Activity

GR17 - TRAVESSIA DO ALTO COURA

Download

Trail photos

Photo ofGR17 - TRAVESSIA DO ALTO COURA Photo ofGR17 - TRAVESSIA DO ALTO COURA Photo ofGR17 - TRAVESSIA DO ALTO COURA

Author

Trail stats

Distance
37.06 mi
Elevation gain
7,333 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
7,333 ft
Max elevation
2,904 ft
TrailRank 
64
Min elevation
939 ft
Trail type
Loop
Time
one day 8 hours 34 minutes
Coordinates
4092
Uploaded
December 8, 2014
Recorded
December 2014
Share

near Andevizo, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 5118 times, downloaded 161 times

Trail photos

Photo ofGR17 - TRAVESSIA DO ALTO COURA Photo ofGR17 - TRAVESSIA DO ALTO COURA Photo ofGR17 - TRAVESSIA DO ALTO COURA

Itinerary description

A travessia do Alto Coura é um percurso pedestre de Grande Rota Circular, marcado em ambos os sentidos, por isso pode ser iniciado em qualquer ponto, no entanto o local recomendado é a Colónia Agrícola de Chã de Lamas, a menos de 200m do Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno do Bico.

A Grande Rota da Travessia do Alto Coura apresenta um traçado circular de aproximadamente 52 quilómetros, que atravessa o concelho de Paredes de Coura. Na proximidade do Sub-Parque Eólico de Picoto, o percurso intersecta a derivação Coura Minho, que interliga esta rota com a Grande Rota da Travessia da Ribeira do Minho, compondo-se assim a Rede de Grandes Rotas de Percursos Pedestres do Vale do Minho.

1º Dia

Iniciamos o percurso na Colónia Agrícola de Chã de Lamas, freguesia de Vascões, a menos de 200m do Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA) da Paisagem Protegida do Corno de Bico. Depois de percorrer as ruas da Colónia Agrícola, construída durante o período do Estado Novo, encaminhamo-nos para a estrada de terra em direcção ao Núcleo Megalítico de Chã de Lamas – composto por seis mamoas, que se traduzem nos montes de terra, bem visíveis na paisagem, que encerram as antas – estruturas fúnebres (5000 a 3500 anos).

Retomando o caminho de terra atravessamos verdejantes pastos em direcção a Vascões, terra rica em património religioso e etnográfico. Percorrendo cerca de 300 m na berma da EN303 ruma-se a Sudeste, passando o lavadouro público e depois o miradouro e entra-se no coração do carvalhal do Corno de Bico. Este carvalhal, que acompanha-nos durante uma dezena de quilómetros, impressiona pela sua beleza e biodiversidade vegetal e animal. Localizado estrategicamente, representou desde a noite dos tempos um local de culto, de defesa, de abrigo e pastagens. Alias, devido ao seu uso pastoril, era um local ermo, que foi alvo de uma forte intervenção florestal na década de 40 do séc. XX, culminando hoje num habitat cuja importância foi reconhecida pela sua inclusão como Sítio Classificado da Rede Europeia Natura 2000. Ao longo do carvalhal são vários os miradouros que visitamos para desfrutar a paisagem única da região – miradouro da Giesteira, miradouro do Corno de Bico e miradouro de Penedo Rebolido. Pelo meio, surgem manchas florestais de resinosas e coníferas, assim como charcas de água, onde é vulgar ver garranos pastando livremente.

No final da mancha florestal voltamos a intersectar a estrada nacional, desta vez a EN306, que liga Paredes de Coura a Ponte de Lima. Percorrendo-a um pouco, viramos à esquerda para a estrada florestal de Travanca, caminhando ao longo de um belo bosque de resinosas até à povoação de Lisouros. Da freguesia de Cunha seguimos para o Monte da Assureira, já na freguesia de Resende. Ao longo do vale, o verde dos lameiros é deslumbrante, reflexo da etnografia local.

A área de lazer em frente da Igreja da Sr.ª da Purificação, já na freguesia de Formariz, poderá servir para retemperar forças em dias mais quentes, para iniciar a descida até ao Rio Coura que, hoje, não chegamos a atravessar. Fomos pernoitar a Paredes de Coura, por isso fizemos um desvio de aproximadamente de 1,5 Kms até à Pensão Paredes de Coura "Albergaria".

2º Dia

Com as forças e moral em alta após uma boa noite de sono e um jantar memorável, iniciamos bem cedo a jornada. Logo à saída de Paredes de Coura passamos junto à antiga fábrica de lacticínios de Miguel Dantas, onde se produziu o primeiro queijo do tipo flamengo em Portugal, atravessamos a ponte pedonal sobre o Rio Coura, junto ao Palacete de Mantelães. Este foi mandado construir pelo Concelheiro Miguel Dantas na segunda metade do Sec. XIX. É um pequeno palácio de arquitectura neoclássica, que possui jardins com plantas exóticas e um lago, uma casa de chá em forma de torre medieval, uma adega e um espigueiro de grandes dimensões, bem como a casa dos caseiros.

Deixando para trás o Rio Coura, o percurso segue para norte, rumo a Venade, começamos a subir, seguindo a estrada florestal até à intersecção da EM509 que nos levou a Venade e daqui seguimos para Porreiras onde visitamos a eira comunitária.

Continuando para norte, passamos junto ao núcleo molinológico, onde iniciamos a subida até ao parque eólico do Picoto. Primeiro junto a linhas de água ladeadas por carvalhos, depois, pelos estradões florestais, numa paisagem dominada pela giesta, pelo tojo e pela urze, onde calmamente pastam os garranos.

Junto à derivação Coura Minho, que liga a presente Rota à Grande Rota da Travessia da Ribeira Minho, o percurso vira para Oeste, entrando num planalto, onde rapidamente ocorre uma mudança na paisagem. De um lado uma extensa mancha florestal de resinosas, de outro os vastos campos da Cooperativa Agrícola da Boalhosa, com as manadas de raça Barrosã, Minhota e Cachena.

Deixamos para trás Boalhosa pela estrada alcatroada, para um pouco à frente virarmos à direita para um caminho ladeado por muros que desemboca numa paisagem de lameiros, sinal de povoações. Já na hora do almoço chegamos a Insalde, fizemos um pequeno desvio até ao café local. Estava fechado, mas após algumas insistentes batidas na porta fomos recebidos calorosamente no café Pedrosa onde não faltou as malgas do tradicional verde tinto da região. Assim, com as forças retemperadas, voltamos à estrada para fazer a penosa subida até Loureiro, Meca e Cortinhas.

Continuamos ao longo da EN301, cortando à direita por uma impressionante mancha de carvalhal que nos levou até Estanteiras e depois Cenoi, onde voltamos a entrar na Paisagem Protegida do Corno de Bico. Logo chegamos a Parada, com destaque para a Igreja e Coreto, tomamos o caminho de terra que se abre à esquerda e entramos num vale de elevado valor paisagístico… pelo caminho passamos por alguns moinhos tradicionais, bem como pelas suas levadas de água e centenários carvalhos.

Seguimos sempre a Oeste, e percorridos pouco mais de 2 Kms, encontramos a estrada de alcatrão, e logo à frente a Colónia Agrícola de Chã de Lamas, local de termo deste percurso.

FICHA TÉCNICA

Datas de realização: 6 e 7 de Dezembro 2014
Desnível: 2235 m positivos; 2235 m negativos
Tipo de percurso: Circular
Distancia percorrida: 59,65 km (inclui derivações: Miradouros do Corno de Bico e Penedo Rebolinho e alojamento em Paredes de Coura)
Etapas: 2 dias
Duração: 13:55horas (marcha efetiva)

Dia 6 de Dezembro.
Etapa 1: Chã de Lamas-Vascões-Miradouro do Corno de Bico-Miradouro de Penedo Rebolinho-Lisouros-Amieira-Macieira-Paredes de Coura
Distancia: 26,3 km
Marcha efetiva: 6:10 horas
Alojamento: Pensão Paredes de Coura "Albergaria" (Necessário fazer desvio do percurso - ida e volta 3 kms) Tel. 251 782 450
Jantar: Restaurante “Albergaria”

Dia 7 de Dezembro.
Etapa 2: Paredes de Coura-Lages-Venade-Outeiro-Porreiras-Almas-Agrela-Loureiro-Meca-Cortinhas-Estanteiras-Cenoi- Parada-Chã de Lamas
Distancia: 33,3 km
Marcha efetiva: 7:45 horas

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,951 ft
Photo of1ºDIA Photo of1ºDIA Photo of1ºDIA

1ºDIA

PictographReligious site Altitude 1,881 ft
Photo ofCAPELA

CAPELA

PictographFountain Altitude 1,871 ft
Photo ofFONTANÁRIO

FONTANÁRIO

PictographPanorama Altitude 1,946 ft
Photo ofPANORAMA DE VASCOES Photo ofPANORAMA DE VASCOES Photo ofPANORAMA DE VASCOES

PANORAMA DE VASCOES

PictographPanorama Altitude 2,039 ft
Photo ofMIRADOURO DA GIESTEIRA Photo ofMIRADOURO DA GIESTEIRA Photo ofMIRADOURO DA GIESTEIRA

MIRADOURO DA GIESTEIRA

PictographIntersection Altitude 2,775 ft
Photo ofDESVIO MIRADOURO CORNO DE BICO Photo ofDESVIO MIRADOURO CORNO DE BICO Photo ofDESVIO MIRADOURO CORNO DE BICO

DESVIO MIRADOURO CORNO DE BICO

PictographPanorama Altitude 2,868 ft
Photo ofMIRADOURO CORNO DE BICO Photo ofMIRADOURO CORNO DE BICO Photo ofMIRADOURO CORNO DE BICO

MIRADOURO CORNO DE BICO

PictographIntersection Altitude 2,746 ft
Photo ofLAMEIRO DAS CEBOLAS Photo ofLAMEIRO DAS CEBOLAS Photo ofLAMEIRO DAS CEBOLAS

LAMEIRO DAS CEBOLAS

PictographPanorama Altitude 2,339 ft
Photo ofDESVIO MIRADOURO PENEDO REBOLIDO Photo ofDESVIO MIRADOURO PENEDO REBOLIDO Photo ofDESVIO MIRADOURO PENEDO REBOLIDO

DESVIO MIRADOURO PENEDO REBOLIDO

PictographPanorama Altitude 2,440 ft
Photo ofMIRADOURO PENEDO REBOLIDO Photo ofMIRADOURO PENEDO REBOLIDO Photo ofMIRADOURO PENEDO REBOLIDO

MIRADOURO PENEDO REBOLIDO

PictographWaypoint Altitude 1,583 ft
Photo ofLISOUROS Photo ofLISOUROS Photo ofLISOUROS

LISOUROS

PictographWaypoint Altitude 1,348 ft
Photo ofAMIEIRA Photo ofAMIEIRA Photo ofAMIEIRA

AMIEIRA

PictographReligious site Altitude 1,376 ft
Photo ofCAPELA N.Sª PURIFICAÇÃO Photo ofCAPELA N.Sª PURIFICAÇÃO

CAPELA N.Sª PURIFICAÇÃO

PictographReligious site Altitude 1,340 ft
Photo ofSANTUÁRIO

SANTUÁRIO

PictographIntersection Altitude 948 ft
Photo ofDESVIO PAREDES DE COURA Photo ofDESVIO PAREDES DE COURA Photo ofDESVIO PAREDES DE COURA

DESVIO PAREDES DE COURA

PictographWaypoint Altitude 1,187 ft
Photo ofCENTRO CULTURAL Photo ofCENTRO CULTURAL

CENTRO CULTURAL

PictographWaypoint Altitude 1,247 ft
Photo ofCAMARA MUNICIPAL PAREDES DE COURA Photo ofCAMARA MUNICIPAL PAREDES DE COURA

CAMARA MUNICIPAL PAREDES DE COURA

PictographMountain hut Altitude 1,259 ft
Photo ofPENSÃO 'ALBERGARIA' Photo ofPENSÃO 'ALBERGARIA' Photo ofPENSÃO 'ALBERGARIA'

PENSÃO 'ALBERGARIA'

PictographWaypoint Altitude 1,278 ft
Photo of2º DIA Photo of2º DIA Photo of2º DIA

2º DIA

PictographRiver Altitude 945 ft
Photo ofRIO COURA Photo ofRIO COURA Photo ofRIO COURA

RIO COURA

PictographPhoto Altitude 961 ft
Photo ofPALACETE DE MANTELÃES Photo ofPALACETE DE MANTELÃES

PALACETE DE MANTELÃES

PictographPanorama Altitude 1,242 ft
Photo ofPANORAMA IGREJA DE FORMARIZ Photo ofPANORAMA IGREJA DE FORMARIZ

PANORAMA IGREJA DE FORMARIZ

PictographWaypoint Altitude 1,714 ft
Photo ofVENADE Photo ofVENADE Photo ofVENADE

VENADE

PictographReligious site Altitude 1,759 ft
Photo ofCAPELA SANTA ANA

CAPELA SANTA ANA

PictographWaypoint Altitude 1,745 ft
Photo ofNUCLEO RURAL REIRIGO Photo ofNUCLEO RURAL REIRIGO Photo ofNUCLEO RURAL REIRIGO

NUCLEO RURAL REIRIGO

PictographRiver Altitude 1,634 ft
Photo ofRIBEIRA DE PORREIRAS Photo ofRIBEIRA DE PORREIRAS Photo ofRIBEIRA DE PORREIRAS

RIBEIRA DE PORREIRAS

PictographReligious site Altitude 1,691 ft
Photo ofIGREJA DE PORREIRAS

IGREJA DE PORREIRAS

PictographRuins Altitude 1,708 ft
Photo ofEIRACONUNITARIA DE PORREIRAS Photo ofEIRACONUNITARIA DE PORREIRAS Photo ofEIRACONUNITARIA DE PORREIRAS

EIRACONUNITARIA DE PORREIRAS

PictographIntersection Altitude 1,732 ft
Photo ofDESVIO EIRA COMUNITÁRIA

DESVIO EIRA COMUNITÁRIA

PictographReligious site Altitude 1,746 ft
Photo ofCAPELA SENHORA DO PILAR

CAPELA SENHORA DO PILAR

PictographWaypoint Altitude 1,739 ft
Photo ofNÚCLEO DE MOINHOS DE PORREIRAS Photo ofNÚCLEO DE MOINHOS DE PORREIRAS Photo ofNÚCLEO DE MOINHOS DE PORREIRAS

NÚCLEO DE MOINHOS DE PORREIRAS

PictographSummit Altitude 2,152 ft
Photo ofSUB-PARQUE ÉOLICO DO PICOTO Photo ofSUB-PARQUE ÉOLICO DO PICOTO Photo ofSUB-PARQUE ÉOLICO DO PICOTO

SUB-PARQUE ÉOLICO DO PICOTO

PictographIntersection Altitude 2,368 ft
Photo ofDERIVAÇÃO COURA MINHO Photo ofDERIVAÇÃO COURA MINHO

DERIVAÇÃO COURA MINHO

PictographSummit Altitude 2,464 ft
Photo ofMARCO GEODESICO

MARCO GEODESICO

PictographLake Altitude 2,307 ft
Photo ofPRESA Photo ofPRESA

PRESA

PictographWaypoint Altitude 2,238 ft
Photo ofCOOPERATIVA AGRICOLA DA BOALHOSA Photo ofCOOPERATIVA AGRICOLA DA BOALHOSA Photo ofCOOPERATIVA AGRICOLA DA BOALHOSA

COOPERATIVA AGRICOLA DA BOALHOSA

PictographIntersection Altitude 1,587 ft

DESVIO CAFÉ

PictographProvisioning Altitude 1,657 ft
Photo ofCAFÉ PEDROSA

CAFÉ PEDROSA

PictographRiver Altitude 1,478 ft
Photo ofRIBEIRO Photo ofRIBEIRO Photo ofRIBEIRO

RIBEIRO

PictographReligious site Altitude 1,691 ft
Photo ofCAPELA

CAPELA

PictographReligious site Altitude 1,478 ft
Photo ofIGREJA DE PARADA Photo ofIGREJA DE PARADA

IGREJA DE PARADA

PictographRuins Altitude 1,529 ft
Photo ofNUCLEO DE MOINHOS DE PARADA Photo ofNUCLEO DE MOINHOS DE PARADA Photo ofNUCLEO DE MOINHOS DE PARADA

NUCLEO DE MOINHOS DE PARADA

PictographWaypoint Altitude 1,919 ft
Photo ofCOLÓNIA AGRÍCOLA DE CHÃ DE LAMAS

COLÓNIA AGRÍCOLA DE CHÃ DE LAMAS

PictographWaypoint Altitude 1,980 ft
Photo ofCEIA - CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL Photo ofCEIA - CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL

CEIA - CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL

Comments  (4)

You can or this trail