Activity

GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 12: Campo do Gerês - Gerês

Download

Author

Trail stats

Distance
6.94 mi
Elevation gain
1,198 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,110 ft
Max elevation
3,061 ft
TrailRank 
31 3
Min elevation
1,154 ft
Trail type
One Way
Coordinates
1520
Uploaded
September 15, 2019
Recorded
September 2019
  • Rating

  •   3 1 review

near Campo do Gerez, Braga (Portugal)

Viewed 1816 times, downloaded 147 times

Itinerary description

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 12

Prosseguimos na etapa 12 desta GR50, que liga Campo do Gerês ao Gerês.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.


O TRILHO

Partimos da Porta do PNPG do Campo do Gerês e começamos por seguir o mesmo caminho que o trilho PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão. Algumas centenas de metros adiante, na berma direita da estrada asfaltada, encontramos um marco milário. Já não estamos no percurso oficial da Geira, e este miliário não pertence a qualquer uma das "Milhas" encontramos numeradas ao longo do seu traçado. Certamente haverão histórias para contar sobre a razão do miliário se encontrar aqui...

Saímos da estrada asfaltada junto do referido miliário e vamos entrando numa zona florestal. Um pouco mais adiante atravessamos uma ribeira e iniciamos a subida da encosta, surgindo depois alguns miradouros, de onde podemos contemplar a Serra Amarela e um pouco da Serra de Santa Isabel. Depois de algum esforço dispendido na subida passamos a encontrar prados, onde se vê que colocam regularmente gado a pastar. O ponto mais alto do maciço montanhoso que estamos a atravessar, chamado Pé de Cabril passa a estar quase sempre visível a norte de nós.

Surge-nos então uma ligeira mudança de cenário, com a entrada numa pequena mancha florestal e numa estrada de terra batida. Encontramos a antiga Casa do Guarda Florestal de Junceda caminhando alguns metros para a esquerda.
É aqui que, além de ser o ponto de início do PR11 TBR - Trilho Interpretativo das Silhas dos Ursos, encontramos também o traçado do PR6 TBR - Trilho dos Miradouros. A presente etapa 12 da GR50 passa, a partir daqui, a seguir quase integralmente esse mesmo trilho PR6 TBR.

Relativamente perto da Casa do Guarda Florestal de Junceda existem dois interessantes exemplares de Silha dos Ursos, que recomendo visitar. Para o fazer, basta percorrer o trilho oficial PR11 TBR que existe marcado no terreno.

Caminhamos então algumas centenas de metros para sul até surgir o Miradouro de junceda. Uma oportunidade soberba de contemplar um dos melhores cenários da GR50. Desde que tenhamos condições meteorológicas favoráveis, sem nuvens baixas, temos uma panorâmica de 180º com vista para Pé de Cabril, uma boa parte dos picos mais ocidentais da Serra do Gerês, uma parte da Serra da Cabreira e o vale logo abaixo de nós onde o Rio Gerês vai ao encontro da albufeira da Barragem da Caniçada.

Prosseguimos a nossa caminhada para sul. Vão continuando visíveis os maciços montanhosos que já enumerei, mas também se vão tornando visíveis os picos de Curvaceira (Tonel), Calcedónia, a Serra de Santa Isabel e por um breve momento a Serra Amarela.

Descemos um pouco até um prado relativamente extenso e começamos depois a rumar para nascente. Antes de iniciar-mos a descida até ao fundo do vale do Rio Gerês, importa referir o Miradouro da Boneca, permite uma vista ainda mais debruçada sobre o vale que temos à nossa frente e sobre a Albufeira da Caniçada. O traçado da GR50 que encontrei marcado no terreno não nos leva até ao Miradouro da Boneca, mas para lá chegar basta seguir as marcações do trilho PR6 TBR, que vai até lá e regressa depois novamente a esta etapa 12 da GR50. Eventualmente, a sinalização complementar que irão instalar ao longo da GR50 poderá incluir placas a recomendar este desvio...

A descida até à vila do Gerês é, infelizmente, menos interessante. Grande parte da encosta está dominada por algumas espécies invasoras da família das acácias (mimosas e austrálias), bloqueando a vista e impedindo o crescimento das espécies autoctones.
Surge entretanto o Miradouro da Fraga Negra, já mais próximo da povoação. A descida continua até se entrar numa estrada asfaltada, seguindo-se depois o Penedo da Freira, onde somos brindados com um toque romântico da lenda associada a este lugar.

Pouco mais falta descer para se chegar ao centro da vila do Gerês, onde os pontos de interesse mudam na sua natureza. Encontramos aqui oferta turística diversificada: além das Termas do Gerês, há grande número de actividades propostas por empresas aqui estabelecidas. Um tema em que a publicação oficial que a ADERE-PG irá fazer desta GR50 certamente nos vai oferecer valiosa ajuda.


CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por estradas florestais e por trilhos de montanha, originários das actividades de criação de gado. Depois de sair da Porta do PNPG, junto a Campo do Gerês, só voltamos a reencontrar a "civilização" no final da etapa, na vila do Gerês. Não encontramos outras povoações ao longo desta etapa 12 da GR50.
Não encontrei obstáculos à progressão no trilho. Noto que fizeram trabalhos de limpeza do mato que cresce em algumas das zonas mais elevadas desta etapa 12. Com o passar do tempo, esse mato pode voltar a invadir o trilho...

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.


INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 12 da GR50
> PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão tem o mesmo traçado que esta etapa 12 da GR50 nos seus primeiros 500 m. Também tem como ponto de início a Porta do PNPG de Campo do Gerês.
> Geira - Via Romana XVIII tem passagem junto da Porta do PNPG de Campo do Gerês, no ponto de início desta etapa 12 da GR50.
> PR11 TBR - Trilho Interpretativo das Silhas dos Ursos tem ponto de início na antiga Casa do Guarda Florestal de Junceda, que visitamos ao chegar ao km 4,1 desta etapa 12 da GR50.
> PR6 TBR - Trilho dos Miradouros tem o mesmo traçado que esta etapa 12 da GR50 desde o km 4,1, junto da antiga Casa do Guarda Florestal de Junceda, até ao final, na vila do Gerês. Temos apenas um pequeno troço de 150 m, ao km 7,1, em que o PR6 se desvia de nós para visitar o Miradouro da Boneca.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 12 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR4 TBR - Trilho dos Moinhos e Regadios Tradicionais (Chamoim, concelho de Terras de Bouro)
> PR1 TBR - Trilho da Cidade de Calcedónia (Covide, concelho de Terras de Bouro)
> PR2 TBR - Trilho do Castelo (Covide, concelho de Terras de Bouro)
> PR12 TBR - Trilho dos Moinhos de Santa Isabel do Monte (Monte, concelho de Terras de Bouro)
> PR7 TBR - Trilho de São Bento (Seara, freguesia de Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro)
> PR10 TBR - Trilho da Preguiça (Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas" e com recurso a GPS) que não se cruzam com a etapa 12 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR Trilho da Serra Amarela, que liga Lindoso ao extremo norte do paredão da Barragem de Vilarinho das Furnas.
> PR Percurso do Pé de Cabril, que liga a Portela de Leonte (freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro) ao Campo do Gerês, a cerca de 1,0 km do ponto de início desta etapa 12 da GR50.
> PR Trilho de Leonte aos Prados (Portela de Leonte, freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro)


TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

Apenas algumas centenas de metros mais, ao km 5,4, para chegar a um miradouro.


ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Campo do Gerês e Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.


INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folhas 30 e 43.


POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!


Boas Caminhadas!

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Porta do PNPG do Campo do Gerês. Ponto de início do PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão.

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Museu da Geira

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Ponte Medieval dos Eixões. Ribeiro de São João.

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Milha XXVII (Cruzeiro). Interligação com a Geira - Via Romana XVIII.

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Marco Miliário. Interligação com o PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão.

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Ponte

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Linha de água

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Miradouro

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Panorama

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Vedação

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Prado

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Casa do Guarda Florestal de Junceda. Interligação com o PR6 TBR. Ponto de início do PR11 TBR.

Interligação com o PR6 TBR PR11 TBR - Trilho das Silhas dos Ursos

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Silha dos Ursos, Séc. XVII

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Silha dos Ursos (Silha do Moninho), Séc. XVIII

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Miradouro de Junceda

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Troço de calçada

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Vista para o Campo do Gerês

PictographWaypoint Altitude 0 ft

VG de Lamas (957 m)

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Vista para o prado (junto à CGF de Lamas)

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Ribeira

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Travessia de Ribeira

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Interligação com o PR6 TBR - Trilho dos Miradouros. Acesso ao Miradouro da Boneca.

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Interligação com o PR6 TBR - Trilho dos Miradouros. Acesso ao Miradouro da Boneca.

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Fonte da Boneca

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Miradouro da Boneca

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Ribeira das Salas

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Miradouro da Fraga Negra

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Grupo Desportivo do Gerês

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Cascata. Ribeira de Salas.

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Penedo da Freira

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Antiga Casa do Guarda Florestal

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Bifurcação do PR6 TBR

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Parque de Campismo do Vidoeiro

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Rio Gerês

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Capela de Santa Eufémia

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Largo, no centro da vila do Gerês

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Alminhas

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Curvaceira (Tonel) (919 m)

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Cabeço da Calçedónia (910 m)

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Posto de Turismo

Comments  (2)

  • Photo of henrique Rodrigues 5
    henrique Rodrigues 5 May 16, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Dificuldade elevada

  • Jerome Bonci Feb 25, 2022

    Thank you very useful, just did it and it was great

You can or this trail