GR 28 - 'Por montes e vales de Arouca' (etapa 2 de 3: Alvarenga - Arouca)

Photo ofGR 28 - 'Por montes e vales de Arouca' (etapa 2 de 3: Alvarenga - Arouca) Photo ofGR 28 - 'Por montes e vales de Arouca' (etapa 2 de 3: Alvarenga - Arouca) Photo ofGR 28 - 'Por montes e vales de Arouca' (etapa 2 de 3: Alvarenga - Arouca)

February 9, 2022
February 2022

near Alvarenga, Aveiro (Portugal)

Saída às 8h.
O Trilho inicia-se por uma estrada nacional durante pouco mais de 1 km. Depois, desce até à praia fluvial do Vau (km 4), com piso de terra batida, alcatrão e empedrado. Ter em atenção que existe um cão grande e agressivo a meio da descida, que embora esteja preso a uma corrente (qualquer dia a coleira de couro pode ceder), temos de passar a 3 metros dele (e não, não há outra forma de passar. Já reportei à CM de Arouca, pelo que se usar este Trilho e já não estiver o cão, diga-me, se faz favor, para remover esta nota).
Da praia do Vau inicia-se a subida. A parte inicial, numa estrada empedrada, é um pouco mais íngreme, mas mal entramos numa estrada de terra batida passa-se a partes mais planas e subidas ligeiras. Atravessamos Canelas, entre casas e hortas, sempre em alcatrão e a subir, mas ligeiramente, até perto do km 8, onde entramos num eucaliptal. Daqui até ao Museu é sempre a subir, mas sem ser demasiadamente cansativo. Do Museu até Arouca é possível ver, quase sempre, os montes e vales circundantes. Continua-se sempre numa subida ligeira até avistar-se o lugar Gamarão de Cima, onde se começa a descer. Daqui até à Senhora da Mó é quase sempre a descer ou plano, com exceção de 3 pequenas subidas mais íngremes - no final da primeira avista-se a Senhora da Mó e vê-se todo o percurso até lá. Da Senhora da Mó até Arouca é sempre a descer, quase sempre em alcatrão.

Percurso com uma paisagem mais interessante do que a etapa anterior.
Se não se demorar muito tempo na praia do Vau, no Museu ou na Senhora da Mó é possível chegar a Arouca a horas de almoçar. Tive de usar o wikiloc algumas vezes por deficiente marcação.

PictographBridge Altitude 422 ft

Ponte suspensa

PictographBeach Altitude 407 ft

Praia fluvial do Vau

Praia com areia, casa de banho e bar (que dependendo da época pode estar fechado). Se se passar a uma hora sem ninguém, pode-se ver esquilos.

PictographFountain Altitude 879 ft

PictographMonument Altitude 912 ft

Igreja Matriz de Canelas/café

O café abre todos os dias. Tem multibanco e supermercado ao lado.

Restaurante (há um café 50 metros à frente)

Museu das Trilobites

Não sei se é devido à pandemia, mas estava fechado. Tem uma torneira junto à entrada. Tem mesas para descanso.

PictographMonument Altitude 2,280 ft

Monte da Senhora da Mó/miradouro

O bar estava fechado. Há mesas de apoio.