Glaciar Vinciguerra e Laguna de Los Témpanos

Photo ofGlaciar Vinciguerra e Laguna de Los Témpanos Photo ofGlaciar Vinciguerra e Laguna de Los Témpanos Photo ofGlaciar Vinciguerra e Laguna de Los Témpanos

January 25, 2024
January 2024

near Ushuaia, Tierra del Fuego (Argentina)

A Lagoa dos Tempanos e o Glaciar Vinciguerra foram eleitos meus cantinhos preferidos do Ushuaia. Com certeza, é para onde eu quero voltar umas tantas vezes com meus amigos e, quem sabe, para viver um romancinho no Fim do Mundo.
O nome Lagoa dos Tempanos deriva dos pequenos fragmentos de gelo (tempanos) que frequentemente se desprendem do Glaciar Vinciguerra e flutuam em suas águas. É um local lindo de bonito para apreciar a paisagem e se encantar pela água azulzinha azulzinha.
O Glaciar Vinciguerra, situado na cordilheira dos Andes Fueguinos, alimenta a Lagoa dos Tempanos e é um dos glaciares mais acessíveis na região. Vale muito a pena deixar o medo de lado, caminhar pela neve e entrar na caverninha de gelo. Sim, você vai levar alguns escorregões e isso faz parte! Maaaas, todo cuidado é pouco quando o assunto é gelo, viu? Não ultrapasse seus limites.
A altitude da área é de aproximadamente 800 metros acima do nível do mar, o que contribui para o ambiente desafiador e as condições climáticas que podem mudar rapidamente. Por isso, leve seu bastão de caminhada, luva para neve, roupa beeeem quente (eu quase morri congelada no primeiro dia), touca, óculos para neve, hidratante labial e para a pele (o frio queima demais o rosto).
Quando eu voltar, levarei mate quentinho. Certeza que vou comprar minha garrafinha térmica para isso. Leve você também, faz toda diferença no frio e você pode ficar mais tranquilo sem congelar enquanto faz seu lanche apreciando a lagoa e as caverinhas de gelo.
Ahhh, curta muito, muito o caminho. A paisagem é maravilhosa e se aprensenta de tantas maneiras que só estando lá para explicar a sensação.