Photo ofGerês: Rota dos Miradouros à volta da Vila do Gerês (PR6 TBR Miradouros+ PR3 TBR Currais) Photo ofGerês: Rota dos Miradouros à volta da Vila do Gerês (PR6 TBR Miradouros+ PR3 TBR Currais) Photo ofGerês: Rota dos Miradouros à volta da Vila do Gerês (PR6 TBR Miradouros+ PR3 TBR Currais)

January 29, 2023
January 2023

near Geres, Braga (Portugal)

O presente traçado é uma junção de 2 percursos: Começamos pelo PR6 TBR (subimos e descemos o lado oeste da Vila do Gerês, 12kms de extensão e 796mt de desnível positivo) e de tarde fizemos o PR3 TBR (subimos e descemos pela encosta este da Vila do Gerês, 10 kms e 716 de acumulado positivo).
Acabamos por tornar o trilho circular, circulando á volta de todas as encostas da Vila do Gerês.
Início e fim junto do Hotel das Termas. Subimos pelas traseiras do Hotel Termas por umas ruas ladeiras que já faziam prever as subidas que aí vinham. Subimos até ao campo de futebol da Pereira do Grupo Desportivo do Gerês, aí corta-se á direita e é sempre a subir, passasse a cascata Ribeiro das Salas, até ao Miradouro da Fraga Negra (altitude 575 mts). Mais acima chegamos ao Miradouro da Boneca ( 750 mts de altura) e para nós o mais bonito com várias varandas que se podem aceder, com a particularidade que as pessoas passam por uma passagem estreita antes de chegar a uma espécie de menir (a tal da boneca). É neste que já temos a vista para Vilar da Veiga e para a albufeira da Caniçada e em que se vê toda a extensão do vale do Gerês. Aqui demorámos mais tempo porque a beleza do lugar assim obriga ás fotos e á contemplação da paisagem. Mais acima ainda, o Miradouro da Junceda, o mais elevado do trilho, 915 metros de altura e em que é possível aceder por carro. Passámos pela Casa Florestal da Junceda, que tem um prado adjacente muito verde e com pinheiros a toda a volta. Por aqui está assinalado o início do PR11 Trilho da Silha dos Ursos, ficámos com curiosidade para fazer noutra altura. A partir daqui é sempre a descer. Na descida outro miradouro natural, sem nenhuma estrutura a não ser uma árvore e uma pedra a fazer de moldura para aquela paisagem lindíssima. A descida até novamente à vila é muito íngreme. Não chegamos ao centro e cortámos já à esquerda para o lado do Parque de Campismo do Vidoeiro. Almoçamos aí num pequeno parque de merendas.
Á tarde e já depois do almoço, empreendemos a segunda parte do trilho e que corresponde ao PR3 TBR, o trilho dos Currais. Subimos ao lado do Parque de Campismo. Subimos por um bosque de medronheiros, passámos pelo curral da Lomba do Vidoal (o ponto mais alto do trilho), pelo curral da Carvalha das Éguas, por um novo miradouro natural ao lado esquerdo com vista para o Borrageiro e a Rocalva, pelo curral da Espinheira, pelo miradouro da Pedra Bela, começamos a descer ao lado da Pedra Bela por um carreiro por baixo das árvores até ao curral do Gaio. Sempre a descer até chegar novamente à Vila do Gerês nas traseiras da GNR/Guarda do Parque do Gerês.
É um percurso longo (25 kms e +/- 1300 metros de acumulado positivo), tem alguma dificuldade sendo recomendado a pessoas já com alguma preparação física. Andámos à volta da Vila do Gerês pelas suas encostas, a subir e descer por 2 vezes, não estamos a falar do Gerês profundo mas o cenário é o Gerês e portanto aposta ganha! O único senão são as acácias que começam a invadir a encosta oeste nas zonas mais baixas.
De resto é um percurso de beleza ímpar que acompanha todo o vale em toda a sua extensão, de cima a baixo e de norte a sul. É a prova provada que as melhores vistas vêm depois das maiores subidas e das maiores dificuldades.
Uma vez que este recorrido foi a toda a volta da Vila, é divertido tentar reconhecer na encosta oposta aonde estão os pontos onde anteriormente estivemos.
Apesar de serem as subidas que mais me custam, devo alertar para as descidas íngremes que este trilho tem e que obrigam a boas botas que agarrem o chão.
Os trilhos estão geralmente sinalizados mas devemos levar GPS.