GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 15: Fafião - Cabril

September 15, 2019
September 2019

•   4.7 1 review

near Fafião, Vila Real (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 15

Prosseguimos na etapa 15 desta GR50, que liga Fafião a Cabril.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Saindo de Fafião vamos subindo, rodeados por uma zona florestal. Encontramos depois um interessante exemplar de uma Silha dos Ursos, encaixada na encosta, virada a sul para o vale do Rio Cávado e para a Serra da Cabreira.
Após um troço sem arvoredo, um parque de merendas rodeado de pinhal à direita do trilho é uma oportunidade para retemperar as forças.

Voltando a trilhar por zonas sem árvores vamos concluindo a subida. Podemos agora apreciar a nova paisagem dos vales do Rio de Pincães e do Rio Cabril a convergirem para o Rio Cávado. Além da monumentalidade das Serras do Gerês e da Serra da Cabreira, a vista também já nos apresenta as primeiras encostas da Serra do Barroso.

Descemos alguns carreiros em redor de um penedo e seguimos atravessando o Rio de Pincães. A descida prossegue por um trilho na encosta nascente do Rio de Pincães até dar lugar a um caminho com aspecto de ser bastante utilizado.
As marcações que encontrei quando percorri a GR50 não nos levavam até à Cascata de Pincães, mas julgo que a restante sinalização e documentação da ADERE-PG irão certamente referenciar este ponto de interesse. São algumas centenas de metros de caminhada que valem bem a pena. Apenas notar que as pedras na zona final de acesso à cascata podem ser traiçoeiras e provocar quedas.

Depois da visita à Cascata de Pincães o percurso segue para sul, para a aldeia que lhe deu o nome. Atravessamos a povoação, visitamos a sua capela e prosseguimos a descida para nascente por caminhos florestais até Cabril.
A dimensão da igreja de Cabril sobressai por comparação com o que temos visto nas restantes localidades visitadas por esta GR50. Mas o que mais nos marca aqui é a envolvente dada pelos maciços graníticos que nos rodeiam e o espelho de água da albufeira da Barragem de Salamonde.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por estradas florestais e por trilhos de montanha, originários das actividades de criação de gado.
O caminho de acesso à Cascata de Pincães obriga-nos a saltar de pedra em pedra nas dezenas de metros finais de subida/descida.
Além do perigo de queda provocada por mero desequilíbrio, com tempo de chuva estas superfícies tornam-se bastante escorregadias! Tenha cautela!!

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 15 da GR50
> PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros partilha o traçado com esta etapa 15 da GR50 entre os km 1,8 e 1,9 e logo a seguir entre os km 2,0 e 2,5.

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 15 da GR50
> PR Trilho da Vezeira tem o ponto de início e fim no mesmo local onde se inicia esta etapa 15 da GR50. Seguem caminhos distintos e apenas se cruzam 300 m mais adiante.
> PR Trilho da Construção Popular tem o ponto de início e fim no mesmo local onde se inicia esta etapa 15 da GR50. Seguem caminhos distintos e apenas se cruzam 300 m mais adiante.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 15 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
PR5 MTR - Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão (Sidrós, freguesia de Ferral, concelho de Montalegre)

TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

Quando percorri o trilho as marcações que encontrei não nos conduziam à Cascata de Pincães, mas considero-a um ponto de interesse incontornável desta etapa 15 da GR50. Muito certamente a sinalização e documentação que a ADERE-PG irá publicar irão contemplar a referência a esta cascata...

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes à freguesia Cabril, concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folha 44.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Ponto de início/fim do PR Trilho da Vezeira e do PR Trilho da Construção Popular e do Trilho do Lobo

PR Trilho da Vezeira (trilho oficial, sem sinalização no terreno) PR Trilho da Construção Popular (trilho oficial, sem sinalização no terreno) Trilho do Lobo (trilho oficial, sinalizado com placas informativas e mariolas)

Fojo do Lobo de Fafião

Polo de Fafião do Ecomuseu de Barroso

Pólo de Fafião Ecomuseu de Barroso "Vezeira e a Serra" Rua da Sarramada n.º 8 5470-017 Fafião - Montalegre Email: fafiao@ecomuseu.org Web: www.ecomuseu.org Tel: 276009140

Capela

Cruzamento com os trilhos PR Trilho da Vezeira e PR Trilho da Construção Popular

PR Trilho da Vezeira PR Trilho da Construção Popular

Rio Fafião

Albufeira da Barragem de Salamonde

Silha. Interligação com o PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros.

Penedo Pinto

Interligação com o PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros

Roca do Touro (788 m)

VG de Roca das Cabritas (826 m)

Miradouro

Interligação com o PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros. Cancela.

Parque de Merendas da Chã das Fontelas

Cancela

Miradouro

Penedo. Curral de cabras.

Abrigo natural

Ribeira

Ponte sobre o Rio de Pincães

Represa

Cascata de Pincães

Desvio para norte, por trilho de acesso à Cascata de Pincães

Lavadouro

Capela

Parque de Campismo de Outeiro Alto

Ponte Nova

Ponte que ficou submersa

Visível quando a albufeira da Barragem de Salamonde tem o nível mais baixo que o habitual

Albufeira da Barragem de Salamonde

Ribeira de Cabril

Junta de Freguesia de Cabril. Posto de Turismo.