GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 4: Peneda - Adrão

September 15, 2019
September 2019

near Senhora da Peneda, Viana do Castelo (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 4

Prosseguimos na etapa 4 desta GR50, que liga Peneda a Adrão.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Deixamos para trás o Santuário da Nossa Senhora da Peneda e continuamos para sul, descendo a par do Rio da Peneda. Passamos na localidade de Beleiral e, um pouco mais adiante, o Rio da Peneda recebe o afluente Rio da Veiga. O nosso trilho leva-nos por uma calçada na margem esquerda do Rio da Veiga até uma ponte, onde o atravessamos.
O caudal de ambos os rios é significativo e desconheço quais as condições que esta travessia oferece em tempos de chuvas intensas. Será um assunto que deveremos averiguar na documentação oficial da GR50, ainda por publicar.
Após a travessia do Rio da Veiga segue-se um troço de subida significativa, com um ganho de cerca de 400 m de altitude em pouco mais de 2,5 km de caminhada. Pelo meio da subida passamos na localidade de Tibo, onde já se pode começar a ver a imponência do cenário proporcionado pela junção dos dois rios e pelos maciços graníticos em volta deles.

Já perto do final da subida somos convidados a ir ao "Miradouro de Tibo", onde nos é oferecido um panorama sobre os vales do Rio da Peneda e do Rio da Veiga a que ninguém ficará indiferente: a imponência dos maciços graníticos de Outeiro Alvo, Couto do Osso, Penameda e todas as encostas a nascente do Rio da Veiga/Rio Grande/Rio Pomba/Rio Milharas até ao Alto do Fojo é marcante e é realçada pelo recorte feito pelos cursos de água. Nas nossas costas avoluma-se o colosso da Serra do Soajo, que culmina no alto da Pedrada e a nascente temos a Fraga das Pastorinhas. Forma-se também um característico mosaico de campos cultivados em socalcos que rodeiam as localidades de Tibo, Rouças e Gavieira; no vale do Rio da Peneda podemos ver as zonas que já percorremos desde que atravessámos a Portela do Lagarto, ficando em destaque o enquadramento do Santuário da Senhora da Peneda, no sopé da Fraga da Meadinha; consegue-se avistar também as brandas de Junqueira e São Bento do Cando, com as encostas que lhes dão acesso cobertas de vegetação rasteira e algumas manchas florestais.

O trilho conclui a subida ao chegar a um cruzeiro e umas alminhas e faz depois uma curta (mas forte) descida. Prolonguei o passeio algumas centenas de metros para chegar ao "Miradouro do Cerqueiral". Se no miradouro anterior a vista era virada para norte e para nascente, agora a vista é virada a nascente e a sudeste, onde se consegue apreciar algumas encostas em redor da Albufeira da Barragem do Alto Lindoso, uma boa parte da encosta norte da Serra Amarela e um grande número de picos da Serra do Gerês. São cenários que não podem perder!

Após um troço em estrada asfaltada, a descida até Adrão é feita por calçadas e caminhos rurais com uma envolvente florestal.
Passamos depois junto da Antiga Casa do Guarda Florestal de Adrão e começamos depois a estar rodeados de campos cultivados em socalcos.
Ao atravessar Adrão podemos apreciar o seu casario em pedra e, após uma pequena subida, chegamos ao final desta etapa 4 da GR50, no Santuário do Senhor da Paz. Junto do mesmo podemos subir a um pequeno monte (Alto da Moela) onde encontramos um cruzeiro e podemos apreciar a vista sobre o vale do Rio Adrão, afluente do Rio Lima.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por caminhos agrícolas e florestais, assim como algumas ruas das aldeias visitadas.
Não existem obstáculos significativos à progressão, com a notável excepção da travessia do Rio da Veiga: após chuvas intensas a calçada de acesso à ponte pode ficar parcilmente submersa.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 4 da GR50
> PR17 AVV - Trilho da Peneda, que passa no Santuário da Nossa Senhora da Peneda, onde se inicia esta etapa 4 da GR50.
> GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e do Soajo tem o mesmo traçado que a GR50 desde o início desta etapa 4 até à passagem por Tibo (km 5,4).
> GR2 AVV - Grande Rota de Montanha do Alto Minho (Etapa do concelho de Arcos de Valdevez) tem o mesmo traçado que a GR50 desde o início desta etapa 4 até à passagem por Tibo (km 5,4).
> PR1 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Sistelo tem o seu final no Santuário da Nossa Senhora da Peneda, onde esta etapa 4 começa.
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo tem o mesmo traçado que a GR50 em toda a extensão desta etapa 4.
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo (ligação ao Mezio) tem o mesmo traçado que a GR50 em toda a extensão desta etapa 4.
> PR3 AVV - Romeiros da Peneda - Rota dos Bicos tem o mesmo traçado que a GR50 desde o início desta etapa 4 até ao km 4,3, um pouco a sul de Beleiral.
> PR8 AVV - Trilho da Mistura das Águas tem o mesmo traçado que a GR50 desde o km 3,1 desta etapa 4 até à passagem por Tibo (km 5,4).

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 4 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR18 AVV - Trilho Pertinho do Céu (Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez)
> PR16 AVV - Trilho das Brandas da Gavieira (Rouças, freguesia de Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez).

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 5 da GR50
> PR Percurso Lamas de Mouro - Peneda, que termina no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, onde começa esta etapa 4 da GR50.
> PR Percurso dos Romeiros, que termina no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, onde começa esta etapa 4 da GR50.

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas" e com recurso a GPS) que não se cruzam com a etapa 5 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR12 AVV - Rota de Montanha Entre Fojos (Travanca, freguesia de Cabana Maior, concelho de Arcos de Valdevez).

TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

O miradouro que designei por Miradouro do Cerqueiral" não faz parte do traçado que encontrei marcado no terreno. São poucas centenas de metros de caminhada adicional que recomendo vivamente fazer. Para além de excelentes oportunidades fotográficas, são vistas que nos dão um entendimento mais detalhado da geografia da região.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Gavieira e de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folhas 9 e 17.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso cantinho do mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Interligação com os trilhos PR1 AVV, PR2 AVV, PR3 AVV

PR1 AVV - Rota do Sistelo (Romeiros da Peneda) PR2 AVV - Rora do Soajo (Romeiros da Peneda) PR2 AVV - Rora do Soajo, Ligação ao Mezio (Romeiros da Peneda) PR3 AVV - Rota dos Bicos (Romeiros da Peneda)

Alminhas. Interligação com GR1 AVV, GR2 AVV e PR17 AVV.

GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo GR2 AVV - Grade Rota de Montanha do Alto Minho PR17 AVV - Trilho da Peneda

Interligação com o PR Trilho dos Romeiros e com o PR Lamas de Mouro - Peneda (trilhos não sinalizados)

PR Percurso dos Romeiros PR Lamas de Mouro - Peneda

Alminhas. Beleiral.

Interligação com o PR8 AVV - Trilho da Mistura das Águas

Ponte (Rio da Peneda)

Couto da Correlcã (899 m)

Alminhas

Casa Florestal de Beleiral. Ponto de início do PR8 AVV - Trilho da Mistura das Águas.

Pico das Éguas (1010 m)

Fraga da Pena Calva

VG de Rofe (1000 m)

Interligação com o PR3 AVV - Rota dos Bicos (Romeiros da Peneda)

Ponte (Rio da Peneda)

Ponte (Rio da Veiga)

Interligação com o PR8 AVV, GR1 AVV e GR2 AVV

PR8 AVV - Trilho da Mistura das Águas; GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo; GR2 AVV - Grande Rota de Montanha do Alto Minho - Arcos de Valdevez.

Tibo. Capela do Espírito Santo.

Poldras

Cabeço de Granja. Miradouro.

Miradouro

Miradouro de Tibo

Cruzeiro e Alminhas

Miradouro do Cerqueiral

Cerqueiral (904 m)

Saída da estrada e entrada numa calçada

Casa do Guarda Florestal de Adrão (Casa de Abrigo de Adrão, Casa da Coroa)

Ponte (Rio Adrão)

Capela

Miradouro

Santuário do Senhor da Paz

Alto da Moela. Cruzeiro. Miradouro.

Fojo do Lobo do Soajo / Fojo do Lobo da Redonda

Fraga das Pastorinhas (ou Fraga da Nédia)

VG de Rofe (1000 m)

Alto da Pedrada (Serra do Soajo, 1416 m)

Outeiro Maior (1393 m)

Derrilheira (1336 m)

Outeiro do Quintano (1166 m)