Filipa Gomes e Rita Marinho Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante

Photo ofFilipa Gomes e Rita Marinho Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante Photo ofFilipa Gomes e Rita Marinho Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante Photo ofFilipa Gomes e Rita Marinho Eco-Trilho da Escola Secundária de Amarante

32 minutes
37 minutes
May 24, 2020
May 2020

near Figueiredo, Porto (Portugal)

1ª Estação: Recolha de sementes - CENASEF
O percurso começa no CENASEF, Centro Nacional de Sementes Florestais (de Portugal), que se localiza em Amarante e é único no país. É um serviço do Estado Português que dispõe de uma equipa de colheita de sementes florestais. Desempenha um papel fundamental na recolha, processamento e distribuição de sementes florestais em Portugal, sobretudo no que se refere a semente de coníferas.

2ª Estação: Conhecer a Natureza- Parque florestal de Amarante
Seguimos para o Parque florestal de Amarante, ao lado do CENASEF, onde estivemos em contacto com várias plantas, árvores e animais que estudámos nas aulas de biologia (alberga no seu interior importantes espécies vegetais, como o Ginkgo e os chorões). O Parque Florestal de Amarante é muito procurado, sobretudo no verão, para lazer, passeios pedestres e desporto.

3ª Estação: Jovens sustentáveis e convívio- Casa da Juventude de Amarante
Ao sair do Parque Florestal de Amarante andámos alguns metros para a frente, no Parque Ribeirinho e subimos as escadas, chegando à Avenida General Silveira. Nesta avenida encontra-se a Casa da juventude de Amarante. A Casa da Juventude de Amarante promove a mobilidade e participação internacional dos jovens, nas políticas e programas de Juventude existentes em Portugal e na Europa. Promovem os hábitos de vida saudáveis e a participação ativa dos jovens através de projetos internacionais que privilegiam o enriquecimento pessoal, cultural, social e sustentabilidade.

4ª Estação: Cultura e arte - Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
Continuando o percurso, seguimos pela Avenida General Silveira e pela Ponte de S. Gonçalo em direção ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Este museu é composto por coleções de arte portuguesa moderna e contemporânea, de onde se destacam obras de Amadeo de Souza-Cardoso (um pintor amarantino bastante conhecido e com obras esplendidas) e também obras de António Carneiro, Júlio Resende, Manuel Cargaleiro, Nadir Afonso, Vieira da Silva e José Guimarães.

5ª Estação: Religião e cultura- Igreja de São Pedro
Seguidamente fomos até ao mercado municipal e descemos até um passadiço de metal ao lado do Rio Tâmega. Depois subimos para a Rua Cândido dos Reis e chegamos à estação seguinte: a Igreja de São Pedro. A Igreja de São Pedro é considerada uma das igrejas mais antigas de Vila Real, foi construída em 1528. Contém estátuas de S. Pedro e S. Paulo. A sua construção durou quase duzentos anos. A frontaria desta igreja é de estilo barroco.

6ª Estação: Educação- Biblioteca Municipal Albano Sardoeira
A pensar em atividades interdisciplinares, acrescentamos ao nosso percurso a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira (para a disciplina de Português). Encontra-se relativamente perto da estação anterior (subimos a Rua Frei José Amarante até chegar ao largo de Santa Clara). A Biblioteca Municipal de Amarante foi criada em 1947, sob a iniciativa do professor e investigador de história de Amarante, Dr. Albano Sardoeira.
É um ambiente calmo e propício para investigação e estudos.

7ª Estação: Religião e cultura- Igreja e Convento de São Gonçalo
Por fim, terminámos o nosso percurso, num ponto turístico bastante conhecido, a Igreja e o Convento de São Gonçalo. Foram fundados em 1543 por João II e concluídos durante o ano 1620. No interior encontra-se um impressionante altar barroco e dourado e o túmulo de São Gonçalo, localizado numa pequena capela. S. Gonçalo tem a fama de ajudar as mulheres mais velhas a arranjar casamentos.

Nota: A maioria dos locais estavam relativamente limpos e bem preservados.