GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 13: Gerês - Ermida

1940
September 15, 2019
September 2019

near Geres, Braga (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 13

Prosseguimos na etapa 13 desta GR50, que liga Gerês à Ermida.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Abandonamos a vila do Gerês e lançamo-nos na subida para nascente, pela encosta da Serra do Gerês. É um troço com alguma exigência física, com cerca de 4 km de declive significativo. Tem as atenuantes de ter piso regular e com a sombra sempre presente.
Vencida a subida, passamos a rumar a sul e começa a visita aos prados e abrigos de alguns currais de montanha onde alguns residentes vêm colocar gado em regime de vezeira.

Alguns dos picos que a etapa anterior nos apresentou pela primeira vez passam agora a estar visíveis de forma mais próxima, e em vários locais conseguimos ter vista para as encostas da Serra do Gerês viradas a sul, o vale do Rio Cávado e para a Serra da Cabreira.

O trilho volta a rumar para nascente e faz a descida até próximo do Rio Arado. É uma oportunidade de fazer uma visita à Cascata do Arado, abandonando o trilho oficial desta etapa 13 da GR50 e seguindo a sinalização do PR14 TBR para norte algumas centenas de metros...
É um local bastante popular nos meses de verão, em especial nos fins-de-semana.
Outro ponto de interesse que não deve perder é a subida ao Miradouro das Rocas, que incluo no traçado desta etapa 13 da GR50.
Oferece-nos um cenário soberbo em todas as direcções, mostrando-nos muitas das encostas da Serra do Gerês viradas a sul, as ribeiras que por elas vão serpenteando até desaguarem no Rio Cávado e a Serra da Cabreira, do outro lado do vale.

Voltamos depois a seguir para sul, atravessando zonas florestais, até chegar à Ermida.
Aqui, encontramos novamente o cenário de campos de cultivo em redor da povoação, assim como a construção em granito a que as etapas anteriores da GR50 já nos habituaram. No miradouro onde termina esta etapa 13 da GR50 podemos contemplar tudo isto e a envolvente de montanhas que já conseguiamos ver quando estávamos em cotas mais elevadas.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por estradas florestais e por trilhos de montanha, originários das actividades de criação de gado. Saídos da vila do Gerês, só voltamos a ter contacto com a povoação à chegada à Ermida.
Na passagem pela zona junto ao Miradouro das Rocas será normal encontrar turistas, e as suas viaturas, durante os meses de verão. Isto torna-se muito mais provável e evidente nos fins-de-semana.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 13 da GR50
> PR6 TBR - Trilho dos Miradouros tem o mesmo ponto de início que esta etapa 13 da GR50 e acompanha-a ao longo dos primeiros 450 m.
> PR3 TBR - Trilho dos Currais partilha o traçado com esta etapa 13 num breve troço inicial (entre os km 0,55 e 0,8) e mais tarde entre os km 3,1 e 6,7.
> PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês partilha o traçado com esta etapa 13 entre os km 8,1 e 9,3 e nos 200 m finais.
> PR14 Alternativo partilha o traçado com esta etapa 13 nos 100 m finais.

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 13 da GR50
> PR Percurso do Vale de Teixeira partilha o traçado com esta etapa 13 entre os km 4,2 e 6,3.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 13 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR4 TBR - Trilho dos Moinhos e Regadios Tradicionais (Chamoim, concelho de Terras de Bouro)
> PR1 TBR - Trilho da Cidade de Calcedónia (Covide, concelho de Terras de Bouro)
> PR2 TBR - Trilho do Castelo (Covide, concelho de Terras de Bouro)
> PR12 TBR - Trilho dos Moinhos de Santa Isabel do Monte (Monte, concelho de Terras de Bouro)
> PR7 TBR - Trilho de São Bento (Seara, freguesia de Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro)
> PR10 TBR - Trilho da Preguiça (Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas" e com recurso a GPS) que não se cruzam com a etapa 13 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR Percurso do Pé de Cabril, que liga a Portela de Leonte (freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro) ao Campo do Gerês (concelho de Terras de Bouro).
> PR Trilho de Leonte aos Prados (Portela de Leonte, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro)

TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

Fiz pequenos desvios de algumas dezenas de metros até a alguns miradouros. A Única situação que merece nota é a subida ao Miradouro das Rocas, que estende o passeio em cerca de 400 m. Muito provavelmente, a sinalização que ainda falta instalar irá também direccionar o pedestrianista para este soberbo miradouro.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes à freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

O troço compreendido entre os km 2,5 a 4,1 atravessa uma Área de Protecção Parcial Tipo II. De acordo com as restrições de circulação vigentes, os grupos de pedestrianistas com mais de 15 pessoas têm que solicitar autorização ao ICNF para percorrer esta etapa 13, fazendo um pedido escrito:

- Por correio -
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Avenida da República, 16
1050-191 Lisboa
Portugal

- Por correio electrónico -
email: pnpg@icnf.pt

Deve-se descrever as actividades que se pretendem realizar, não esquecendo de incluir informações como:
- nome completo;
- contacto telefónico;
- morada para envio do original da autorização;
- hora de início das actividades;
- hora prevista para o final das actividades;
- número de participantes;
- ficheiro kml contendo o trajecto previsto do percurso.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folhas 43 e 44.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Posto de Turismo

Alminhas

Capela de Santa Eufémia

Largo, no centro da vila do Gerês

Rio Gerês

Parque de Campismo do Vidoeiro

Interligação com o PR3 TBR - Trilho dos Currais.

Fonte do Azeral

Fonte dos Penedos

Interligação com o PR3 TBR - Trilho dos Currais

Curral da Lomba do Vidoeiro. Interligação com o PR Percurso do Vale de Teixeira (não sinalizado no terreno).

Ribeiro da Lomba

Curral da Carvalha das Éguas

Linha de Água

Varejeiro

Miradouro

Linha de Água

Prado do Vidoeiro

Interligação com o PR Percurso do Vale de Teixeira (não sinalizado no terreno)

Interligação com o PR3 TBR - Trilho dos Currais

Miradouro das Rocas

Interligação com o PR14 TBR - Trilho do Carvalhal da Ermida do Gerês

Interligação com o PR14 TBR Alternativo

Posto de Turismo. Miradouro. Casa do Guarda Florestal da Ermida.

Capela

Miradouro da Pedra Bela

Parque de Campismo

• Jerome Bonci Feb 25, 2022

Thanks a lot, such an easy path to follow!