Foz do Sousa: Moinhos de Jancido e Lagoas de Midões

Photo ofFoz do Sousa: Moinhos de Jancido e Lagoas de Midões Photo ofFoz do Sousa: Moinhos de Jancido e Lagoas de Midões Photo ofFoz do Sousa: Moinhos de Jancido e Lagoas de Midões

June 19, 2020
June 2020

near Foz do Sousa, Porto (Portugal)

O percurso possui três grandes atrativos:
1.Proximidade ao Porto (cerca de 15 km);
2.As lagoas de Midões. Situadas na confluência das freguesias de Gens, Foz do Sousa e Covelo são vestígios de umas antigas minas de carvão, encerradas por volta de 1927. A zona, em forma de vale, densamente arborizada por espécies diversificadas, com uma rede complexa e desordenada de trilhos e com quatro lagoas de um azul intenso dispostas ao longo do vale, possui potencial para atrair tanto caminheiros como ciclistas. Carece, no entanto, de uma intervenção do tipo da que está a ser levada a cabo na zona dos moinhos de Jancido: limpeza e corte de algum mato, abertura de trilhos de acesso a “miradouros” estrategicamente localizados sobre cada uma das lagoas (actualmente só se tem acesso fácil às duas de cima) e construção de um parque de merendas.
3.Os moinhos de Jancido. Trata-se de um corredor relativamente extenso, localizado ao longo da margem esquerda do rio Sousa e das margens da ribeira de Caia-Águas que tem como principal ponto de interesse oito moinhos situados ao longo da ribeira de Caia-Águas a partir da sua confluência com o rio Sousa e exemplarmente recuperados por um grupo de amigos/voluntários - "os Rapazes de Jancido". Os moinhos, o verde luxuriante da vegetação, a diversidade de espécies (castanheiros, salgueiros, freixos, carvalhos, amieiros, medronheiros, entre outras) o som das cascatas e o coro das rãs e dos pássaros, fazem deste local um espaço muito agradável para se visitar, estar e passar bons momentos em comunhão plena com a natureza.
Iniciamos o percurso na Foz do Sousa, junto à ponte. Seguimos em direção às lagoas de Midões, passando pelo parque de lazer situado na confluência dos rios Ferreira e Sousa e ao lado de Gens e Midões. Chegados ao “vale das lagoas”, procuramos explorar os trilhos de forma a chegar e ver todas as lagoas. As duas de cima são de acesso fácil, à do meio conseguimos chegar à margem e vê-la apenas parcialmente, à de baixo não conseguimos chegar nem ver (o mato esconde-a totalmente - assim nos pareceu). Visitadas as lagoas, dirigimo-nos aos moinhos de Jancido seguindo pela antiga linha férrea que ligava as minas à Foz do Sousa e que agora está transformada em caminho. Observados e fotografados os moinhos e as cascatas, regressamos à Foz do Sousa por um belíssimo trilho aberto ao longo da margem esquerda do rio Sousa (aliás, o percurso, sem ser "desafiante/arrebatador", é quase todo ele muito agradável)
Em síntese, trata-se de um percurso circular, não marcado e fácil de realizar. As suas características paisagísticas, históricas e culturais justificam plenamente uma visita demorada quer às lagoas quer sobretudo aos moinhos.
Notas:
1. Na zona das lagoas de Midões, há uma rede complexa de trilhos, alguns de elevada complexidade/dificuldade. O percurso que seguimos não foi o mais curto e fácil. Em alternativa, poderíamos ter optado por uma outra solução mais direta e fácil: da lagoa 2 poderíamos ter seguido em frente (trilho mais largo) pela vertente direita do vale em direção à lagoa 3 e, desta, continuar em direção à lagoa 4. Assim, não teríamos contornado a lagoa 3 nem andado para trás e para a frente. De qualquer forma, a zona carece de uma exploração mais demorada que pensamos fazer numa próxima visita.
2. Dos moinhos de Jancido à Foz do Sousa há dois percursos alternativos: i) um, em nossa opinião, mais fácil mas mais monótono, segue pela antiga linha do comboio, agora transformada em "estradão"; ii) outro, mais desafiante mas em determinados pontos e em determinados meses do ano parcialmente coberto por vegetação herbácea (mas perfeitamente transitável), segue, paralelo ao "estradão", ao longo da margem esquerda do rio até muito perto da confluência do estradão com a estrada municipal de entrada na ponte da Foz do Sousa.

PictographCar park Altitude 40 ft

Foz do Sousa (início/fim do percurso)

PictographPicnic Altitude 56 ft

PictographLake Altitude 174 ft

Lagoa 4 (inacessível) e início/fim da antiga linha

PictographBridge Altitude 58 ft
Photo ofPonte sobre o rio Sousa (início/fim da zona dos moinhos de Jancido) Photo ofPonte sobre o rio Sousa (início/fim da zona dos moinhos de Jancido)

Ponte sobre o rio Sousa (início/fim da zona dos moinhos de Jancido)

PictographWaterfall Altitude 65 ft
Photo ofMoinhos e cascata (junto ao rio Sousa) Photo ofMoinhos e cascata (junto ao rio Sousa) Photo ofMoinhos e cascata (junto ao rio Sousa)

Moinhos e cascata (junto ao rio Sousa)

PictographDead-end street Altitude 130 ft

Moinho (de cima)

Mina

PictographPicnic Altitude 48 ft

Início/fim da zona dos moinhos

• Photo of Bermuda Rover
    Bermuda Rover Jul 12, 2020

We found the trail easy to follow and the waypoints were very useful.

Much of the trail is on clearly defined tracks that are easy to walk on. However, in the area of the lagoons, there are two fairly steep downhill sections that are deeply rutted with a loose surface. I would consider these to be difficult sections, although it would be possible to take alternate trails to get around these sections. Towards the end of the trail, after it leaves the Jancido Mills, the trail follows a faint and narrow track through fields alongside the Sousa River. Parts of this track are overgrown with knee-high foliage, so long trousers are recommended - alternately, there is a dirt road above this track that runs parallel that would be easier.

Much of the trail is shaded by trees, which was helpful on a day with temperatures in the 30'sC. Take plenty of water with you as there are no places to purchase anything along the way. There are a couple of places where it is possible to swim in the river, for those who are inclined.

Our hike covered 14.6km and took 5 hours including a stop for a picnic and photo stops. Moving time was 3 hours and 38 minutes.

• Photo of Filipee25
    Filipee25 Aug 1, 2020

Embora alguns dos caminhos estejam um pouco encobertos devido ao crescimento da vegetação em redor é relativamente fácil de se fazer, podendo facilmente seguir paralelo a esses troços sem desviar da trilha. Paisagens muito bonitas nas lagoas principalmente nos moinhos onde tem pequenas quedas de água, que usei com um filtro para beber e encher a garrafa, tem também uma rede baloiço onde dá para relaxar um pouco e mesas para um bom piquenique, boa trilha, obrigado 👍🏻

• Photo of alessandradorante
    alessandradorante Aug 17, 2020

O percurso foi recentemente sinalizado como PR1 GDM. A trilha é linda!

• Photo of Filipee25
    Filipee25 Aug 26, 2020

Embora alguns dos caminhos estejam um pouco encobertos devido ao crescimento da vegetação em redor é relativamente fácil de se fazer, podendo facilmente seguir paralelo a esses troços sem desviar da trilha. Paisagens muito bonitas nas lagoas principalmente nos moinhos ontem tem pequenas quedas de água, que usei com um filtro para beber e encher a garrafa, tem também uma rede baloiço onde dá para relaxar um pouco e mesas para um bom piquenique, boa trilha, obrigado ;)

• Photo of SandrinaR
    SandrinaR Nov 29, 2020

Um trilho fácil, com paisagem muito diversificada e muito próximo à cidade do Porto

• Photo of Francisco Leite
    Francisco Leite Dec 27, 2020

Um trilho fácil e interessante, principalmente junto ao Rio Sousa, e na zona dos Moinhos de Jancido.

Tomei a liberdade de fazer pequenas alterações ao longo do percurso e efetuar um desvio de forma a poder almoçar na Tasca da Tita.

Obrigado pela partilha.

• Photo of Tagarelas do monte
    Tagarelas do monte Jan 18, 2021

É um caminho com bons pontos de referência. Uma caminhada moderada.
    Obrigado pela partilha.

• MIgghy30 Feb 9, 2022

Feito na companhia do meu sogro (62 anos)! Muitos pontos de interesse cultural e turísticos às portas do Porto! A flora é, infelizmente, dominada pelo eucalipto... Mas vale a pena fazer! Obrigado pela partilha!

• miguelandmafalda Apr 21, 2023

Ponto alto, chegada ao rio sousa.