Gião G4 - Vila do Conde

January 2, 2022
January 2022

•   4 2 Reviews

near Gião, Porto (Portugal)

Hoje resolvemos fazer um trilho sem stress para queimar as calorias da aletria, rabanadas e bolo-rei.

Em Gião foram criados 4 percursos para andar a pé e de bicicleta, e um outro exclusivo para a prática de BTT. A Rua das Pinelas é o ponto do início de todos os percursos e tem um parque de estacionamento próximo junto ao cemitério / Igreja de Gião.

Os 5 percursos totalizam cerca de 40 km, e estão identificados pelas nomenclaturas G1, G2, G3, G4 e G5 e a cada um está associada uma cor diferente. Um dos percursos tem cerca de 3 km, dois com 4 km, um com 11,5 km e outro com 17,5 km (BTT). Info: Junta de Freguesia de Gião.

Nesta freguesia encontra-se o maior painel fotovoltaico produtor de eletricidade em sistema de microgeração do País bem como existe a maior fábrica de produção de canoas a nível mundial.

Existem diversas quintas adaptadas ao turismo rural (às vezes o aspeto exterior engana porque algumas até têm piscina).

Percurso fácil, sem dificuldades técnicas, que pode ser feito em família. São 11,5 km realizáveis em 2:30/3 horas.

No fim aproveitamos para almoçar na "Casa de Repasto" que fica em Vilar, Vila do Conde. Tem uma decoração típica/rural, o pessoal é simpático, o atendimento é personalizado, tem boa relação preço/qualidade e não existem as confusões dos centros das grandes cidades ou superfícies comerciais.

Boas caminhadas!

Ponto de informação

Ontem choveu pelo que o desvio para o "Caminho dos Moinhos" está intransitável. Regressamos ao trilho principal (G4).

Lugar de Santo Estevão.

Quinta/moradia rústica.

PictographProvisioning Altitude 160 ft

Churrasqueira S. Martinho. Rotunda da Shell.

Estátua da Liberdade.

Réplica em jardim de residência particular. Talvez propriedade de um emigrante ou estadunidense.

Maria 1965.

Com indicação da Casa Mindela (Guest House) que está integrada numa propriedade agrícola rodeada de campos e pinhais e é um exemplar de uma casa agrícola do Douro Litoral do Sec. XIX. O edifício mais antigo é a casa de habitação principal, datada de 1864. Um local para pernoitar se forem de longe.

PictographRisk Altitude 231 ft

Minimercados "Casa Ramalho".

PictographFountain Altitude 296 ft

PictographReligious site Altitude 318 ft

Se seguirmos por esta rua, em sentido contrário ao trilho, vamos encontrar o Campus Agrário De Vairão Da Universidade do Porto.

Viramos à direita e entramos na Rua de Martinhães, onde existe um Sobreiro Centenário.

Distâncias para locais de interesse a partir deste alojamento: Igreja de Modivas (2.7 km) Cruzeiro de Arões (3.9 km) Tanque de lavagem de roupa de Figueiras (3.7 km) Coreto (2.8 km) Cemitério do Mosteiro (3.7 km) Capela de Nossa Senhora da Lapa (2 km) Igreja de Fajozes (3.2 km) Escultura (3.3 km)

PictographReligious site Altitude 194 ft

Igreja de Gião.

Ao virar da esquina fica o Parque de Estacionamento, WC (a funcionar com papel e água corrente) e Cemitério. Para quem tiver tempo recomendo a visita à igreja. A nível religioso, a paróquia tem como Orago (Padroeiro) Santo Estevão, o primeiro mártir, que se celebra a 26 de Dezembro.

• Photo of faosempreabrir
    faosempreabrir Jul 3, 2022

Trilho muito bem marcado, com identificação de G4, parabéns à freguesia.

• Photo of TommyOliveira
    TommyOliveira Apr 7, 2024

Percurso muito bem sinalizado. Poucos pontos de interesse na minha opiniao