Activity

Gerês: Marinho-Carris-Lamalonga, com neve

Download

Trail photos

Photo ofGerês: Marinho-Carris-Lamalonga, com neve Photo ofGerês: Marinho-Carris-Lamalonga, com neve Photo ofGerês: Marinho-Carris-Lamalonga, com neve

Author

Trail stats

Distance
8.83 mi
Elevation gain
2,700 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,700 ft
Max elevation
4,775 ft
TrailRank 
44
Min elevation
3,504 ft
Trail type
Loop
Coordinates
646
Uploaded
March 13, 2016
Recorded
March 2016
Be the first to clap
2 comments
Share

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Viewed 1916 times, downloaded 67 times

Trail photos

Photo ofGerês: Marinho-Carris-Lamalonga, com neve Photo ofGerês: Marinho-Carris-Lamalonga, com neve Photo ofGerês: Marinho-Carris-Lamalonga, com neve

Itinerary description

Com perspectiva de céu nublado e precipitação de neve acima dos 1200m, a previsão meteorológica (com a excepção das temperaturas negativas e ventos gélidos que se fazem sentir nos carris nestas situações) era relativamente favorável.
Uma vez chegados às Lagoas do Marinho (numa viatura todo terreno, num automóvel convencional existe o perigo de o danificar seriamente), somos recebidos por uma paisagem digna de um filme.
O abrigo Penedã inserido naquele magnifico vale coberto de neve com alguns raios de sol, é sem duvida um momento único, e não há fotografia que o descreva.
Apesar do nevão da noite anterior, a progressão na direcção dos Coções do Concelinho foi célere e tranquila, com o sol sempre a espreitar entre as nuvens.
No entanto, foi dificil transpor o estreito do Quelhão devido à grande quantidade de neve acumulada.
Foram 50m numa forte subida aplicando o clássico "bastão-passo(enterranço)-bastão-passo(enterranço)", mas superada ao fim de 10min.
Seguimos depois na direcção de Lamas de Homem. Neste momento as condições meteorológicas mudaram radicalmente e desceram as nuvens que trouxeram neve, frio e vento.
No acesso final aos Carris com bastante neve, a progressão desceu para um nível mais lento, num ambiente invernal intimidante e até assustador, a fazer-nos lembrar que nos píncaros geresianos, sobretudo nesta altura do ano, não há lugar para passeios domingueiros, é uma aventura com risco assumido, minimizado dentro do possivel com a logística e conhecimento necessários para entrar naquele mundo magnifico, mas também inóspito.
Já nos Carris, o vento era tão forte e ruidoso que parecia querer acordar o abandonado complexo.
Depois do merecido retempero, fomos dar uma vista de olhos na lagoa de carris e foi por esta altura que o sol voltou a espreitar por entre as nuvens. Voltando ao complexo aproveitamos a benesse e apontamos as câmaras ao Pico da Nevosa e a Pitões.
O regresso foi efectuado pelas Lavarias num exercício quase olímpico, seguindo até à Lamalonga. Nesta altura fomos brindados por um enorme nevão que nos seguiu até depois do Barroco de Trás da Pala!
Chegados ao Couçe o cenário mudou completamente. Com um sol radioso a paisagem pintada de neve desapareceu, mas avistamos dois Corços para colocar a Cereja no Topo do Bolo!
Ver mais no link em baixo

View more external

Comments  (2)

  • Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Mar 16, 2016

    Olá Anselmo,como sempre uma foto-reportagem excelente. Estão divinais
    Abraço
    Teixeira

  • Photo of Vales Errantes
    Vales Errantes Mar 16, 2016

    Viva Teixeira. De facto foi um dia em cheio! Assim como o teu em Pitões!!! Aquilo é que foi um nevão!!!

You can or this trail