GR117 (5.ª etapa): Travassos da Chã - Ardãos

Photo ofGR117 (5.ª etapa): Travassos da Chã - Ardãos Photo ofGR117 (5.ª etapa): Travassos da Chã - Ardãos Photo ofGR117 (5.ª etapa): Travassos da Chã - Ardãos

June 6, 2020
June 2020

near Travassos, Vila Real (Portugal)

Este foi um percurso do tipo "à descoberta da rota".
O percurso praticamente não tem sinalética e uma parte dos caminhos estão impedidos pela vegetação, pelo que o trilho realizado, por vexes afasta-se um pouco do descrito na literatura sobre esta via.
Seguimos o itinerário do Alto do Pindo - Carta Militar 32 e 33.
Iniciamos ao lado da primeira casa existente na estrada de acesso à aldeia de Travassos da Chã.
A determinado momento, o percurso encontrava-se submerso pelas águas da barragem do alto Rabagão. Tivemos que continuar por campos de cultivo até encontrar novamente um estradão.
Depois de S. Vicente da Chã, o percurso segue um pouco em estrada asfaltada. Antes de Peireses enganamos-nos fazendo um pequeno desvio. O percurso passa um pouco ao lado de Peireses, existindo sinalética a indicar a ponte romana, que se encontra ao abandono e o caminho a seguir à ponte é uma incógnita. Subimos até à estrada e depois continuamos nesta via, uma vez que o caminho original? estava obstruído.
Passamos por Gralhós, que venceria a milha LVIII.
A via cruza a aldeia Cortiço e segue pela Ponte Romana? de Cortiço sobre o rio Beça onde vencia a m.p. LIX, continuando junto do Alto da Pedra Moura e do topónimo «Breia», atual pela rua da Estrada/CM1001, passando assim a norte da aldeia de Vilarinho de Arcos. Não consegui seguir este trajeto devido à vegetação, optando por tomar a estrada e tomando o caminho à esquerda um pedaço à frente.
Cruzamos a aldeia de Arcos, passando pela fonte romana (assinalada por placa) até ao Largo da Sra. da Saúde, seguindo por um caminho de terra batida à esquerda das alminhas até ao Alto do Pindo (limite concelho de Montalegre). Neste local, onde a via faz uma curva apertada, iniciava a descida da Serra do Leiranco rumo a Chaves. A via segue a margem esquerda da ribeira pelo estradão florestal que passa junto da calçada da Fraga do Fogo. Não o fizemos novamente devido à vegetação, romando a Antigo de Sarraquinhos e, na estrada, um pouco antes da aldeia tomamos uma estrada de terra batida, à direita, até à aldeia de Ardãos. Pontos de interesse: 1. Peireses; 2. Ponte de Peireses; 3. Gralhós - milha LVI (atravessa a Ponte da Pedra sobre a ribeira de Rabagão por Avessó); 4. Cortiço; 5. Arcos; 6. Alto do Pindo; 7. Ardãos.