GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 2: Paredes do Rio - Pitões das Júnias

February 2, 2020
February 2020

near Paredes, Vila Real (Portugal)

O TRILHO

Da aldeia de Outeiro descemos até um caminho que serpenteia para norte junto dos campos de cultivo em socalcos a par da albufeira da Barragem de Paradela. À passagem junto da povoação de parada de Outeiro poderá fazer um desvio e visitar a sua Capela de Nossa Senhora do Amparo.

Com o prosseguir do trilho para norte passamos por miradouros que nos oferecem uma perspectiva destas povoações, dos campos de cultivo em seu redor, da albufeira da Barragem de Paradela e das serranias do Gerês oriental.
Mais adiante entramos numa mancha florestal de carvalhos. . É também aí que se tem mais uma bonita vista sobre o vale do Ribeiro do Beredo e as Serras junto da albufeira da Barragem de Paradela.
Na subida para o Fojo da Portela da Fairra encontramos mais uma Silha dos Ursos, e mais miradouros.
A visita ao Fojo da Portela da Fairra mostra-nos um pouco do que era a vivência destas gentes, na sua luta com os elementos da natureza. Outros tempos, em que as dificuldades enfrentadas por estas gentes foram respondidas com esta construção invulgar. Um elemento de património de grande valor.

O trilho segue depois num troço relativamente plano, por entre bosques de carvalhos, até perto da base da Cascata de Pitões. Atravessamos a bonita ponte sobre o Ribeiro de Campesinho e passamos a subir em direcção a Pitões das Júnias: primeiro por uma estrada de terra batida; depois passamos a percorrer um carreiro que vai subindo a encosta, por entre os carvalhos.

Já próximos do final da subida encontramos um passadiço, onde há que dedicar algum tempo a contemplar a Cascata de Pitões, especialmente se o Ribeiro de Campesinho tem caudal significativo. O restante cenário complementa bem o dramatismo da cascata: todo um vale coberto de mata de carvalhos e com alguns dos picos da Serra do Gerês, mais à distância.

Subindo o resto do passadiço chegamos a uma estrada em calçada, que nos leva até à aldeia de Pitões das Júnias. O cenário que a chegada a Pitões nos oferece é algo que não vai esquecer: o casario em granito, com campos de cultivo em primeiro plano e os picos da Serra do Gerês em pano de fundo é um postal ilustrado que dificilmente vai esquecer!
De entre esses picos, vale apenas destacar aquele que talvez seja o mais singular: a Fraga de São João, por ter construída no seu cume a Capela de São João da Fraga, visível de longa distância!

Dentro da aldeia de Pitões das Júnias somos recebidos pelas suas ruas em calçada e temos alguns pontos de interesse que merecem bem a nossa atenção:
- O Largo do Eiró, com o edifício da Junta de Freguesia e alguns serviços de restauração;
- O Forno do Povo de Pitões das Júnias;
- A edifício da Corte do Boi, hoje transformada em Polo de Pitões do Ecomuseu de Barroso;
- Um Moinho Comunitário;
- Um relógio de Sol;
- A Igreja de São Rosendo.

Para quem chegue a Pitões das Júnias, recomendo também que faça a visita ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias. O PR Trilho de Santa Maria das Júnias leva-nos até lá, partindo da povoação de Pitões ou então, quando saimos do passadiço (vindos do miradouro da cascata), viramos à direita.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por caminhos agrícolas e florestais, trilhos de montanha e alguns troços de estrada pavimentada.
Mesmo recente na sua criação, esta GR, já carece de alguma ausência de marcação, principalmente perto da cascata de Pitões, mas também, a degradação das escadas do passadiço . Com tempo de chuvas as linhas de água ganham algum caudal e o trilho por onde se sobe até ao miradouro para a Cascata de Pitões pode ficar encharcado e escorregadio.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 18 da GR50
> PR Trilho do Fojo da Portela da Fairra tem o mesmo traçado que esta etapa 18 da GR50 entre os km 1,4 e 6,1.
> PR Trilho de Santa Maria das Júnias tem o mesmo traçado que esta etapa 18 da GR50 a partir do km 8,9.

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 18 da GR50
> PR Trilho de Paradela cruza-se com esta etapa 17 da GR50 ao km 1,1, tendo depois troços em comum entre os km 2,0 e 2,8, entre os km 3,0 e 3,2 e finalmente entre os km 3,6 e 3,7.
> PR Trilho de Outeiro cruza-se com esta etapa 17 da GR50 ao km 1,1, tendo depois troços em comum entre os km 2,0 e 2,8, entre os km 3,0 e 3,2 e finalmente entre os km 3,6 e 3,7.
> De Pitões das Júnias à Capela de São João da Fraga tem ponto de partida no Largo do Eiró, onde termina esta etapa 18 da GR50.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Outeiro e de Pitões das Júnias, no concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Os troços compreendidos entre os km 3,6 a 5,5 e logo a seguir entre os km 6,3 e 9,2 atravessam Áreas de Protecção Parcial Tipo II. De acordo com as restrições de circulação vigentes, os grupos de pedestrianistas com mais de 15 pessoas têm que solicitar autorização ao ICNF para percorrer esta etapa.