GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 10: Germil - Brufe

September 15, 2019
September 2019

near Germil de Baixo, Viana do Castelo (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 10

Prosseguimos na etapa 10 desta GR50, que liga Germil a Brufe.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Esta é a etapa mais curta de toda a GR50. Faz a travessia da cumeada da Serra Amarela, abandonando o concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, e entrando no concelho de Terras de Bouro, no distrito de Braga.

Do ponto de vista da geografia da região, também há a saída da bacia hidrográfica do Rio Lima e a entrada na bacia hidrográfica do Rio Homem, afluente do Rio Cávado.
Com a presença forte do maciço montanhoso da Serra Amarela junto de nós, surgem também algumas panorâmicas sobre a Serra de Santa Isabel, os picos da Calçedónia e de Pé de Cabril e mais ao longe alguns picos da Serra do Gerês e da Serra da Cabreira.

As povoações visitadas nesta etapa 10 mantêm as características que temos encontrado até aqui, com uma grande predominância de actividades de agricultura de minifúndio e de criação de gado. Os campos de cultivo em socalcos e espigueiros continuam a pontuar o cenário, complementados pela construção em pedra e a importância dada pelas populações às suas capelas, igrejas e cruzeiros.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por trilhos de montanha, originários das actividades de criação de gado, assim como alguns caminhos rurais.
Não existem obstáculos à progressão no trilho. Porém, na subida que fazemos entre os km 0,9 e 1,7 o trilho está sempre envolvido em vegetação. Caso não venha a ter uma utilização um pouco mais intensa ou se não forem feitas acções de limpeza periodicamente, irá ser tomado pelo mato...

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 10 da GR50
> GR34 Trilho Interpretativo da Serra Amarela partilha o traçado com esta etapa 10 da GR50 até ao km 2,4, na povoação de Cutelo.
> PR6 PTB - Trilho de Germil tem início e fim na povoação de Germil, onde começa esta etapa 10 da GR50.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 10 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR4 TBR - Trilho dos Moinhos e Regadios Tradicionais (Chamoim, concelho de Terras de Bouro)
> PR1 TBR - Trilho da Cidade de Calcedónia (Covide, concelho de Terras de Bouro)
> PR2 TBR - Trilho do Castelo (Covide, concelho de Terras de Bouro)

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes à freguesia de Germil, concelho de Ponte da Barca (distrito de Viana do Castelo) e às freguesias de Cibões e Brufe, concelho de Terras de Bouro (distrito de Braga). Apenas os primeiros 900 m desta etapa 10 é que correspondem a território pertencente ao Parque Nacional Peneda-Gerês.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folha 30.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Igreja

Cruzeiro

Eira Comunitária de Germil de Baixo

Largo da Malha

Fonte. Interligação com o PR6 PTB - Trilho de Germil.

Travessia do Ribeiro do Real. Poldras.

Ribeiro do Real

Ribeiro do Portomalho

Linha de água

Ribeiro do Portomalho

Alminha do Gião. Portela.

Lavadouro

Junta de Freguesia de Brufe

Ponte

Fonte

Miradouro. Restaurante 'O Abocanhado'.