GR30 Linhas de Torres (Etapa4) Forte S. Vicente (T. Vedras), Serra do Socorro

Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa4) Forte S. Vicente (T. Vedras), Serra do Socorro Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa4) Forte S. Vicente (T. Vedras), Serra do Socorro Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa4) Forte S. Vicente (T. Vedras), Serra do Socorro

November 15, 2020
November 2020

near Olheiros, Lisboa (Portugal)

O GR 30 – Grande Rota das Linhas de Torres, é um Percurso Pedestre Circular, criado no âmbito da Rota Histórica das Linhas de Torres, que abrange o território dos seis municípios que formam a Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres (PILT).
O Troço Concelhio de Torres Vedras da Grande Rota da Linhas de Torres (GR 30), tem uma extensão total de 112 Km, é formado por dois troços circulares, e permite aos caminheiros conhecer as principais edificações das Linhas de Torres, bem como os recursos naturais, culturais e patrimoniais do concelho.

Esta é a quarta etapa (primeira do segundo troço) deste magnifico GR, que nos faz viajar no tempo a milénios atrás...
Saímos novamente do Forte de S. Vicente, em Torres Vedras, ponto central do GR30, seguindo as marcações que nos levaram a um breve passeio pelas ruas da cidade, na sombra do fabuloso castelo que tivemos o privilegio de visitar aquando a terceira etapa, indo ao encontro de um monumento evocativo às batalhas travadas na região aquando as invasões francesas ...
Após deixarmos Torres Vedras para trás, subimos novamente ao bem cuidado Castro do Zambujal, que por o termos visitado também na terceira etapa, decidimos não nos perder-mos muito por lá e continuamos através de trilhos bem interessantes em direção à Serra da Vila...
Carvalhal e as suas ruas pitorescas também foi um ponto muito interessante, até que chegamos ao sopé da "enorme" Serra do Socorro... Com 15 Kms já percorridos, subir a serra revelou-se algo "penoso", valendo pela belíssima paisagem que se ia revelando aos nossos pés a cada passo...
Foi como um balsamo, desfrutar da vista maravilhosa que esta serra oferece a quem se aventura trepar as suas ingremes encostas. E só não foi melhor porque o dia apresentou-se sempre muito fechado, e com alguma neblina...
De qualquer forma, subir esta elevação após quinze Kms deixa as suas marcas, pelo que referencio o caracter de Dificil à dificuldade técnica do percurso, somente por isto...
Quarta etapa concluída, que venha a próxima desta grande aventura!!