GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 19: Pitões das Júnias - Tourém

1986
September 15, 2019
September 2019

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 19

Prosseguimos na etapa 19 desta GR50, que liga Pitões das Júnias a Tourém.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Saímos da aldeia de Pitões das Júnias rumando a norte e seguimos por um caminho florestal, atravessando um extenso bosque de carvalhos a uma altitude um pouco mais baixa.
Passamos depois para caminhos sem cobertura florestal, em que vamos subindo junto à Ribeira de Valongo e aos lameiros que a envolvem, até à chegada à Portela de Pitões.

A Portela de Pitões, para além de ser um elemento geográfico distintivo, é também um ponto de fronteira entre Portugal e Espanha e o local onde encontramos uma mamoa. Mais uma oportunidade de apreciar este tipo de monumentos funerários e a forma como estão enquadrados na paisagem.

A etapa 19 prossegue em suave subida por um estradão florestal em território espanhol, até à chegada ao Refúgio (de montanha) do Pisco. Um momento repôr as energias e apreciar o cenário espectacular do vale do Rio Salas, a sua albufeira e um certo contraste que existe entre o território espanhol visível (menos acidentado) e os picos da Serra do Gerês que vemos a poente.

Segue-se a descida pelo estradão até à reentrada em território Português, nos marcos de fronteira 77 e 78. Vemos um cenário da colinas onduladas que descem do Alto do Pisco até Tourém e voltamos a ter alguma cobertura florestal.
À entrada de Tourém encontramos a sua igreja e o seu casario em granito. Já dentro da aldeia encontramos o Forno do Povo de Tourém, mais um exemplar do passado comunitário destas terras.
Outro exemplo desta vivência é a Casa da Corte do Boi que encontramos mais à frente, que agora está convertida em Polo de Tourém do Ecomuseu de Barroso. Se lhe fôr possível compatibilizar horários, aproveite para visitar o interessante conteúdo desta estrutura.

O final da etapa 19 da GR50 fica a poucos metros de caminhada, no Largo do Outeiro. Um local de uma certa centralidade da aldeia, com o seu casario, cruzeiro, fonte e capela.
Este é também um local para parar um pouco e recordar tudo o que esta Grande Rota Peneda-Gerês lhe proporcionou, especialmente se a percorreu nas suas 19 etapas e 220 km de extensão!
Concluída esta aventura, hora de renovar o empenho de nova partida para a aventura seguinte!

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por caminhos florestais e alguns troços de estrada pavimentada.
Não encontrei obstáculos significativos à progressão no trilho.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 19 da GR50
> PR Trilho de Santa Maria das Júnias inicia-se dentro da povoação de Pitões das Júnias.
> PR6 MTR - Rota do Contrabando tem o mesmo traçado que esta etapa da GR50 desde o km 12,6, junto do Forno do Povo de Tourém, até ao final da GR50, no Largo do Outeiro.
> PR Trilho de Tourém tem o mesmo traçado que esta etapa da GR50 entre os km 12,0 e 12,6. Também se cruzam ao km 12,9, junto do Polo de Tourém do EcoMuseu de Barroso, antiga Casa da Corte do Boi. Finalmente, reencontram-se no final da GR50, no Largo do Outeiro.

Trilhos sem sinalização no terreno (orientação com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 19 da GR50
> De Pitões das Júnias à Capela de São João da Fraga tem ponto de partida no Largo do Eiró, onde começa esta etapa 19 da GR50.

Trilhos cuja sinalização no terreno não sei caracterizar completamente, que não se cruzam com a GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> Camiño Previlexiado (Randín, ayuntamiento de Calvos de Randín, província de Ourense, Galiza).

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Pitões das Júnias (concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real) e também ao Ayuntamiento de Muíños (Província de Ourense, Comunidade Autónoma da Galiza) entre os km 4,5 e 9,5 desta etapa 19 da GR50.
Quando en território português, percorremos territórios pertencentes ao Parque Nacional Peneda-Gerês e em território espanhol percorremos territórios pertencentes ao Parque Natural Baixa Limia - Serra do Xurés.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folhas 18 e 19.

Mapa Topográfico Nacional de Espanha, Série MTN25, Escala 1/25000, folha 0301-IV (Randín).

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Largo do Eiró. Junta de Freguesia de Pitões das Júnias.

Igreja Matriz de Pitões das Júnias (São Rosendo)

Relógio de Sol

Moinho

Edifício da Corte do Boi. Ecomuseu de Barroso - Polo de Pitões.

Forno do Povo

Fraga de Brazalite

Pico da Carvalhosa

VG de Vaires

Mamoa. MF 67. Portela de Pitões. Fronteira com Espanha.

Miradouro

Refúgio do Pisco. Miradouro.

Alto do Pisco

VG de Pena Cereja

Panorama sobre o vale da Corga do Cobrada

Alto da Pena

Interligação com o PR Trilho de Tourém (ou Trilho da Costa). Cruzeiro.

Cruzeiro

Calvário

Igreja de Tourém

Casa dos Braganças

Fontanário

Forno do Povo de Tourém

Junta de Freguesia de Tourém

EcoMuseu eo Barroso - Polo de Tourém - Casa da Corte do Boi

Interligação com o PR Trilho de Tourém (ou Trilho da Costa)

Largo do Outeiro. Ponto de início do PR Rota do Contrabando.

Capela de Nossa Senhora do Rosário

Ponto de início do PR Trilho de Tourém

Café Paris

Albufeira de Salas

• colleendeanna Jan 15, 2020

We are walking backwards, starting in Tourém. No issues to report.