Forte S. Filipe - Caminho Romano - Viso

Photo ofForte S. Filipe - Caminho Romano - Viso Photo ofForte S. Filipe - Caminho Romano - Viso Photo ofForte S. Filipe - Caminho Romano - Viso

December 27, 2015
December 2015

•   4.7 1 review

near Setúbal, Setúbal (Portugal)

Percurso que passa pela Av. Luísa Todi, Forte S. Filipe, Grelhal e Bairro do Viso.

PictographMonument Altitude 0 ft

Auditório José Afonso (Largo José Afonso)

Estrutura com perto de 20 metros de altura que serve de auditório ao ar livre.

PictographCastle Altitude 0 ft

Forte S. Filipe

Caminho Romano

Situada nos arredores de Setúbal, este troço de estrada romana com cerca de 300 m atesta a importância que a região de Cetóbriga (Setúbal) tinha por altura da ocupação romana da Península, por aqui passar uma das mais importantes estradas da região. A Estrada Romana do Viso, partindo de Cetóbriga (Setúbal), fazia parte da complexa rede viária da Lusitânia, com várias ligações para Sul, como Salácia (Alcácer do Sal) e Ébora (Évora), até Emerita (Mérida, Espanha), a capital daquela província. Para Norte, a estrada, passando por caminhos que actualmente estão, nalguns troços, cobertos pela Estrada Nacional 10, terminava em Equabona (Coina), de onde, por via fluvial, se atingia Olisipo (Lisboa).

• Photo of humberto.silva
    humberto.silva Apr 7, 2022

Bom percurso. Rápido. Muito interessante a estrada romana. No percurso urbano cortámos caminho para ir directos ao Leo que estávamos com fome 😄