Fonte Fria e Brazalite - No topo de Pitões das Júnias

Photo ofFonte Fria e Brazalite - No topo de Pitões das Júnias Photo ofFonte Fria e Brazalite - No topo de Pitões das Júnias Photo ofFonte Fria e Brazalite - No topo de Pitões das Júnias

January 15, 2024

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Quando a Primavera atiça o trilho a arrebatar a sola das nossas botas de caminhada, o processo torna-se irreversível. Como é sabido, Pitões das Júnias é um Paraíso de cortar a respiração. Entrando no Carvalhal caímos como de um abismo da alma para um mundo alternativo, completamente isolado da realidade e da população, coberto com um manto de paz e felicidade pura. O percurso tem personalidade forte e emoções próprias, contagiantes, desenvolvendo em nós, e de forma simultânea, o instinto de sobrevivência e o princípio de prazer, criando uma sinergia de encantamento e superação a cada passo, sofrido e saboreado, rumo ao topo daquele mundo mágico. As cores, as pedras, as árvores, os aromas, a luz, o calor, as cabras-montês que, saltitantes, nos mostraram o caminho para a Fonte Fria, são de uma genuinidade e carisma fascinantes, onde o sentimento de pertença ao universo natural faz transbordar em nós um estado de paixão profunda pelo percurso, pelos trilhos reconhecíveis e pelos caminhos que criámos na selva de vegetação selvagem rumo ao nosso destino. Uma aventura marcante, vivida de forma muito intensa, pintada a verde e rosa, entre as várias fragas de Pitões, outeiros, prados, riachos, subidas imponentes e descidas vertiginosas, nestes 19,5 km o rondar a fronteira entre a alma lusitana e espírito galego. Foi com o coração ao rubro que privámos das paisagens de sonho recortadas no perfil de cada rochedo, com a capela de são João da Fraga a acenar ao longe, enquanto se fez perto a distância da Brasalite e da Fonte Fria, com o panorama indescritível com a beleza agridoce típica da zono barrosã.