GR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda - Etapa 4 de 9

Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda - Etapa 4 de 9 Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda - Etapa 4 de 9 Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda - Etapa 4 de 9

December 10, 2022
December 2022

near Monsanto, Santarém (Portugal)

A GR54 Grande Rota do Carso é um percurso pedestre que fizemos atravessando o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
A rota homologada compreende uma distância total de 125 km, dividida em 6 etapas de mão única. No nosso caso, devido a questões logísticas e climatéricas, dividimos essa distância por 9 etapas.

Aqui ficam algumas notas sobre a nossa quarta etapa (Alviela-Moitas Venda).

Com uma distância aproximada de 14,5 km, foi percorrida entre a nascente do rio Alviela e a aldeia de Moitas Venda, locais do concelho de Alcanena.
O percurso desenrola-se essencialmente por caminho de pé posto e estradão.
Ao iniciar a caminhada na nascente do Alviela, pudemos usufruir de imagens magníficas, uma vez que, devido à elevada precipitação dos últimos tempos, as nascentes temporárias debitavam consideráveis caudais de água.
Seguimos caminho sobre o trilho do aqueduto do Alviela e aproximadamente ao km 3,1 tivemos dificuldades em prosseguir o caminho, pois o rio Alviela havia galgado a margem e inundado o estradão. A solução encontrada para não abortar a rota foi percorrer cerca de 50 m por cima de um muro, que se configurava então como uma espécie de ponte poucos centímetros acima do rio. Fomos avançando sobre este muro, tendo para isso de contornar algumas árvores e passar “por dentro” de outras, o que nos exigiu alguma habilidade e muita atenção, pois o rio Alviela corria forte provocando-nos algum receio. Ultrapassado o contratempo, continuámos a viagem.
O restante percurso foi pacífico, mas como é habitual neste local, em épocas chuvosas, tivemos de mergulhar as botas e os sapatos mais algumas vezes dentro de água.
Neste percurso também destacamos a passagem pelo Olho da Mari’Paula, que apesar de não ser uma novidade para nós, foi a primeira vez que o vimos com um caudal de água tão elevado. Mais um local onde desfrutámos de belas imagens.
Este foi sem dúvida um percurso, todo ele, fantástico para usufruir da natureza.
É um percurso bem sinalizado com as marcas de GR sendo, por isso, de fácil progressão e orientação.

Não esquecer o bom calçado, roupa apropriada e bastões.
Não esquecer também o farnel e a água.

Boas caminhadas …

PictographMountain pass Altitude 171 ft
Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda

Nascente do Alviela

Aqueduto do Alviela

PictographMountain pass Altitude 174 ft

GR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda

Rio Alviela fora das margens, ponte de pedra submersa e moinho em ruínas

PictographMountain pass Altitude 171 ft

Intercepção com a Rota dos Arrifes - PR6-ACN

PictographRuins Altitude 354 ft

GR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda

Ruinas de habitação, fabrica e escritórios

PictographMountain pass Altitude 328 ft

PictographCave Altitude 371 ft

PictographMountain pass Altitude 312 ft

GR 54 Grande rota do Carso | Nascente do Alviela - Moitas Venda

Olho da Maria Paula - -Nascente de uma ribeira em Vila Moreira que apenas se encontra activa em épocas de maior precipitação. Na realidade apenas quando a Mata de Minde enche de água.

Olho da Maria Paula - Nascente de uma ribeira em Vila Moreira que apenas se encontra activa em épocas de maior precipitação. Na realidade apenas quando a Mata de Minde enche de água.