GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 16: Cabril - Sirvozelo

September 15, 2019
September 2019

•   4.3 1 review

near Cabril, Vila Real (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 16

Prosseguimos na etapa 16 desta GR50, que liga Cabril a Sirvozelo.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Após a visita a Cabril, temos que enfrentar um conjunto de subidas que nos colocam alguma exigência física.
Seguimos por caminhos agrícolas e florestais a contornar o Monte de São Lourenço, primeiro em direcção a sul e depois invertendo para norte, ganhando cada vez mais altitude.
O traçado oferece-nos assim excelentes oportunidades de apreciar os maciços rochosos da Serra do Gerês, Serra da Cabreira e também da Serra do Barroso, recortados pelos vales do Rio Cabril, Rio Cávado e também o Rio Rabagão.
O que une todos estes elementos do cenário é a albufeira da Barragem de Salamonde, lá em baixo.

A povoação de São Lourenço recebe-nos de forma muito idêntica ao que temos visto até aqui, com a sua capela, as ruas em calçada e o casario em granito.
Saindo de São Lourenço, os caminhos levam-nos numa altitude relativamente constante até Chelo, onde podemos visitar a Capela de Nossa Senhora das Dores.
Prosseguindo na encosta nascente do Rio Cabril vamo-nos aproximando da aldeia de Xertelo a uma altitude relativamente constante. São os 900 m que antecedem Xertelo que exigem de nós um esforço mais elevado e repentino que o habitual.

Antes de entrar nas ruas de Xertelo, o trilho leva-nos a visitar o magnígico Fojo do Lobo de Xertelo. Um exemplar muito bem preservado, ao qual deve dedicar algum tempo a apreciar, assim como a sua envolvente paisagística. O vale do Rio Cabril e a imponência da Surreira do Meio-dia dão um enquadramento ímpar a este fojo do lobo.

A visita à localidade de Xertelo volta a mostrar-nos as raízes destas gentes na agricultura de minifúndio e na criação de gado. Acrescente-se ainda um exemplar de Moinho de Cubo Vertical que existe na periferia da aldeia.

Saindo de Xertelo junto aos campos de cultivo que rodeiam a aldeia, iniciamos uma descida até à aldeia de Azevedo, onde podemos visitar a sua Capela de Santa Eufémia e de onde temos um excelente miradouro sobre o vale do Rio Cávado.

Segue-se a subida até à aldeia de Lapela, onde se destacam um cruzeiro sobre uma fonte, umas alminhas com relógio de sol, a sua Capela de Nossa Senhora da Misericórdia e a casa onde nasceu o navegador português João Rodrigues Cabrilho.

Nova descida até atravessar a Corga de Trás da Meda e eis que, antes da travessia da ponte sobre a Corga das Cavadas, surge um pequeno desvio até à bonita Cascata de Cela Cavalos. Um momento que convida a um pouco de descanso e, quem sabe, um pequeno mergulho!

A etapa já vai um tanto longa. Após este momento de descanso enfrentamos mais uma subida, agora até à aldeia de Cela. Antes de chegar até esta simpática povoação temos ainda a Capela de Santa Luzia, que é também um magnífico miradouro sobre o vale do Rio Cávado.

Passada a aldeia de Cela descemos um pouco e atravessamos uma ribeira, antes da última subida até à aldeia de Sirvozelo.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por estradas florestais, trilhos de montanha e alguns troços de estrada asfaltada.
Não encontrei obstáculos à progressão no trilho, mas a travessia de uma ribeira, entre as povoações de Cela e Sirvozelo, pode tornar-se mais difícil com a ocorrência de chuvas intensas.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 16 da GR50
> PR Trilho de Xertelo aos Poços Verdes de Cabril tem o mesmo traçado que esta etapa 16 da GR50 entre os km 7,5 e 8,2, entre os km 8,6 e 8,9 e finalmente entre os km 9,0 e 9,2.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 16 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
PR5 MTR - Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão (Sidrós, freguesia de Ferral, concelho de Montalegre)

TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

Saí várias vezes do trilho marcado para chegar a alguns miradouros, à capela de Lapela e à Cascata de Cela-Cavalos. A distância percorrida que estes desvios acrescentam não é muito significativa face à globalidade da etapa.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Cabril e de Outeiro, concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folhas 31 e 44.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Junta de Freguesia de Cabril. Posto de Turismo.

Igreja

Capela de Santa Eufémia

Antiga Escola Primária

Miradouro

Ponte. Corga do Gargalão.

Cruzeiro, com fontes

Alminhas com relógio de sol

Capela de Nossa Senhora da Misericórdia

Casa onde nasceu João Rodrigues Cabrilho

Ponte. Corga de Trás da Meda.

Silha dos Ursos

Cascata de Cela Cavalos

Ribeiro das Cavadas

Ribeiro de Sela Cavalos

Ponte. Ribeira das Cavadas.

Curral e Apiário

Capela de São Mamede

Alto de Corucho da Rocha

• colleendeanna Jan 15, 2020

We walked from Sirvozelo to Cabril. The trail was poorly marked on both sides of Azevedo, it was also poorly groomed.