GR12 Grande Rota do Tejo. Etapa Panorâmica do Tejo-Almourol

Photo ofGR12 Grande Rota do Tejo. Etapa Panorâmica do Tejo-Almourol Photo ofGR12 Grande Rota do Tejo. Etapa Panorâmica do Tejo-Almourol Photo ofGR12 Grande Rota do Tejo. Etapa Panorâmica do Tejo-Almourol

April 19, 2023
April 2023

near Praia do Ribatejo, Santarém (Portugal)

GR12 Grande Rota do Tejo. Etapa Panorâmica do Tejo-Almourol.
Vila Nova da Barquinha região Zen.

Possivelmente a etapa mais bonita e trabalhada do GR12. Situada no concelho de Vila Nova da Barquinha e percorrendo10 kms a margem do Rio Tejo é no mínimo espetacular. Não só pela proximidade da água como das povoações, tendo como ícone o Castelo de Almourol.
Para fazer este percurso que na sua origem é linear podemos torna-lo circular. O comboio é uma mais-valia, além de fazer a ligação entre os dois extremos deste percurso, aproveitamos e fazemos uma pequena viagem rio a cima muito bonita. Assim apanha-se o comboio na Estação ferroviária de Vila Nova da Barquinha e saímos na Estação da Praia do Ribatejo. Uma zona de turismo ímpar nesta região. Pelo percurso não falta locais para pernoitar, restaurantes e cafés, juntando visitas ao Castelo de Almourol, igrejas e museus. Tambem a gastronomia está presente neste percurso e outras atividades. Excelente para quem se dedica a fotografia e ou a observação de aves. Uma panóplia de “coisas” de grande qualidade que fica ao critério de cada um, a escolha de um pacote a fazer dentro da sua medida. Para finalizar e como não podia deixar de ser, o terminus desta etapa do GR 12 acaba em beleza num jardim imenso em Vila da Barquinha onde podemos descansar, comer ou dormir. Muito boas condições de convívio para famílias e grupos com excelentes locais de lazer. Esta autarquia apostou e empenhou-se em fazer ao longo do rio uma zona pedonal completamente Zen e visitável todo o Ano só condicionada pelas cheias do Tejo.
Mais informações no Turismo de Vila Nova da Barquinha.