GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR

September 15, 2019
September 2019

•   5 2 Reviews

near Ameijoeira, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 21965 times, downloaded 958 times

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS

-- Pode consultar uma descrição em formato mais completo em documento separado --

Quaisquer que sejam os interesses de cada um, a visita ao Parque Nacional Peneda-Gerês vai sempre agradar e impressionar, seja pela sua beleza paisagística, o imenso valor ecológico ou a riqueza etnográfica das gentes que aqui se estabeleceram desde tempos imemoriais.

Podemos caracterizar de forma simplificada esta GR50 da seguinte forma:
- A globalidade da Grande Rota é um percurso longo, mas as etapas individuais propostas são relativamente curtas.
- Percorremos caminhos que, regra geral, permitem a progressão fácil, sem grande exigência técnica.
- As altitudes atingidas nunca são muito elevadas. Seguimos frequentemente a meia encosta e é raro encontrar subidas ou descidas difíceis.
- O percurso leva-nos por um misto de caminhos de pastores, estradas agrícolas ou florestais e ocasionalmente estradas asfaltadas e as ruas de aldeias. São poucas as incursões em zonas de verdadeira montanha e estamos sempre relativamente próximos de povoações.
- O traçado oferece-nos um misto de experiências, procurando o contacto com as aldeias, as suas gentes e o seu património, assim como a contemplação da paisagem: umas vezes mais selvagem, outras vezes mais moldada pela acção humana.

Como resultado final temos uma grande rota que procura agradar ao pedestrianista de nível intermédio e oferecer um conjunto de experiências diversificado e equilibrado.
Quem procura caminhadas mais exigentes e radicais não encontrará aqui grandes motivos de interesse.
No extremo oposto temos todos aqueles que não têm um mínimo de experiência a caminhar nestes trilhos, que poderão ser surpreendidos e passar por más experiências...

IMPLEMENTAÇÃO NO TERRENO

Para além da sinalização mais elementar do traçado estão a instalar algumas placas com informações sobre a etapa em causa, referenciação de pontos de interesse, enquadramento do local na etapa, disponibilidade de alojamento, restauração e outros serviços relevantes. Esta sinalização adicional valoriza bastante a grande rota.
Ainda não está disponível para o público a documentação com a apresentação da grande rota, a caracterização de cada etapa e os respectivos pontos de interesse. O site que indicam para informação sobre esta grande rota (www.walkingpenedageres.pt) ainda não está disponível.

ETAPAS

Etapa 18: Outeiro - Pitões das Júnias
Etapa 19: Pitões das Júnias - Tourém

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

O Parque Nacional Peneda-Gerês já possui um conjunto significativo de trilhos pedestres de carácter oficial. Na sua grande maioria são trilhos sinalizados no terreno.
Uma grande mais-valia desta grande rota é a interligação que faz com muitos destes trilhos pedestres oficiais. Nas listagens seguintes temos os trilhos de que tenho conhecimento, apresentados pela ordem em que os encontramos quando percorremos a GR50 no sentido contrário aos ponteiros do relógio (ou seja, seguindo de Ameijoeira para Tourém).
Também elaborei um mapa onde poderão visualizar estes trilhos.

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a GR50
> PR3 MLG - Trilho Castrejo (etapa 1)
> PR Trilho interpretativo de Castro Laboreiro (etapa 1)
> PR Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro (etapas 2 e 3)
> Grande Rota da Travessia da Ribeira do Minho (etapas 2 e 3)
> PR17 AVV - Trilho da Peneda (etapas 3 e 4)
> GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e do Soajo (etapas 3 e 4)
> GR2 AVV - Grande Rota de Montanha do Alto Minho (Etapa de Arcos de Valdevez) (etapas 3, 4)
> PR8 AVV - Trilho da Mistura das Águas (etapas 4 e 5)
> PR1 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Sistelo (etapas 3 e 4)
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo (etapas 3, 4, 5 e 6)
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo (ligação ao Mezio) (etapas 3, 4, e 5)
> PR3 AVV - Romeiros da Peneda - Rota dos Bicos (etapas 3 e 4)
> PR13 AVV - Trilho da Ribeira de Vilela (etapas 5 e 6)
> PR20 AVV - Trilho da Arqueologia (etapas 5 e 6)
> PR04 AVV - Trilho Interpretativo do Mezio (etapas 5 e 6)
> PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé (etapa 5)
> PR28 AVV - Trilho do Contrabando (etapas 6 e 7)
> PR1 PTB - Trilho dos Moinhos de Parada (etapa 7)
> PR Trilho do Penedo do Encanto (etapa 7)
> GR1 PTB - Grande Rota de Montanha do Alto Minho (Etapa de Ponte da Barca) (etapas 7, 8 e 9)
> GR34 Trilho Interpretativo da Serra Amarela (etapas 8, 9 e 10)
> PR5 PTB - Trilho de Entre-Ambos-os-Rios à Ermida (etapas 8 e 9)
> PR6 PTB - Trilho de Germil (etapas 9 e 10)
> PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão (etapas 11 e 12)
> Geira - Via Romana XVIII (etapas 11 e 12)
> PR11 TBR - Trilho Interpretativo das Silhas dos Ursos (etapa 12)
> PR6 TBR - Trilho dos Miradouros (etapas 12 e 13)
> PR3 TBR - Trilho dos Currais (etapa 13)
> PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês (etapas 13 e 14)
> PR14 Alternativo (etapas 13 e 14)
> PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros (etapas 14 e 15)
> PR Trilho de Xertelo aos Poços Verdes de Cabril (etapa 16)
> PR4 MTR - Trilho do Rio (etapa 17)
> PR Trilho do Fojo da Portela da Fairra (etapa 18)
> PR Trilho de Santa Maria das Júnias (etapas 18 e 19)
> PR6 MTR - Rota do Contrabando (etapa 19)
> PR Trilho de Tourém (etapa 19)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a GR50
> PR Percurso dos Romeiros (etapas 1, 3 e 4)
> PR Percurso Lamas de Mouro - Peneda (etapas 2, 3 e 4)
> PR Percurso dos Bicos (etapas 5 e 6)
> PR Trilho da Serra Amarela (etapas 7 e 8)
> PR Percurso do Vale de Teixeira (etapa 13)
> PR Trilho da Vezeira (etapas 14 e 15)
> PR Trilho da Construção Popular (etapas 14 e 15)
> PR Trilho de Paradela (etapas 17 e 18)
> PR Trilho de Outeiro (etapas 17 e 18)
> PR Trilho do Planalto da Mourela (etapa 17)
> De Pitões das Júnias à Capela de São João da Fraga (etapas 18 e 19)

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR Trilho do Megalitismo do Planaldo de Castro Laboreiro (Rodeiro, Castro Laboreiro, Melgaço)
> PR Trilho do Curro da Velha (Ribeiro de Baixo, Castro Laboreiro, Melgaço)
> PR Trilho Brandeiro (Branda da Aveleira, Gave, Melgaço)
> PR Trilho da Branda d'Aveleira (Branda da Aveleira, Gave, Melgaço)
> PR Trilho de Santo António de Val de Poldros (Branda de Santo António, Riba de Mouro, Monção)
> PR Trilho do Caminho dos Mortos (Real, Merufe, Monção)
> PR6 AVV - Trilho do Glaciar e do Alto Vez (Porta Cova, Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR14 AVV - Trilho das Brandas do Sistelo (Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR24 AVV - Trilho dos Socalcos de Sistelo (Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR27 AVV - Trilho do Miradouro da Estrica (Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR18 AVV - Trilho Pertinho do Céu (Gavieira, Arcos de Valdevez)
> PR16 AVV - Trilho das Brandas da Gavieira (Rouças, Gavieira, Arcos de Valdevez)
> PR Trilho do Ramiscal (Vilela Seca, Cabreiro, Arcos de Valdevez)
> PR9 AVV - Trilho da Lombadinha (Lombadinha, Gondoriz, Arcos de Valdevez)
> PR15 AVV - Trilho de Ramil (Ramil, Soajo, Arcos de Valdevez)
> PR3 PTB - Trilho do Megalitismo do Britelo (Mosteirô, Britelo, Ponte da Barca)
> PR4 TBR - Trilho dos Moinhos e Regadios Tradicionais (Chamoim, Terras de Bouro)
> PR8 TBR - Trilho do Couto de Souto (Souto, Terras de Bouro)
> PR9 TBR - Trilho da Geira (Chorense, Terras de Bouro)
> PR1 TBR - Trilho da Cidade de Calcedónia (Covide, Terras de Bouro)
> PR2 TBR - Trilho do Castelo (Covide, Terras de Bouro)
> PR12 TBR - Trilho dos Moinhos de Santa Isabel do Monte (Monte, Terras de Bouro)
> PR7 TBR - Trilho de São Bento (Seara, Rio Caldo, Terras de Bouro)
> PR13 - Trilho da Barragem da Caniçada (Valdosende, Terras de Bouro)
> PR10 TBR - Trilho da Preguiça (Gerês, Vilar da Veiga, Terras de Bouro)
> PR5 MTR - Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão (Sidrós, Ferral, Montalegre)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas" e com recurso a GPS) que não se cruzam com a GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR Trilho do Planalto de Castro Laboreiro (Rodeiro, Castro Laboreiro, Melgaço)
> PR10 AVV - Rota de Montanha Entre Brandas (Padrão, Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR12 AVV - Rota de Montanha Entre Fojos (Travanca, Cabana Maior, Arcos de Valdevez)
> PR Percurso do Pé de Cabril (Portela de Leonte, Vilar da Veiga, Terras de Bouro)
> PR Trilho de Leonte aos Prados (Portela de Leonte, Vilar da Veiga, Terras de Bouro)
> Camiño Previlexiado (Randín, ayuntamiento de Calvos de Randín, província de Ourense, Galiza)

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Outeiro Alvo

Penameda Grande

Fraga das Pastorinhas

Peneda (Serra da Peneda, 1374 m)

Alto da Pedrada (Serra do Soajo, 1416 m)

VG de Guidão (1216 m)

Gião (Alto do Facho)(821 m)

Louriça (1369 m)

VG de Carvalhinha (1096 m)

Piorneiro

Fraga de Brazalite

Gralheiras

montanhaescalada.com Sep 16, 2019

Parabéns pelo excelente trabalho!
    Este já o traçado final e oficial?
    Cumprimentos

Mário Ramos Sep 17, 2019

É o traçado que encontramos marcado no terreno.
    Ainda não publicaram a documentação oficial.
    Cumprimentos.

montanhaescalada.com Sep 17, 2019

Obrigado!
    Já está todo marcado? Tinha a ideia que ainda estava atrasado.
    Boas noticias

Mário Ramos Sep 17, 2019

Sim, está todo marcado (marcas brancas/vermelhas). Foi com base nessas marcas que percorri o trilho.
    Agora estão a instalar placas de sinalização e painéis informativos.
    Também ainda não conheço documentação oficial, e o site destinado a apresentar esta GR50 ainda não está a funcionar...

montanhaescalada.com Sep 17, 2019

Obrigado pelas informações e parabéns pelo trabalho em todos os percursos que disponibiliza.

• Sílvio Sampaio Oct 2, 2019

Seguimos 60km da GR50 (entre Pitões e Ermida) seguindo as marcas. Acabei de disponibilizar. Achamos o trajecto muito bonito, mas claro, não é montanha. É bom para levar família. E como não tínhamos um mapa da rota fomos seguindo as marcas, sem saber exactamente para onde levavam, e também perdemos as marcas algumas vezes, de que resultaram algumas pequenas adaptações da nossa rota comparando com a GR50. No nosso entender, o único reparo prende-se com a subida/descida ao atravessar o vale do rio Fafião. Achamos perigoso e a evitar. O que acha?

• Photo of Ze David
    Ze David Jan 28, 2020

Olá Mário. Em termos de pernoita, há alguma informação?

• Photo of depinho
    depinho Mar 21, 2020

Agora fechados em casa anseio pelo meu Gerês.
    Nada como fazer logo tudo...
    Obg pela patilha

• Photo of fpereirapt
    fpereirapt Apr 11, 2020

Boa tarde,
    Sabe dizer-me se é possível fazer o percurso de bicicleta de montanha?
    Cumprimentos

• Photo of depinho
    depinho Apr 11, 2020

Ainda que haja zonas de empurra ou leva às costas.. é sempre possível. Não é, como qualquer trilho do Gerês 100%ciclavel, só tem é de ter em mente que as médias de bike de 15lm

.. São excelente e tem de ser muito Enduro..

• Photo of Manuel Almeida
    Manuel Almeida Apr 22, 2020

grande trabalho de pesquisa. Parabéns pela iniciativa e muito obrigado por partilhar. Bem haja.

• Sergio Costa e Silva May 19, 2020

Parabéns, um trabalho fabuloso, fantástico. Obrigado pela partilha, pelas sugestões,fotos.
    e um grande "culpado para em breve fazer um expedição ao Gerês".
    Acho que vou pedir umas dicas.
    Abraço
    Parabéns novamente

• Photo of Ghutto
    Ghutto Jun 4, 2020

Boa tarde. Gostaria fazer a grande rota mas de bicicleta e a acampar. Pondero fazer em 6 dias/4 noites. Algumas dicas que posss partilhar comigo? Lugares a evitar/algum outro ponto de interesse para os do próprio percurso? Dificuldade? Lugares com condições mínimas e básicas para um acampamento? Obrigado

• Photo of Ângelo Delmar
    Ângelo Delmar Jun 6, 2020

Bom dia Mário

A nível de pernoitas como é possível fazer? Existem abrigos/currais no final ou entre etapas?

• maggsky Jun 25, 2020

Boa noite Mário. Obrigada pela partilha. Em termos de alojamento para pernoitar existe alguma coisa? Já tentei procurarr no site mas não encontrei nada, e nao sei em quais das etapas temos serviços ( supermercado, alojamento, transportes). obrigada

• Photo of nuno4oliveira
    nuno4oliveira Aug 11, 2020

O percurso dá para realizar de Btt ? Ou só a pé ?

• Photo of ruijcarvalho
    ruijcarvalho Sep 13, 2020

Obrigado pela partilha.. Grande trabalho

• Rui Pedro Alves Marçal Sep 24, 2020

Olá Mário.
    Estou fã com as tuas descrições ao promenor.
    Queria entrar em contato contigo mas não sabia como então vai mesmo por aqui.
    Já fiz umas quantas caminhadas no Gerês e vou estar uma semana de férias e vou novamente para o Gerês.
    Para já, vou fazer a caminhada da Mistura das Águas, Senhora da Peneda, Penedo das Pastorinhas e Curro da Velha.
    Queria que me digas se possível mais umas 4 ou 5 que possas sugerir aí no Gêres. Não tem de ser nesta zona, não é obrigatório que seja circular, temos 2 carros.
    Desde já muito obrigado.
    Se der mais jeito podes entrar em contato comigo através do facebook.
    Ou mail rmarcal911@

Mário Ramos Sep 24, 2020

Olá!

Obviamente, tudo depende dos gostos de cada um, mas poderei referir os seguintes trilhos:
    PR6 AVV - Trilho do Glaciar e do Alto do Vez
    PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé (Percurso Longo Percurso Curto)
    PR3 MLG - Trilho Castrejo
    PR1 PTB - Trilho dos Moinhos de Parada
    GR34 - Trilho interpretativo da Serra Amarela
    PR10 TBR - Trilho da Preguiça
    PR Trilho da Vezeira
    PR9 MTR - Trilho dos Poços Verdes

A descrição que faço de cada um no Wikiloc dará para ver quais são os motivos de interesse de cada trilho. Despois é escolher em função dos gostos de cada um, da extensão, etc.
    Note-se que eu não posso assegurar que as condições do trilho se mantêm tal como as encontrei quando os percorri!! O mato pode fechar um trilho ao fim de 1 ou 2 anos... as marcações vão desaparecendo...
    Os links na descrição também ficam desactualizados...

O trilho da preguiça é bastante curto, enquanto a GR34 é mais adequada para 2 dias (possível de partir e 2 etapas).

O Trilho da Vezeira NÃO É MARCADO NO TERRENO! Muita atenção! É um trilho longo e duro!

O Trilho dos Poços Verdes pode estar cheio de gente nas lagoas, por a região estar na moda.

Enfim, tenho dificuldade em escolher só 4 ou 5 trilhos.

Boas férias,
    Mário Ramos

(https://drive.google.com/open?id=1BrxcY1xEVY8V940vvupkjcVz-EvuzeFY)

• Rui Pedro Alves Marçal Sep 24, 2020

Obrigado pela rapidez de resposta e muito completa.

É claro que sei que os trilhos já podem estar fechados, já anda nisto também há algum tempo e nós sabemos que é assim que funciona.

Os trilhos duros não me afetam, aliás, motivam-me. No fim de semana passado fiz 2 trilhos na Serra da Freita e que empeno! Um deles com 23,5km e 1000D e o outro com 18km e quase 1000D e com mochila de 10kgs para testar e ver as sensações para outros voos quando for necessário.

Faço trail e sei o que é dureza, na boa.

Desses que falaste acho que só fiz o da Serra Amarela, ou pelo menos uma parte. os do Caminho do pão já tinha andado a ver, dos Castrejo também. Os restantes ainda é novidade para mim.

Depois digo algo mais por aqui se tiver dúvidas.

Um abraço.

• apcalm Oct 6, 2020

Olá Mário,
    Parabéns por este excelente trabalho e obrigado pela partilha.
    É possível a um pedestrianista médio (em termos de capacidade física e de experiência) carregando uma mochila de 8/9 kg percorrer a GR50 em, digamos, 9 dias?
    A título de exemplo:
    Dia 1 - Ameijoeira / Peneda
    Dia 2 - Peneda / Soajo
    Dia 3 - Soajo / Lindoso
    etc...
    Obrigado pela ajuda

• Photo of 'Os Formigos'
    'Os Formigos' Oct 25, 2020

Boa noite Mário
    Estou a planear percorrer uma grande rota no primeiro semestre do próximo ano, esperando que a pandemia estabelize e não venha a ser um entrave.
    Uma das primeiras questões que se coloca, quando avançamos para uma "aventura" deste tipo é a existência de locais para dormir e comer, sendo certo, que a maioria dos que percorrem um percurso deste tipo (várias etapas seguidas) apenas pretende um local para dormir com as condições básicas e, não alojamentos 5 estrelas, onde se paga fortunas e não se usufrui de nada nessa noite.
    Desta forma agradecia, que através da sua experiência e do que vivenciou ao longo da grande rota, me pudesse facultar algumas dicas a este nível (locais para dormir e para comer - restaurante/cafés e supermercados)
    Desde Já agradeço a atenção que venha a ser dispensada
    BOAS CAMINHADAS

• Photo of Makca
    Makca Jan 18, 2021

Mário..., fabuloso este trabalho e outros que tens publicado, só quem "trabalha" isto para tudo correr bem para nós e para os outros é que verdadeiramente sabe a joia que aqui tens publicada.
    Parabéns e um abraço trekkeiro!
    João Vieira (Maka)

• Manuel Fernandes 3 Apr 5, 2021

Muito bom trabalho Mário, parabéns.

• Photo of joao.paulo.sousa
    joao.paulo.sousa Jun 1, 2021

Obrigado pelo trilho. É possível fazer de bicicleta de montanha?

Mário Ramos Jun 1, 2021

Foi concebido para ser feito unicamente a pé. Grande percentagem do traçado também dá para fazer de BTT, mas há zonas ao longo das diversas etapas em que isso já não é possível. Dizer as zonas em que é ou não é possível é subjectivo e arriscado. Assim, é mais sensato considerar à partida que não é possível fazer em BTT. Lamento.

• Photo of Maglor
    Maglor Sep 9, 2021

Mário, as seções que não são possíveis pedalar, dão para carregar a bicicleta às costas ou empurrar a mesma?

Mário Ramos Sep 11, 2021

Olá Maglor.
    Os troços em que não é possível pedalar, por regra dá para carregar ou empurrar a bicicleta. Como não sou praticante de BTT, tenho dificuldade em classificar o que é que os verdadeiros praticantes consideram aceitável e quais as zonas em que já não faz sentido ir para lá com a bicicleta.
    Por vezes o trilho atravessa zonas com algum mato, que mesmo que não feche o trilho por completo, vai dificultar a passagem com a bicicleta. Há também muitas, muitas zonas com piso de pedras irregulares...
    A única zona em que não é viável de todo seguir com a bicicleta é na etapa 14 entre o Espeto e a Pigarreira (km 9,2 a 9,4 da minha publicação), mas que tem alternativas: a poente seguindo os carreiros do PR1 MTR; a nascente por estradão e carreiro que são visíveis nas imagens aéreas/satélite do Google Maps ou similar.

Bons passeios,
    Mário Ramos

• Photo of Maglor
    Maglor Sep 11, 2021

Muito obrigado, pela info, Mário. De certeza que é uma rota dura de se fazer com bicicleta, estou ciente disso. Qualquer dia tento. :)

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 15, 2022

Olá Mário
    Tem aqui um trabalho mais que excelente e com grande pormenor.
    Ja fiz a travessia Castro a Pitoes Junias pela Louriça, Portela do Homem e carris.
    Fico com vontade de conhecer pelo menos algumas das etapas.
    Obrigado pela partilha

• Photo of dias dos poetas vivos
    dias dos poetas vivos May 16, 2022

Bom dia Mário
    É possivel o seu contacto telefonico?