Activity

Cachoeira das Gêmeas Gigantes (São Francisco de Paula, RS)

Download

Trail photos

Photo ofCachoeira das Gêmeas Gigantes (São Francisco de Paula, RS) Photo ofCachoeira das Gêmeas Gigantes (São Francisco de Paula, RS) Photo ofCachoeira das Gêmeas Gigantes (São Francisco de Paula, RS)

Author

Trail stats

Distance
6.57 mi
Elevation gain
1,529 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,529 ft
Max elevation
2,553 ft
TrailRank 
39
Min elevation
1,529 ft
Trail type
Loop
Moving time
47 minutes
Time
4 hours 15 minutes
Coordinates
1086
Uploaded
April 12, 2023
Recorded
April 2023
Share

near São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul (Brazil)

Viewed 318 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofCachoeira das Gêmeas Gigantes (São Francisco de Paula, RS) Photo ofCachoeira das Gêmeas Gigantes (São Francisco de Paula, RS) Photo ofCachoeira das Gêmeas Gigantes (São Francisco de Paula, RS)

Itinerary description



Link para ver no celular (copie e cole no browser): https://youtu.be/BBvtl6vCWcE

O Parque das 8 cachoeiras é uma trilha muito interessante e gostosa de se fazer na cidade de São Francisco de Paula (região da borda da Serra Geral, que recebe o nome de Campos de Cima da Serra no RS). Infelizmente, no entanto, algumas delas não são balneáveis por causa do esgoto da cidade - que fica à montante.

O parque é um empreendimento privado que cobrava R$ 30,00 quando fui, em abril de 2023. Também há pousada e camping.

Fazer as oito cachoeiras no mesmo dia é muito cansativo - um trajeto de mais de 12 km. Além disso, não é permitido seguir para a oitava após 12h. Por este motivo, este tracklog tem apenas a oitava - que fiz isolada.

Neste outro tracklog mostro as sete primeiras: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/8-cachus-123262890

A trilha para as Gêmeas Gigantes tem início numa placa, pouco antes da cachoeira Quatrilho (a sétima). Ela já marca uma distância considerável - está apenas na metade da trilha completa. Em ritmo forte, é possível chegar em meia hora até esta placa. No entanto, a trilha vai ficar bem devagar daqui pra frente.

No início, a progressão é até rápida. Terreno plano, floresta vistosa, se aproximando do leito do rio. Aos poucos, iniciam-se as travessias e as rochas vão ficar cada vez mais predominantes. Há marcas amarelas indicando o caminho em trechos confusos e uma escada onde é necessário.

Em certo ponto, a trilha passa a cruzar o rio seguidas vezes. Não aconselho molhar o tênis ou atravessar com o pé abaixo d'água no início, pois as rochas são muito escorregadias e pode haver acidente. Bastões ajudam nestas travessias. Mais pro fim da trilha, aí sim vai ser inevitável afundar o calçado. Há pontos interessantes, como um verdadeiro túnel por baixo do basalto.

Dependendo do nível da água, o trecho final pode ser um verdadeiro aquatrekking, sempre abaixo da água. Porém precisaria chover muito para o nível colocar em risco a travessia e o parque irá avisar caso não seja seguro.

Após um fim de trilha um pouco angustiante, a cachoeira tem uma terra firme excelente para largar as coisas, contemplar e entrar na água. As Gêmeas Gigantes têm esse nome porque a água parte de dois pontos, no alto de um paredão de basalto. Em dias de baixo volume, as águas podem dançar com o vento.
O fundo é de muitas pedras de basalto, recomendo entrar com calçado. Quando fui, chovia muito pouco nos meses anteriores e era muito tranquilo de nadar em todo o poço, porém isto sempre deve ser avaliado conforme as condições do momento.

Ao contrário das primeiras cachoeiras do parque, que não são balneáveis devido ao esgoto da cidade, esta cachoeira fica afastada da área urbana, sem boa para banho.

Para maiores informações: http://parque8cachoeiras.com.br/cachoeiras.html#features3-t

É decepcionante ir até a cidade, numa região nacionalmente conhecida que é a Serra Gaúcha, e encontrar as cachoeiras poluídas. Não é só aqui: quem não se decepcionou ao visitar a Cascata Caracol, em Canela, e descobrir que ela também é podre?

O ecoturismo desta belíssima região se transformou num teatro: lindas fotos por fora em ambientes podres por dentro.

View more external

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,157 ft
Photo ofInício

Início

PictographWaypoint Altitude 2,030 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographWaypoint Altitude 1,976 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographIntersection Altitude 1,962 ft
Photo ofReto

Reto

PictographWaypoint Altitude 1,733 ft
Photo ofEscada

Escada

PictographWaypoint Altitude 1,712 ft
Photo ofEscada

Escada

PictographIntersection Altitude 1,749 ft
Photo ofComeçam rios

Começam rios

PictographWaypoint Altitude 2,026 ft
Photo ofMarcas indicam caminho

Marcas indicam caminho

PictographWaterfall Altitude 2,549 ft
Photo ofCachu!

Cachu!

PictographWaypoint Altitude 1,682 ft
Photo ofReto

Reto

Comments

    You can or this trail