GR50 - Etapa 1 e 2 - Ameijoeira - Lamas de Mouro

January 5, 2020
January 2020

near Ameijoeira, Viana do Castelo (Portugal)

A GR 50 é uma Grande Rota recém-criada que atravessa o Parque Nacional Peneda Gerês.
1 etapa (das onze a organizadas pela Desvios) numa extensão de aproximadamente 18 kms (o que aparece no registo, não é o real...), entre a Ameijoeira e Lamas de Mouro (etapa 1 e 2 oficiais), passando por Castro Laboreiro.
Com início na fronteira, descemos para o vale do Rio Castro Laboreiro e pelas terras de baixa altitude passamos por localidades conhecidas como inverneiras que precedem a subida de magnífica beleza da Serra da Peneda até Castro Laboreiro, culminando num lindíssimo miradouro.
Saímos de Castro Laboreiro, passamos a encosta do maciço montanhoso de Franqueira (1175mts altitude) e chegámos ao miradouro, onde podemos desfrutar das vistas que o mesmo proporciona.
De seguida entramos na zona de planalto onde podemos observar alguns dos picos da Serra da Peneda. Depois atravessamos alguns bosques e prados, com vistas sobre Lamas de Mouro o vale do Rio Mouro e os maciços rochosos de Cabeço do Pico e Outeiro Alvo, seguindo-se a descida para as portas do PNPG de Lamas de Mouro.
Este percurso é feito por caminhos tradicionais, rurais, carreiros de pastores, ruas de aldeias, passando por campos de cultivo e de bosques autóctones com predominância do carvalho, vidoeiro, pinheiros silvestres.

Pontos de interesse:
- Fronteira da Ameijoeira
- Aldeia de Pontes (Forno e moinho comunitário)
- Aqueduto de águas, crueiro e alminhas de Pontes
-Veigas de Lamas
- Portas de Lamas de Mouro

Informações Técnicas:
Tipo de percurso: Linear.
Meio: Rural e Natural
Distância: 18Km
Duração aproximada: 6 horas.