Activity

TRILHO DO RIO / RELÓGIOS DE SOL

Download

Trail photos

Photo ofTRILHO DO RIO / RELÓGIOS DE SOL Photo ofTRILHO DO RIO / RELÓGIOS DE SOL Photo ofTRILHO DO RIO / RELÓGIOS DE SOL

Author

Trail stats

Distance
15.03 mi
Elevation gain
1,962 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,893 ft
Max elevation
3,511 ft
TrailRank 
34
Min elevation
3,511 ft
Trail type
One Way
Moving time
5 hours 31 minutes
Time
6 hours 32 minutes
Coordinates
4357
Uploaded
June 10, 2022
Recorded
June 2022
Share

near Fiães do Rio, Vila Real (Portugal)

Viewed 61 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofTRILHO DO RIO / RELÓGIOS DE SOL Photo ofTRILHO DO RIO / RELÓGIOS DE SOL Photo ofTRILHO DO RIO / RELÓGIOS DE SOL

Itinerary description

Trilho de âmbito paisagístico, na zona do Alto Cávado, no que chamaria de Barroso intermédio (850 / 950 m).
O percurso está representado, no site da CM Montalegre, como PR4 e a designação de "Trilho do Rio". Há quem lhe chame "Trilho dos Relógios de Sol". "Trilho do Carvalhal" também não ficaria mal, uma vez que grande parte do percurso se insere numa extensa mancha de carvalhos negrais.
O caminho não tem dificuldades de maior, mas trata-se de 24 km reais. Atravessa várias aldeias como Fiães do Rio, Paredes do Rio, Covelães, Travassos, Sezelhe, Frades, São Pedro e Vilaça, está relativamente bem sinalizado e pode ser efetuado em qq um dos sentidos.
Os pontos altos do trajeto são, precisamente, os seus bosques e bosquetes, lameiros onde abundam os prados-lima, cultura de centeio, os já referidos relógios de sol e algumas capelas e igrejas bem enquadradas na paisagem. O Cavado, por seu turno, assim como os pássaros estão presentes de início ao fim. E, já se sabe, muitos pássaros são sinal de ecossistema saudável.
Apenas um alerta em relação a esta rota: apesar de bem sinalizada, cerca de 10 a 15% do percurso está bastante fechado, porventura porque pouca gente passa por aqui. De Vilaça a Fiães do Rio o trilho está, mesmo, muito fechado. É possível progredir, mas pode causar alguma confusão a quem não levar GPS e alergia nas pernas a quem for de calções...
A parte mais "complicada", passe o exagero, do percurso situa-se entre Covelães e Travassos. A dada altura o trilho encaminha para um vale onde é necessário atravessar um curso de água (ribeiro Mau, se não estou em erro). A dificuldade é que a travessia tem de ser feita a vau, porque a ponte que lá existia está em ruínas. Pior ainda: depois de atravessar o ribeiro, a subida em direção a Travassos (Torre do Boi) é feita dentro de água e com muita vegetação. Assim, aconselha-se @s menos aventureir@s a evitar o ribeiro, o que é possível seguindo por estrada alcatroada cerca de 300 m.
Em resumo: trilho lindíssimo, ótimo para quem gosta de "rolar" rápido, sem partes técnicas. Pode, mesmo, ser feito em ritmo de trail.

Waypoints

PictographRiver Altitude 2,683 ft
Photo ofRio

Rio

Comments

    You can or this trail