Gerês: PR7 TBR - Trilho de São Bento da Porta Aberta

Photo ofGerês: PR7 TBR - Trilho de São Bento da Porta Aberta Photo ofGerês: PR7 TBR - Trilho de São Bento da Porta Aberta Photo ofGerês: PR7 TBR - Trilho de São Bento da Porta Aberta

December 16, 2023
December 2023

near Parada, Braga (Portugal)

É um percurso que se faz nas encostas à volta do santuário de S. Bento da Porta Aberta e portanto com a visão permanente do Santuário e da Albufeira.
O Início do trilho é no lugar de Seara em Rio Caldo, um bocadinho abaixo do santuário.
Pontos de Interesse:
1- Miradouro de S. Bento no Alto da Cabaninha (a vista que se tem no cimo do Monte de Parada é o ponto alto do trilho, neste dia de sol desimpedido vê-se o recorte que o rio faz, as pontes do Rio Caldo, as povoações lá embaixo e o santuário a dominar a paisagem).
2 - Fojo do Lobo do Rio Caldo: Passamos pelo Fojo depois da parte mais alta do trilho, após uma descida íngreme e com uma panorâmica da linda aldeia de Freitas, um aglomerado de casas bem encaixadas na encosta e de frente para o sol. Neste ponto devo mencionar o facto de se ter cortado o Fojo para se abrir um pequeno estradão para passar, num total desrespeito pelo que é antigo e que devemos preservar.
3 - Ponte Românica do Rio Caldo com uma zona de merendas numa praia fluvial muito agradável.
4 - Antigo Forno de fabrico de carvão: Furna de Carvão, carvão que era depois usado pelos peregrinos e nas celebrações no santuário. A zona da Furna não está nada conservada e não há nenhuma informação uma vez lá chegados. Há uma espécie de construção em ruínas que presumimos ser o forno. Dizer também que o desvio para ver o Forno ao km 8.9 é um vai-vém que se pode cortar caso se queira encurtar o trilho.
O caminho está bem marcado e a visão do santuário lá embaixo não deixa enganar embora seja sempre importante levar GPS.
Um exercício interessante é à medida que subimos tentar reconhecer na encosta oposta que picos conhecemos: Rocalva, Roca Negra, Pé de Cabril, Pé de Medela, mais ao lado e ao longe a Cabreira, do outro lado a serra Amarela e as antenas da Louriça.
Nesse dia de Dezembro o sol que fazia soube bem mas imagino que num dia de Verão seja mais complicado já que quase todo o trilho é bastante exposto.