Photo ofFerrovia - Salgadinho/PB - Viaduto da Serra da Viração - www.trilhanostrilhos.wix.com/trilhanostrilhos Photo ofFerrovia - Salgadinho/PB - Viaduto da Serra da Viração - www.trilhanostrilhos.wix.com/trilhanostrilhos Photo ofFerrovia - Salgadinho/PB - Viaduto da Serra da Viração - www.trilhanostrilhos.wix.com/trilhanostrilhos

January 18, 2017
January 2017

near Salgadinho, Paraíba (Brazil)

6ª Expedição

Data: 14/01/2017
Local: Ramal de Campina Grande a Patos - Viaduto Ferroviário da Serra da Viração em Salgadinho/PB
Localização Geográfica = Latitude: 7° 6'33,06"S ; Longitude: 36°48'56,29"O

O Ramal de Campina Grande é uma ligação ferroviária entre a Linha Norte (Recife-Nova Cruz), em Itabaiana, Paraíba e o Ramal da Paraíba, em Sousa, também na Paraíba, apresentando um comprimento de 368 quilômetros. O seu primeiro trecho, entre a estação de Itabaiana e a Estação Velha de Campina Grande, foi inaugurado em 2 de outubro de 1907, tendo posteriormente chegado a Patos, após a ligação ter sido inaugurada em 19 de abril de 1944 e a Sousa, após a incorporação do trecho que incluía Pombal
Em 2 de outubro de 1907, foi inaugurada a primeira parte do ramal que partindo da estação de Itabaiana, na linha pertencente à companhia Great Western, ligou por trilhos Campina Grande à capital de Pernambuco, Recife e à capital do Rio Grande do Norte, Natal.
Na parte oeste da Paraíba, entre 1923 e 1926, a Rede de Viação Cearense concluía a estrada de ferro até a cidade de Sousa, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato, no Ceará. Depois do trecho até Sousa, a RVC avançou até a cidade de Pombal no ano de 1932 e depois até Patos, em 1944.
Faltava então o trecho entre Patos e Campina Grande, de 164 km foi concluído em 1958 e a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S. A., já controlando as duas linhas, incorporou todo os trechos Patos-Campina Grande e Patos-Sousa à rede da RFN (Rede Ferroviária do Nordeste).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ramal_de_Campina_Grande. ​

O viaduto da Serra da Viração está localizado no município de Salgadinho no Km 129, entre as estações de João Leite, antiga Estaca Zero, e Abismo, antiga Salgadinho. O viaduto foi inaugurado no dia 15 de setembro de 1957 pela RFN (Rede Ferroviária do Nordeste), no trecho que liga Campina Grande a Patos. Trata-se do maior viaduto já construído no Nordeste, com 190 metros de comprimento e 44 metros de altura. A construção do viaduto foi confiada à empresa construtora Camillo Collier Ltda., uma das principais firmas contratantes dos serviços executados pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro, no ramal de Campina Grande. A construção do viaduto teve início em outubro de 1955 e foi concluída dentro de vinte e quatro meses, em setembro de 1957. A obra na época custou cerca de 16 milhões de cruzeiros. Na construção foram utilizadas 229 toneladas de ferro nas armaduras, 1.712 m³ de concreto, 9.000 m² de madeira quadrada empregada na confecção do escoamento, 957 m³ de escavações para fundações e 170.000 toneladas para o transporte de materiais. As fotos 1 e 2 abaixo são de 1957. Fotos retiradas do jornal Diário da Borborema de setembro de 1957.