GR30 Linhas de Torres (Etapa1) Forte S. Vicente, Forte do Formigal

Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa1) Forte S. Vicente, Forte do Formigal Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa1) Forte S. Vicente, Forte do Formigal Photo ofGR30 Linhas de Torres (Etapa1) Forte S. Vicente, Forte do Formigal

October 18, 2020
October 2020

near Olheiros, Lisboa (Portugal)

O GR 30 – Grande Rota das Linhas de Torres, é um Percurso Pedestre Circular, criado no âmbito da Rota Histórica das Linhas de Torrers, que abrange o território dos seis municípios que formam a Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres (PILT).
O Troço Concelhio de Torres Vedras da Grande Rota da Linhas de Torres (GR 30), tem uma extensão total de 112 Km, é formado por dois troços circulares, e permite aos caminheiros conhecer as principais edificações das Linhas de Torres, bem como os recursos naturais, culturais e patrimoniais do concelho.

E este é o novo desafio a que o Vira Trilhos se propôs, desvendar os segredos destes 112 Kms do GR30.
Nesta primeira etapa com inicio no bem preservado forte de S. Vicente, fazemos um pequeno desvio para visitar o Forte do Canudo/Olheiros, este também bem preservado, depois regressamos ao de S. Vicente, com uma belíssima vista sobre a cidade de Torres Vedras e o seu castelo, descendo a encosta ao encontro da Ecopista do Sizandro por onde esta primeira etapa se desenrola maioritariamente.
Pela segunda vez na aldeia do Varatojo, o Vira Trilhos volta a visitar um Monumento Nacional verdadeiramente apaixonante datado do Séc.XV, o fabuloso Mosteiro do Varatojo, fundado por D. Afonso V de Portugal em 1470.
A par com o PR4 e PR10TVD, seguimos novamente ao encontro da Ecopista, que nos leva a uma susceção de fortes e fortins. Bateria da Cruz, Bateria de Palheiros, Forte Outeiro da França, Forte do Grilo, Forte da Alquiteira, e por ultimo o Forte do Formigal, local de chegada desta primeira etapa do GR30...
Um trilho histórico que por vezes nos leva a imaginar como terá sido feita a defesa da soberania nacional à pouco mais de duzentos anos atrás...
Que venha a segunda etapa desta aventura!!!