Activity

GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 14: Ermida - Fafião

Download

Author

Trail stats

Distance
7.27 mi
Elevation gain
2,044 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,162 ft
Max elevation
2,590 ft
TrailRank 
32
Min elevation
2,590 ft
Trail type
One Way
Coordinates
2159
Uploaded
September 15, 2019
Recorded
September 2019
Be the first to clap
Share

near Ermida, Braga (Portugal)

Viewed 2211 times, downloaded 128 times

Itinerary description

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 14

Prosseguimos na etapa 14 desta GR50, que liga Ermida a Fafião.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.


O TRILHO

Começamos por atravessar algumas das ruas da aldeia e alguns metros adiante saí brevemente do traçado da GR50 para visitar a igreja.
Retornando ao traçado da etapa, vamos abandonando a povoação e rumando para norte. Nova saída do traçado da GR50 para adicionar algumas centenas de metros de caminhada e visitar o Miradouro de Vela.
A etapa prossegue por entre uma zona florestal até nova derivação aos Miradouros de Cilhas.
Pouco adiante fazemos a travessia da ponte sobre o Rio Arado, que fica a poucos metros a jusante da Cascata da Rajada.

A caminhada entra agora num troço que exige de nós muita cautela: subimos por um carreiro feito a meio de uma encosta bastante escarpada e com o piso que se pode tornar escorregadio. Em dias de chuva, ou se ocorrer formação de gelo, a travessia é arriscada. MÁXIMO CUIDADO!!
Entretanto, o cenário que vai desfilando diante de nós mostra-nos uma perspectiva mais agreste do que aquilo a que a GR50 nos tem mostrado até agora.

Passada a zona mais escarpada, vamos continuando a subir até um bonito prado. Segue-se depois um troço com menos declive, em que deixamos o cenário do vale escarpado do Rio Arado temos a predominância do vale do Rio Cávado.
Fazemos a travessia da Corga Feia e, depois de uma pequena subida, cruzamos uma agradável mancha florestal na zona de Tribela.

O trilho dirige-se depois para o vale do Rio Conho. Atravessamo-lo na Ponte das Servas e enfrentamos nova subida, até ao Curral de Pinhô.
Nesta zona, para quem não tiver problemas em ampliar a caminhada, há a interligação com o trilho que segue as margens do Rio Conho até ao chamado Poço Azul. Note-se que as suas águas têm um bonito tom de verde!! :-)

Do Curral de Pinhô continuamos a avançar para nascente. Antes da forte descida en direcção à Chã do Touro de Trigo temos excelentes oportunidades fotográficas, já com vista para Fafião e para o seu Fojo do Lobo, a Serra da Cabreira, o Vale do Rio Cávado e o recorte do seu afluente, o Rio Fafião.

Passada a Chã do Touro de Trigo, continuamos a descer em direcção ao Rio Fafião. Surge a vista para o Quelhão, uma garganta entre dois pilares de rocha escarpada, entre os quais se consegue ver o Rio Conho em cascata em tempos de caudais abundantes.

O troço final de descida antes do Rio Fafião volta a exigir os maiores cuidados aos normais pedestrianistas: descemos num breve troço sobre um conjunto de blocos de rocha nua e escarpada. MÁXIMO CUIDADO!! Em tempo de piso molhado ou com gelo avalie bem se tem condições para fazer a descida! Há caminhos alternativos mais a nascente, se necessitar.

Continuamos depois a descida por um bonito conjunto de escadarias em calçada até à Ponte da Pigarreira. Atravessado o Rio Fafião, seguimos algumas centenas de metros por estrada asfaltada e depois em caminhos florestais.

Terminada a subida entramos na bonita aldeia de Fafião. O ponto de interesse incontornável que nos apresenta é o Fojo do Lobo de Fafião, mas podemos dedicar algum tempo também a apreciar as suas ruas em calçada, o seu casario em granito, a Eira Galega, a sua Capela e o Polo de Fafião do Ecomuseu de Barroso.


CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por estradas florestais, trilhos de montanha e pequenos troços de estrada asfaltada. Saídos da Ermida, só voltamos a ter contacto com povoações à chegada a Fafião.
A subida que encontramos após a travessia do Rio Arado (km 3,5 a 3,9) é feita por um carreiro numa encosta muito escarpada. Mais perto do final da etapa, a descida do Miradouro do Espeto para a Ponte da Pigarreira (km 9,2 a 9,4), é feita sobre rochas nuas, bastante escarpadas.
Além do perigo de queda provocada por mero desequilíbrio, com tempo de chuva estas superfícies tornam-se bastante escorregadias! MÁXIMO CUIDADO!!

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.


INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 14 da GR50
> PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês partilha o traçado com esta etapa 14 desde o início até ao km 1,2 e depois entre os km 5,1 e 5,4.
> PR14 Alternativo partilha o traçado com esta etapa 14 entre os km 0,4 e 4,3.
> PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros cruza-se com esta etapa 14 da GR50 ao km 8,9 e depois têm troços em comum entre os km 9,4 e 9,5, entre os km 10,5 e 10,6 e finalmente entre os km 10,7 e 10,8.

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 14 da GR50
> PR Trilho da Vezeira cruza-se com esta etapa 14 da GR50 ao km 7,6 e ao km 8,0, e partilham o traçado entre os km 8,7 e 10,1 e entre os km 10,5 e 10,6. O ponto de início e fim deste trilho PR é também o ponto onde termina esta etapa 14.
> PR Trilho da Construção Popular cruza-se com esta etapa 14 da GR50 ao km 7,9 (na Fonte do Salgueiro) e ao km 8,9, e partilham o traçado entre os km 8,0 e 8,7 e entre os km 10,5 e 10,6. O ponto de início e fim deste trilho PR é também o ponto onde termina esta etapa 14.


TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

No traçado que apresento para esta etapa 14 acrescentei um total de 7 pequenos troços para os quais as marcações que encontrei no terreno não nos conduzem, mas que considero ser de todo o interesse partilhar convosco. Além das visitas à igreja de Ermida e ao Fojo do Lobo de Fafião, há também 5 miradouros que resolvi incluir no trilho. Muitos destes desvios serão certamente abrangidos na sinalização e documentação que a ADERE-PG irá publicar...


ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Vilar da Veiga (concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga) e Cabril (concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real) e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Os troços compreendidos entre os km 3,0 a 4,9 e depois entre os km 6,6 e 9,6 atravessam Áreas de Protecção Parcial Tipo II. De acordo com as restrições de circulação vigentes, os grupos de pedestrianistas com mais de 15 pessoas têm que solicitar autorização ao ICNF para percorrer esta etapa 14, fazendo um pedido escrito:

- Por correio -
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Avenida da República, 16
1050-191 Lisboa
Portugal

- Por correio electrónico -
email: pnpg@icnf.pt

Deve-se descrever as actividades que se pretendem realizar, não esquecendo de incluir informações como:
- nome completo;
- contacto telefónico;
- morada para envio do original da autorização;
- hora de início das actividades;
- hora prevista para o final das actividades;
- número de participantes;
- ficheiro kml contendo o trajecto previsto do percurso.


INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folha 44.


POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!


Boas Caminhadas!

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,764 ft

Posto de Turismo. Miradouro. Casa do Guarda Florestal da Ermida.

PictographWaypoint Altitude 1,698 ft

Fonte. Espigueiro. Interligação com o PR14 Alternativo

PictographWaypoint Altitude 1,630 ft

Interligação com o PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês e com o PR14 Alternativo

PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês PR14 Alternativo

PictographWaypoint Altitude 1,562 ft

Capela

PictographWaypoint Altitude 1,686 ft

Parque de Campismo

PictographWaypoint Altitude 1,639 ft

Interligação com o PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês

PictographWaypoint Altitude 1,572 ft

Miradouro de Vela

PictographWaypoint Altitude 1,575 ft

Miradouro de Cilhas

PictographWaypoint Altitude 1,717 ft

Ponte sobre o Rio Arado. Entrada em zona escarpada. Perigo de queda.

PictographWaypoint Altitude 1,814 ft

Cascata da Rajada

PictographWaypoint Altitude 1,695 ft

Miradouro

PictographWaypoint Altitude 1,853 ft

Final da zona escarpada

PictographWaypoint Altitude 2,117 ft

Interligação com o PR14 Alternativo

PictographWaypoint Altitude 2,116 ft

Miradouro

PictographWaypoint Altitude 2,253 ft

Travessia da Corga Feia. Portelo. Silha em ruínas.

PictographWaypoint Altitude 2,336 ft

Interligação com o trilho PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês

PictographWaypoint Altitude 2,447 ft

Tribela. Interligação com o trilho PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês.

PictographWaypoint Altitude 2,464 ft

Vista para o vale do Rio Conho

PictographWaypoint Altitude 2,431 ft

Ponte das Servas. Rio Conho.

PictographWaypoint Altitude 2,545 ft

Ligação ao trilho para o Poço Azul

PictographWaypoint Altitude 2,574 ft

Curral do Pinhó

PictographWaypoint Altitude 2,447 ft

Miradouro

PictographWaypoint Altitude 2,214 ft

Cancela. Ponte sobre ribeira.

PictographWaypoint Altitude 2,211 ft

Chã de Touro de Trigo

PictographWaypoint Altitude 2,212 ft

Cruzamento com o PR - Trilho da Vezeira (trilho oficial, sem sinalização no terreno)

PictographWaypoint Altitude 2,096 ft

Fonte de Salgueiro. Interligação com o PR Trilho da Construção Popular (trilho oficial, sem sinalização no terreno).

PictographWaypoint Altitude 2,056 ft

Cruzamento com o PR - Trilho da Vezeira (trilho oficial, sem sinalização no terreno)

PictographWaypoint Altitude 1,894 ft

Miradouro

PictographWaypoint Altitude 1,882 ft

Quelhão. Rio Conho.

PictographWaypoint Altitude 1,723 ft

Interligação com o PR - Trilho da Vezeira (trilho oficial, sem sinalização no terreno)

PictographWaypoint Altitude 1,604 ft

Cruzamento com o PR1 MTR e com o PR Trilho da Construção Popular

PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros PR - Trilho da Construção Popular (trilho oficial, sem sinalização no terreno)

PictographWaypoint Altitude 1,555 ft

Miradouro do Espeto

PictographWaypoint Altitude 1,456 ft

Entrada em zona escarpada. Perigo de queda.

PictographWaypoint Altitude 1,360 ft

Final de zona escarpada

PictographWaypoint Altitude 1,211 ft

Interligação com o PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros

PictographWaypoint Altitude 1,210 ft

Ponte sobre o Rio Conho.

PictographWaypoint Altitude 1,175 ft

Ponte da Pigarreira. Rio Fafião. Interligação com o PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros.

PictographWaypoint Altitude 1,268 ft

Fonte do Lourinhal

PictographWaypoint Altitude 1,309 ft

Saída da estrada em subída íngreme para a direita. Interligação com o PR Trilho da Vezeira.

PictographWaypoint Altitude 1,543 ft

Monumento Lobo do Além

PictographWaypoint Altitude 1,574 ft

Interligação com o PR Trilho da Vezeira e com PR Trilho da Construção Popular

PictographWaypoint Altitude 1,584 ft

Interligação com o PR Trilho da Vezeira, PR Trilho da Construção Popular e com o PR1 MTR

PR Trilho da Vezeira PR Trilho da Construção Popular PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros

PictographWaypoint Altitude 1,584 ft

Interligação com o PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros (ponto de início/fim). Fonte.

PictographWaypoint Altitude 1,558 ft

Polo de Fafião do Ecomuseu de Barroso

Pólo de Fafião Ecomuseu de Barroso "Vezeira e a Serra" Rua da Sarramada n.º 8 5470-017 Fafião - Montalegre Email: fafiao@ecomuseu.org Web: www.ecomuseu.org Tel: 276009140

PictographWaypoint Altitude 1,540 ft

Capela

PictographWaypoint Altitude 1,607 ft

Interligação com o PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros

PictographWaypoint Altitude 1,626 ft

Eira Galega

PictographWaypoint Altitude 1,649 ft

Interligação com o PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros

PictographWaypoint Altitude 1,636 ft

Ponto de início/fim do PR Trilho da Vezeira e do PR Trilho da Construção Popular e do Trilho do Lobo

PR Trilho da Vezeira (trilho oficial, sem sinalização no terreno) PR Trilho da Construção Popular (trilho oficial, sem sinalização no terreno) Trilho do Lobo (trilho oficial, sinalizado com placas informativas e mariolas)

PictographWaypoint Altitude 1,605 ft

Fojo do Lobo de Fafião

Comments

    You can or this trail