GR117-etapa 4: Venda Nova-Travassos da Chã

Photo ofGR117-etapa 4: Venda Nova-Travassos da Chã Photo ofGR117-etapa 4: Venda Nova-Travassos da Chã Photo ofGR117-etapa 4: Venda Nova-Travassos da Chã

June 13, 2019
June 2019

near Venda Nova, Vila Real (Portugal)

Este percurso quase não tem sinalética, pelo que partes do mesmo fizemos por onde entendemos que seria mais adequado e também fizemos dois pequenos desvios. Um desses desvios foi em Vila da Ponte, onde não passa a Via Romana; esta passa um pouco a leste.
No panfleto de divulgação é referido que o Miliário de Currais serve de pilar a uma varanda, mas na realidade encontra-se ao lado de uma varanda.
Em Viade de Baixo também avistamos o Miliário (milha XLVII) no centro da aldeia, o qual foi deslocado para aqui da Cruz de Leiranque, submersa pela albufeira.
É de realçar que uma parte significativa da via romana desta etapa está submersa, pelo que a alternativa decorre muito por estrada.
Ao longo dos 35 km realizados poucos foram os vestígios da época romana.
Algumas partes do trajeto poderão ter muita água e/ou vegetação, o que dificulta a progressão.
Regressamos no autocarro das 17h00 que liga Montalegre a Braga (dias úteis).