GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 17: Sirvozelo - Outeiro

September 15, 2019
September 2019

•   4.7 1 review

near Sirvozelo, Vila Real (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 17

Prosseguimos na etapa 17 desta GR50, que liga Sirvozelo a Outeiro.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

O elemento paisagístico que marca grande parte desta etapa 17 da GR50 é a Barragem de Paradela, a sua albufeira e os muitos picos da zona mais oriental da Serra do Gerês que se nos vão apresentando.
Quando publico este trilho a Barragem de Paradela está a receber obras de reparação ou manutenção, pelo que encontramos a sua albufeira quase vazia. É um cenário invulgar, que nos permite apreciar a monumentalidade desta construção e a forma como modifica a paisagem. Quando essas obras terminarem, o enorme espelho de água que a barragem cria voltará a fazer parte da beleza da paisagem da região.

Partindo de Sirvozelo seguimos por trilhos que nos vão levando em direcção à barragem e passando por alguns pontos que oferecem uma boa panorâmica das encostas em redor.
Passamos por um paredão secundário da barragem, seguindo-se uma zona florestal. Ao chegar junto do paredão principal da barragem encontramos o que em tempos foi a Porta do PNPG de Paradela, assim como um pequeno parque de merendas.

Atravessamos o paderão da barragem e podemos já apreciar alguma diferença entre cada uma das suas margens: a poente os montes e vales mais escarpados da Serra do Gerês; a nascente as colinas mais arredondadas onde tem início o Planalto da Mourela e as Terras do Barroso.

Segue-se a subida até à povoação de Paradela. Passamos junto da sua igreja e calvário, e prosseguimos em subida ligeira junto a campos de cultivo até à povoação de Loivos. A povoação que se segue é Fiães do Rio, onde podemos visitar a sua igreja e de onde temos um bom miradouro sobre uma parte do vale do Rio Cávado.
Saindo de Fiães do Rio, o traçado da GR50 leva-nos por caminhos rurais a descer até a uma bonita ponte de madeira onde se atravessa o Rio Cávado. Será recomendável avaliar bem o estado de conservação desta ponte e atravessá-la com cautela!

Depois de atravessar o Rio Cávado o trilho sobe por entre uma agradável mancha florestal de carvalhos, até umas alminhas junto da povoação de Paredes do Rio.
Uma vez mais, as marcações que encontrei no terreno não nos levavam ao centro desta bonita aldeia, mas certamente a restante sinalização e documentação da ADERE-PG irão referenciar estes pontos de interesse, que não deve perder:
- A igreja de Santo António (sec. XVIII) e a sua torre sineira, com um relógio de sol;
- O Forno do Povo;
- O Núcleo Ecomuseológico - Complexo Hidráulico de Paredes do Rio;
- O Moinho da Fonte, e os fontanários adjacentes.

Começamos depois a descida por entre campos de cultivo até Outeiro. Enquanto descemos vamos tendo uma vista magnífica sobre o vale do Rio Cávado, a albufeira da Barragem de Paradela e o recorte das montanhas mais orientais da Serra do Gerês. Um cenário que não vai esquecer!

Outeiro recebe-nos com as suas alminhas, cruzeiros, a sua Igreja Matriz com torre sineira e o seu casario em granito que se debruça para a Barragem de Paradela e para a Serra do Gerês.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por caminhos agrícolas e florestais, trilhos de montanha e alguns troços de estrada asfaltada.
Não encontrei obstáculos à progressão no trilho, mas recomendo muita atenção ao atravessar a ponte sobre o Rio Cávado (ao km 7,4), pois perece-me estar bastante degradada.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 17 da GR50
PR4 MTR - Trilho do Rio tem o mesmo traçado que esta etapa 17 da GR50 entre os km 6,5 e 10,0.

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 17 da GR50
> PR Trilho de Paradela cruza-se com esta etapa 17 da GR50 ao km 1,1, tendo depois troços em comum entre os km 2,0 e 2,8, entre os km 3,0 e 3,2 e finalmente entre os km 3,6 e 3,7.
> PR Trilho de Outeiro cruza-se com esta etapa 17 da GR50 ao km 1,1, tendo depois troços em comum entre os km 2,0 e 2,8, entre os km 3,0 e 3,2 e finalmente entre os km 3,6 e 3,7.
> PR Trilho do Planalto da Mourela cruza-se com esta etapa 17 da GR50 ao km 9,2.

TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

A visita ao centro da povoação de Paredes do Rio é algo que não deve deixar de fazer. As marcas que encontrei no terreno não nos conduziam até lá, mas certamente a restante sinalização que ainda falta instalar vai convidar o pedestrianista a fazer mais estes 900 m de caminhada.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Outeiro, Paradela, Fiães do Rio e Covelães, no concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real. A parte da etapa que está a sul do Rio Cávado, entre os km 2,5 a 7,4, decorre fora do Parque Nacional Peneda-Gerês.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folhas 31 e 32.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Capela de São Mamede

Paredão (secundário) da Barragem de Paradela

Miradouro

Antiga Casa da Paradela (Porta do PNPG, abandonada). Sede da Mountain Riders.

Barragem de Paradela

Picota

Portela de Ramos

Rio Cávado

Junta de Freguesia de Paradela. Calvário.

Igreja de Paradela

Cruzeiro

Alto de Oral

Loivos. Alminhas e 2 fontanários.

Rio Cávado

Alminhas. Interligação com o PR4 MTR - Trilho do Rio.

Casa onde nasceu Bento Gonçalves

Igreja de Fiães do Rio

Bifurcalão do PR4 MTR - Trilho do Rio

Ponte sobre o Rio Cávado (em mau estado!)

Fonte da Leigeirinha

Nicho. Interligação com o PR4 MTR - Trilho do Rio e com o PR Trilho do Planalto da Mourela.

PR4 MTR - Trilho do Rio PR Trilho do Planalto da Mourela (trilho sem sinalização no terreno)

Moinho 'Moinho da Fonte'

Fonte

Bebedouro para animais

Núcleo Ecomuseológico Hidráulico de Paredes do Rio

Forno do Povo

Igreja de Santo António (Sec. XVIII). Torre Sineira com Relógio de Sol.

Miradouro

Bebedouros para animais

Capela

Cruzeiro

Igreja Matriz de Outeiro e Torre Sineira

Largo com fontanário

Albufeira da Barragem de Paradela

• colleendeanna Jan 15, 2020

Outeiro to Sirvozelo was a beautiful walk!