← Part of GR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E DO SOAJO

Activity

GR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E SOAJO (2/3 SISTELO-PENEDA)

Download

Trail photos

Photo ofGR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E SOAJO (2/3 SISTELO-PENEDA) Photo ofGR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E SOAJO (2/3 SISTELO-PENEDA) Photo ofGR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E SOAJO (2/3 SISTELO-PENEDA)

Author

Trail stats

Distance
15.96 mi
Elevation gain
5,066 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,894 ft
Max elevation
4,131 ft
TrailRank 
64
Min elevation
743 ft
Trail type
One Way
Time
10 hours 56 minutes
Coordinates
2210
Uploaded
July 15, 2015
Recorded
July 2015
Be the first to clap
Share

near Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 4286 times, downloaded 146 times

Trail photos

Photo ofGR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E SOAJO (2/3 SISTELO-PENEDA) Photo ofGR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E SOAJO (2/3 SISTELO-PENEDA) Photo ofGR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E SOAJO (2/3 SISTELO-PENEDA)

Itinerary description

A Grande Rota (GR), Travessia das Serras da Peneda e do Soajo, percorre todo este complexo montanhoso (das serras da Peneda e Soajo), por caminhos e calçadas que dinamizam um ecossistema de montanha de diferentes contrastes, às vezes suave e bucólico, outras vezes imponente e agreste. A rota transita por distintos habitats onde alberga uma vasta e diversa comunidade florística e faunística, sendo um percurso de âmbito etnográfico, paisagístico e natural.
Vamos tentar mostrar como quatro caminhantes se propuseram a fazer em três dias a GR, cerca de 78Kms, num sobe e desce constante. Um belo treino físico para quem tenciona uns raids mais arrojados. Antes de mais queremos salientar o facto de estar classificado com grau de dificuldade médio nos flyers informativos feitos pela entidade promotora mas consideramos um percurso “DIFÍCIL” para ser realizado em três dias e “MUITO DIFÍCIL” para ser realizado em autonomia durante três dias com temperaturas superiores a 30ºC como foi o caso. Tenham isso em atenção, porque em certas alturas do ano com pessoal inexperiente ou menos preparado fisicamente pode tornar-se uma atividade perigosa… Mesmo assim e como já somos batidos nisto :-), lá fomos nós, como manda a regra em autonomia (para quem não sabe o caracol é o melhor exemplo… ou seja com tudo as costas, casa, cama, comida, roupa, etc.).

TRILHA COMPLETA
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10208227" target="_blank">GR - TRAVESSIA DAS SERRAS DA PENEDA E SOAJO external

2º DIA:
Sistelo – Padrão – Porto Cova – Branda do Furado – Branda de Real – Chã da Pela – Branda de Bosgalinhas – S. Bento do Cando – Chã do Monte – Pântano – Santuário da N.ª Sr.ª da Peneda (26 kms).

Eram seis horas quando o despertador tocou, levantámo-nos, preparamos o pequeno almoço e desmontamos o acampamento. Já eram 7:30h quando iniciamos aquela que é a etapa mais difícil desta GR. Se o primeiro dia foi difícil preparam-se para esta etapa. Sistelo fica num belo vale (cota 300) seguindo-se o ponto mais alto em Chã de Pela (cota 1250). O percurso inicia-se com uma descida até à ponte sobre o Rio Vez (cota 250), iniciando depois a longa subida até ao ponto mais alto de toda esta GR. Depois de atravessar a Estrada Nacional 304, dirigimo-nos para as bucólicas e extraordinárias aldeias de Padrão (cota 500) e Porta Cova (cota 530). A paisagem sobre os magníficos socalcos é deslumbrante e digna dos mais belos postais de Portugal. Sempre a subir… sempre a subir… mesmo depois das curvas a subida não acabava.
A longa subida atravessa ambas as aldeias continuando ao longo do Vale Glaciar do Vez até à cota 730 dirigindo-se depois até à Branda do Furado (cota 920). O trilho contínua em subida em direção a sul passando pela Branda de Real (cota 1070) culminando no ponto mais alto do GR no lugar de Chã da Pela (cota 1250) na vertente SudEste do pico da Peneda.
A partir de aqui entramos num estradão que nos leva até à magnífica Branda de Bosgalinhas (cota 1050) e até S. Bento do Cando (cota 950) onde fizemos uma paragem no café para uma bebida fresca e uma sande de presunto, que é mais do que merecido. Daqui podemos avistar a "parede" que teremos de subir até o planalto de Chã do Monte antes da não menos difícil descida para a Peneda.
Desde S. Bento do Cando descemos até ao Rio Pomba (Cota 830) e antes de iniciarmos a última subida do dia fomos a banhos. A subida é efetuado da cota 820 até à cota 1050 em cerca de um quilómetro, o banho refrescante do rio já era, estávamos a escorrer de suor… mas lá chegamos a Chã do Monte (cota 1050), depois foi seguir o caminho de pé posto até ao pântano que nesta altura do ano pouca água tem. Seguindo o trilho (cota 950) começamos a descer uma íngreme calçada até ao Santuário da N.ª Sr.ª da Peneda (cota 650). A descida é efetuada em cerca de um quilómetro.
Depois de um banho junto aos sanitários locais fomos jantar ao restaurante do Hotel da Peneda. Aproveitamos para conversar um bom bocado sobre a dificuldade do percurso. Já eram 23 horas quando fomos montar tenda junto ao Santuário para a pernoita.

ETAPA ANTERIOR
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10207714" target="_blank">ETAPA ANTERIOR (1/3 SOAJO - SISTELO) external | http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10208051" target="_blank">ETAPA SEGUINTE (3/3 PENEDA - SOAJO) external

Comments

    You can or this trail