Gerês (Xertelo - Lamalonga - Minas dos Carris - Lajes dos Infernos - Xertelo)

Photo ofGerês (Xertelo - Lamalonga - Minas dos Carris - Lajes dos Infernos - Xertelo) Photo ofGerês (Xertelo - Lamalonga - Minas dos Carris - Lajes dos Infernos - Xertelo) Photo ofGerês (Xertelo - Lamalonga - Minas dos Carris - Lajes dos Infernos - Xertelo)

July 29, 2014

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Iniciámos o percurso na aldeia do Xertelo, seguimos pelo caminho de terra batida até passarmos por uma grande agrupamento de colmeias. Uns metros à frente seguimos por um caminho mais estreito que se encontrava à nossa direita.
À medida que que fomos caminhando o caminho foi estreitando até que deixou de haver caminho e fomos seguindo apenas as mariolas. As mariolas levaram-nos para longe do caminho que deveríamos ter seguido. Assim, em vez de atravessarmos logo o rio que se encontrava à nossa esquerda, só o atravessamos uns quilómetros à frente e tivemos de inventar caminho pelo meio dos rochedos e mato.
Só já na zona do vale da lamalonga é que conseguimos ir até ao caminho certo. Daqui foi só seguir até às Minas dos Carris, onde vagueámos durante algum tempo. Como já era tarde, achámos mais prudente não ir até à Nevosa. Regressámos por um outro caminho que, apesar de ser mais longo do que o de ida era mais certo, pois seguia principalmente por caminhos de terra batida.
Sem mais precalços, regressámos à aldeia do Xertelo onde encontrámos a esposa do senhor Manuel que nos vendeu um delicioso mel de urze.

Este trilho foi iniciado pelas 9h e concluído pelas 20h30, ou seja, teve a duração de 11 horas e meia. Caminhámos sem pressa, fizemos umas paragens para tirar fotos, apreciar a vista, almoçar e lanchar.

É um percurso um bocado exigente principalmente por ser longo e devido ao grande desnível do terreno, mas que vale bem a pena. A paisagem é deslumbrante!

Visit my blog for more details