GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 5: Adrão - Mezio

September 15, 2019
September 2019

near Assureira, Viana do Castelo (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 5

Prosseguimos na etapa 5 desta GR50, que liga Adrão ao Mezio.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Esta etapa 5 da GR50 leva-nos pelas encostas da Serra do Soajo viradas a sul. A envolvente paisagística que aqui encontramos continua a ser influenciada maioritariamente pelas actividades de criação de gado, mas notamos alguma mudança imposta pela geografia, que agora é dominada pelo Rio Lima, que nos vai separando da Serra Amarela.
Pouco tempo depois da saída do Santuário do Senhor da Paz passamos pelas ruínas da Branda de Bordença. Um exemplar de uma branda de cultivo, que nos dá um vislumbre da vivência das gentes da região até à poucas décadas atrás.
Um pouco mais adiante faço um pequeno desvio para visitar a antiga Casa do Guarda Florestal de Murço.

Seguem-se algumas oportunidades de contemplar o cenário do vale do Rio Lima e seu afluentes, a Serra Amarela e alguns picos da Serra do Gerês.
Descendo um pouco, passamos perto da Branda da Portelinha, onde as habitações de estilo recente não escondem o seu passado de agricultura de minifundio e de criação de gado. Interessantes também os abrigos (um tanto abandonados) da Branda das Ínsuas, que são vestígios de uma vivência antiga e dura de quem vivia da criação de gado.

Subimos depois até à portela de Entre Outeiros, onde encontramos as ruínas do que foi a Casa do Guarda Florestal de Entre Outeiros.

Desce-se um pouco e retoma-se a subida até chegar ao final da etapa, onde encontramos a Porta do PNPG do Mezio. Para além de um conjunto de actividades que aí são promovidas, poderemos visitar de forma autónoma um conjunto de interessantes monumentos arqueológicos que aí existem.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por caminhos agrícolas e florestais.
Não existem obstáculos à progressão no trilho.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 5 da GR50
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo tem o mesmo traçado que a GR50 até ao km 3,1 desta etapa 5.
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo (ligação ao Mezio) tem o mesmo traçado que a GR50 em toda a extensão desta etapa 5.
> PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé partilha o traçado com a GR50 entre os km 3,1 e 4,1 desta etapa 5.
> PR## AVV - Trilho Interpretativo do Mezio tem início e fim na Porta do Mezio e partilha o traçado com a GR50 nos 400 m finais desta etapa 5.
> PR13 AVV - Trilho da Ribeira de Vilela tem início e fim na Porta do Mezio, onde termina esta etapa 5 da GR50.
> PR20 AVV - Trilho da Arqueologia tem início e fim na Porta do Mezio, onde termina esta etapa 5 da GR50.
> PR21 AVV - Trilho da Floresta tem início e fim na Porta do Mezio e partilha o traçado com a GR50 nos 1000 m finais desta etapa 5 (km 8,4 a 9,4).
> GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e do Soajo que reencontramos nos 1000 m finais desta etapa 5 (km 8,4 a 9,4).

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 5 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR9 AVV - Trilho da Lombadinha (Lombadinha, freguesia de Gondoriz, concelho de Arcos de Valdevez)
> PR15 AVV - Trilho de Ramil (Ramil, freguesia de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 5 da GR50
> PR Percurso dos Bicos tem início e fim na Porta do Mezio, onde termina esta etapa 5 da GR50.

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas" e com recurso a GPS) que não se cruzam com a etapa 5 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR12 AVV - Rota de Montanha Entre Fojos (Travanca, freguesia de Cabana Maior, concelho de Arcos de Valdevez).

TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

Um pequeno desvio de poucas centenas de metros para visitar a Antiga Casa do Guarda Florestal de Murço.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesia de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folha 17.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Santuário do Senhor da Paz

Alto da Moela. Cruzeiro. Miradouro.

Pontelha. Ribeira.

Branda de Bordença. Ponte sobre o Ribeiro de Bordença.

Casa do Guarda Florestal de Murço (Casa Retiro de Murço)

Miradouro

Interligação com o PR2 AVV - Rota do Soajo (Romeiros da Peneda) e com o PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé (percurso lon

PR2 AVV - Rota do Soajo (Romeiros da Peneda) PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé (percurso longo)

Ribeira

Interligação com o PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé (percurso longo)

Branda da Portelinha

Branda de Murço

Rio Adrão

Branda das Ínsuas

Ribeira

Pontelha. Travessia de Ribeira.

Travessia de Ribeira.

Miradouro

Casa do Guarda Florestal de Entre-os-Outeiros (ruínas)

Travessia de ribeira

Pontelha. Ribeira.

Ribeiro da Lapa

Interligação com a GR1 AVV e com o PR21 AVV

GR1 AVV - Grande Rota da Travessia das Serras da Peneda e Soajo PR21 AVV - Trilho da Mata do Mezio

Interligação com o PR04 AVV - Trilho do Mezio

Anta Grande do Mezio

Mezio - Porta PNPG Início do GR1 AVV, PR02, PR04, PR20, PR21 e PR22

Porta do PNPG do Mezio. Ponto de início dos trilhos: - GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo; - PR02 AVV - Romeiros da Peneda - Rota de Soajo (Ligação ao Mezio); - PR04 AVV - Trilho do Mezio; - PR13 AVV - Trilho da Ribeira de Vilela; - PR20 AVV - Trilho da Arqueologia; - PR21 AVV - Trilho da Mata do Mezio; - PR22 AVV - Trilho do Fojo da Cabrita.

Ribeiro de Mosqueiros

Mamoa 2

Mamoa

Mamoa 5

Mamoa 6

VG de Guidão (1216 m)

VG de Entre-Outeiros (730 m)