da Peneda) PR28 AVV - Trilho do Contrabando GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo

Eira do Penedo (Eira Comunitária do Soajo)