Activity

Gerês - Circular - Xertelo a Minas de Carris

Download

Trail photos

Photo ofGerês - Circular - Xertelo a Minas de Carris Photo ofGerês - Circular - Xertelo a Minas de Carris Photo ofGerês - Circular - Xertelo a Minas de Carris

Author

Trail stats

Distance
15.38 mi
Elevation gain
2,927 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,927 ft
Max elevation
4,843 ft
TrailRank 
50 4.3
Min elevation
2,316 ft
Trail type
Loop
Coordinates
3371
Uploaded
October 17, 2014
  • Rating

  •   4.3 1 review
Share

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Viewed 4154 times, downloaded 140 times

Trail photos

Photo ofGerês - Circular - Xertelo a Minas de Carris Photo ofGerês - Circular - Xertelo a Minas de Carris Photo ofGerês - Circular - Xertelo a Minas de Carris

Itinerary description

Trilho com início na aldeia do Xertelo e pensado inicialmente tendo a Nevosa como objectivo. Acabámos por desviar as nossas atenções para as Minas de Carris, mais próximas e manejaveis, deixando a Nevosa para uma outra oportunidade.

O primeiro segmento desenvolve-se ao longo de um estradão por cerca de 3 kms, até chão de Susana. Sempre que possível, é boa ideia começar o trilho aí, evitando assim 6 kms (se se considerar ida e volta). Ter no entanto em conta que o estradão não é acessível senão a veículos todo o terreno.

A partir de chão de Susana a progressão faz-se por caminhos de pé posto, bastante bem marcados em praticamente toda a extensão do trilho. Aqui e ali as marcações são um pouco confusas traduzindo opções de diferentes montanheiros e/ou alterações de percurso ditadas pela climatologia, nomeadamente por terrenos alagados e lamacentos em função das chuvas. Foi de resto o que ocorreu neste caso em que por várias vezes buscámos passagens alternativas.

A ida foi pelo Castanheiro, com travessia da ribeira das Negras na latitude de lamalonga. A parte final deste segmento foi atentamente vigiada por inúmeras cabras que nos acompanharam à distância. A partir do Castanheiro e até à travessia da ribeira, o perfil da Nevosa e mais longe da Fonte Fria e da Fraga de S. João são uma presença quase constante na linha do horizonte.

A partir da Lamalonga, a progressão faz-se mais íngreme até às Lavarias das minas ao longo da margem esquerda da corga. Passadas as Lavarias e já no interior do agora arruinado complexo, é deambular por onde se queira. Por todo o lado há resquícios do que foi em tempos uma mina importante de volfrâmio, com uma dimensão bastante maior que a das vizinhas Sombras a escassos kms mais a norte e já em território espanhol.

Se as paisagens até aí já eram notaveis, à medida que os pontos mais altos à volta das minas são atingidos, passam a magníficas. Mais para nordeste, fica a Lagoa de Carris. Um misto de represa e lagoa, é um espelho de água de média dimensão que ali metido na serra, acaba por dar uma nota de surpresa agradável à agreste imensidão de pedra do entorno.

À volta são identificaveis a nordeste a Nevosa e mais ao longe a Fonte Fria e a Fraga de S. João, os três picos do Sobreiro com o Altar de Cabrós na sua retaguarda, ficam mais a norte e, para noroeste, o Alto da Amoreira e a linha de fronteira. A oeste o Alto de Cidadelhe, Coções, Roca Negra, Rocalva, Borrageiro e Pé de Medela. Ainda mais longe a Louriça.

Pausa para almoço ao abrigo de um vento forte e gelado a obrigar a deitar a mão a agasalhos e luvas.

Iniciado o regresso, atravessamos Lamalonga e iniciamos a subida para Lage dos Bois donde rumamos à Lomba de Pau para uma descida acentuada para a ribeira do Penedo. Daí uma subida acelerada até chão de Susana e o regresso ao Xertelo.

O percurso foi feito em ritmo lento e relaxado na companhia do Luis Rolo e da Cristina que nos acompanhou no convencimento que iriamos fazer uma passeata por estradões de montanha. Não foi o caso.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,316 ft

Estacionamento

PictographWaypoint Altitude 3,035 ft
Photo ofChão de Susana Photo ofChão de Susana

Chão de Susana

PictographWaypoint Altitude 3,291 ft

B

PictographWaypoint Altitude 3,287 ft

C

PictographWaypoint Altitude 3,806 ft

Ribeira das Negras

PictographWaypoint Altitude 4,534 ft

Minas dos Carris III

PictographWaypoint Altitude 4,839 ft

Cume

PictographPhoto Altitude 4,731 ft
Photo ofLagoa das Minas de Carris

Lagoa das Minas de Carris

PictographWaypoint Altitude 4,600 ft

Minas de Carris II

PictographWaypoint Altitude 4,416 ft

Minas de Carris I

PictographWaypoint Altitude 4,360 ft

Minas de Carris

PictographWaypoint Altitude 4,298 ft

Vista Corgo de Lamalonga

PictographWaypoint Altitude 4,688 ft

Minas de Carris IV

PictographWaypoint Altitude 4,531 ft

Minas de Carris II

PictographWaypoint Altitude 4,055 ft

Z

PictographRiver Altitude 2,867 ft
Photo ofTravessia da Ribeira do Penedo

Travessia da Ribeira do Penedo

PictographWaypoint Altitude 2,861 ft

Espigão da Lomba de Pau

PictographWaypoint Altitude 2,316 ft

Fonte

PictographWaypoint Altitude 3,474 ft

D

PictographPanorama Altitude 3,766 ft
Photo ofF

F

PictographPhoto Altitude 3,845 ft
Photo ofG Photo ofG

G

PictographPhoto Altitude 3,996 ft
Photo ofLamalonga

Lamalonga

Comments  (2)

You can or this trail