Fechados: Cachoeira do Quartel

13 minutes
July 19, 2022
July 2022

near Cachoeira, Minas Gerais (Brazil)

Trilha de acesso à cachoeira do Quartel. Mais detalhes ao longo da descrição.

COMO CHEGAR:
A cachoeira do Quartel está localizada na área rural do município de Santana do Pirapama, entre os povoados de Inhames e São José da Cachoeira. Dista aproximadamente 41km da sede municipal e 30km da sede de Santana do Riacho, município vizinho. O acesso é feito por estrada de terra, normalmente em boas condições de tráfego para qualquer tipo de veículo.

Para mais detalhes, utilize a ferramenta "Driving directions to start point", disponível na versão web do Wikiloc. O Google Maps conduz perfeitamente ao ponto inicial.

A TRILHA:
A trilha é curta e praticamente plana em todo o percurso, são pouco mais de 900 metros de caminhada. Ao passar pela tronqueira, segue um caminho amplo e batido em meio ao cerrado. Aos poucos a vegetação vai "fechando" a trilha, que se torna mais estreita e suja.

Na primeira bifurcação, seguir a trilha da esquerda e, logo após, tomar um caminho à direita. A trilha avança por um cerrado mais viçoso até chegar ao leito do córrego do Quartel. A princípio a trilha avança por uma parte seca do leito, sobre as rochas e pela vegetação. Um pouco mais a frente, a trilha desemboca de vez no leito do córrego, sendo necessário saltar sobre as rochas e desviar dos pequenos poços. O avanço é pelo leito até a chegada à cachoeira, que possui pequenas piscinas naturais para banho.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de baixa dificuldade técnica, apenas os metros finais possuem uma dificuldade maior, já que o avanço se dá pelo leito do córrego;

- Acesso livre e gratuito. Contribua para que assim permaneça: NÃO FAÇA FOGUEIRAS E NÃO DEIXE LIXO NO LOCAL;

- Não há nenhuma infraestrutura ao longo da trilha, portanto leve água e lanche para a atividade;

- Maior incidência de sol no período da tarde.