Ferrovia do trigo (Guaporé-Muçum) em 2 dias

Photo ofFerrovia do trigo (Guaporé-Muçum) em 2 dias Photo ofFerrovia do trigo (Guaporé-Muçum) em 2 dias Photo ofFerrovia do trigo (Guaporé-Muçum) em 2 dias

one day 10 hours 22 minutes
May 16, 2021
May 2021

•   4.3 1 review

near Guaporé, Rio Grande do Sul (Brazil)

Atenção, o trecho envolve 3 pontes vazadas que não tem proteção lateral alguma pisando diretamente nos dormentes do trem, se você tem muito medo de altura pense antes de ir.

Iniciamos a jornada largando o carro em Muçum e pegando um ônibus para Guaporé à noite. Dormimos no hotel Viajantes em Guaporé (que fica perto do início da trilha).
Iniciamos a trilha pela manhã e tivemos um pouco de dificuldade de encontrar um lugar para chegar nos trilhos do trem.
São vários túneis e viadutos. Os túneis são incríveis e tem um clima próprio dentro deles, precisa de uma lanterna para atravessar.
São vários viadutos, mas o mais incrível é o Mula Preta, cuja travessia envolve andar sobre os dormentes a mais de 120m sem proteção lateral ou chão entre os mesmos.
Foram 22km até nosso camping (Recanto da Ferrovia) que tem opção de alojamento também. Lugar simples, mas onde conseguimos janta e banho quente.
No segundo dia já iniciamos atravessando o viaduto Pesseguinho que é ao lado do camping (outro viaduto vazado). Após seguimos por túneis e viadutos até chegar ao V13 (este não é vazado e tinha muitos turistas que param pra tirar fotos vindo de carro). Alguns km a diante tem mais um viaduto vazado e as pessoas não atravessam, então para os corajosos a partir daí fomos sozinhos a diante.
Foram 28km no segundo dia até o centro de Muçum. Saímos dos trilhos na estação ferroviária e seguimos até o centro da cidade, frente à Rodoviaria.
A trilha não tem desnível, mas é de nível difícil considerando a distância, o cascalho e dormentes do trem e principalmente os viadutos vazados, mas valeu a pena. Recomendamos o passeio!!!

Entrada da trilha vindo do hotel viajantes

PictographCave Altitude 1,503 ft

PictographBridge Altitude 272 ft

• Photo of Ismaelherrmann
    Ismaelherrmann Nov 4, 2022

Tem pontos de coleta de água pelo caminho?