Germil de Baixo

February 4, 2023
February 2023

near Germil de Baixo, Viana do Castelo (Portugal)

Germil de Baixo

• Photo of A. Miguel Oliveira
    A. Miguel Oliveira Feb 5, 2023

O tempo ideal para este trilho aconteceu mesmo: sábado, 4 de fevereiro de 2023. Dia de sol com temperaturas entre os 11°C, mínima, e os 19°C, no máximo (entre o início às 11h e antes do término às 16h30), com terreno seco, com algumas linhas de água facilmente ultrapassáveis, e a vegetação protectora e de grande beleza entre muros forrados a musgo. Poderemos dizer que as zonas mais agradáveis e mais belas esteticamente falando, corresponderão, grosso modo, aos primeiros 2 kms e aos 2,5 kms últimos. Sendo a zona intermédia mais "aberta", ela terá outro tipo de atracção: a amplitude de visão a uma maior distância de outros montes e vales. Com início e final junto à igreja da aldeia de Germil (não há café local disponível), fizemos o trajecto no sentido contrário ao dos ponteiros de relógio.

(Nota: a incursão, pouco depois do início do percurso para nascente - entre poucas casas - ao "interior" deste trilho circular, deveu-se à visita a uma interessante queda de água; um pequeno desvio imediatamente anterior ao citado resultou de engano nosso na escolha da descida, pelo que deve ser ignorado. A descida correcta será, entretanto, a de maior dificuldade a ser executada, dado ser relativamente acentuada (mas não exageradamente) e representar de imediato a subida de retorno correspondente).