GR30 Linhas de Torres (Etapa3) Forte do Bonabal, Forte S. Vicente

Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa3) Forte do Bonabal, Forte S. Vicente Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa3) Forte do Bonabal, Forte S. Vicente Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa3) Forte do Bonabal, Forte S. Vicente

November 8, 2020
November 2020

•   3.3 1 review

near Bonaval, Lisboa (Portugal)

O GR 30 – Grande Rota das Linhas de Torres, é um Percurso Pedestre Circular, criado no âmbito da Rota Histórica das Linhas de Torres, que abrange o território dos seis municípios que formam a Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres (PILT).
O Troço Concelhio de Torres Vedras da Grande Rota da Linhas de Torres (GR 30), tem uma extensão total de 112 Km, é formado por dois troços circulares, e permite aos caminheiros conhecer as principais edificações das Linhas de Torres, bem como os recursos naturais, culturais e patrimoniais do concelho.

Esta é a terceira etapa (ultima do primeiro troço) deste fantástico GR, que nos leva a conhecer mais meia dúzia de fortes e fortins. Desde logo, o do Bonabal (local onde terminou a segunda etapa), seguindo-se o da Milharosa, Forte do Cabrito, o do Outeiro da Prata, o do Pelicano, e o de S. Vicente, (Forte central onde tem inicio e fim esta aventura).
Pelo meio, recuamos 5000 anos para irmos ao encontro do Castro do Zambujal. Um sítio arqueológico sem igual, muito bem conservado, que nos retrata de forma fiel a vida no seio de uma comunidade ali existente no período do Calcolítico.
Depois, seguir este trilho é como fazer uma viajem no tempo, saímos de um local com 5000 anos, e por um caminho militar com mais de 200 anos, vamos ao encontro de Torres Vedras, onde a viagem não tem fim. E num local onde há vestígios de vida de à 3000 AC., com vestígio da passagem de romanos e de árabes, foi-se construindo uma fortificação, em que por volta de 1519 D. Manuel manda construir o Palácio dos Alcaides, e que em 1810 seria o reduto nº27 nas Linhas Defensivas de Torres, onde mais tarde, em 1846 é palco da Batalha de Torres Vedras no contexto da Guerra Civil da Patuleia... ou seja, Castelo de Torres Vedras, um local historicamente rico, com uma paisagem maravilhosa sobre a cidade, e que vale a pena ser visitado.
Daqui ao Forte de S. Vicente foi um "pulo", sempre a subir, ainda "anestesiados" por uma viagem intemporal, esta etapa do GR30.
De referir somente algumas falhas na marcação, principalmente ao Km 13.8, que não têm nada a ver com o registo no Wikiloc da Camara M. Torres Vedras, e nos levam a par de um troço do PR4 TVD, até voltarmos a encontrar marcações do GR já bem perto de Torres Vedras.