Gondramaz - Ribeira do Conde

March 1, 2015
March 2015

•   1.3 1 review

near Gondramaz, Coimbra (Portugal)

Percurso pedestre, circular, com saída de Gondramaz, e percorrendo a ribeira do Conde, voltando a Gondramaz.

PictographCar park Altitude 0 ft

Gorndramaz

A aldeia estrutura-se a partir de uma rua principal que se sobrepõe à linha de festo, até ao limite em que o declive permitiu construções. Desta rua, sai uma rede de ruelas estreitas e sinuosas que apetece percorrer com curiosidade. As boas vindas são-nos dadas com um poema de Miguel Torga, que se encontra numa placa metálica na área de recepção da aldeia. Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. Esta é, aliás, terra de artesãos cujas mãos hábeis criam figuras carismáticas que são marca da serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras. Situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, a paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Há nas ruas desta aldeia uma fina acústica que nos desperta todos os sentidos. Dentro das suas ruas a voz das pessoas torna-se mais nítida e convidativa.

• Fcarvalhor Jun 23, 2019

Mal sinalizada e muito dificil acesso.

• Photo of avieira
    avieira Jun 23, 2019

Creio que a sinalização não deve ser a melhor, infelizmente... no entanto, durante o percurso da ribeira os cenários valem a pena...