Fazenda Pico Paraná ao morro Itapiroca

Photo ofFazenda Pico Paraná ao morro Itapiroca Photo ofFazenda Pico Paraná ao morro Itapiroca Photo ofFazenda Pico Paraná ao morro Itapiroca

one day 26 minutes
2014
September 19, 2022
September 2022

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Saímos da fazenda Pico Paraná aproximadamente às 11:00 da manhã de sábado dia 17/09, nossa intenção primeira era acamparmos no Pico Paraná, pico este diga-se de passagem que nunca tínhamos ido, aliás não conhecíamos a serra do ibitiraquire, o tempo estava nublado com previsão de chuva à tardinha, saímos eu e mais três amigos trilheiros em direção ao PP, no meio do caminho diversos foram se mostrando para nós, com uma vista muito linda da planície tendo ao fundo a represa do Capivari, tirando algumas fotos prosseguimos em direção ao morro do Getúlio parada obrigatória para um descanso e mais umas fotinhos 😂, após um descanso prosseguimos, daí em diante começa a ficar um pouco mais difícil a trilha, muitas pedras e raízes de árvores além do aclive natural dos Morros tornam a trilha truncada, é uma trilha que não rende apesar da distância não ser muito longa, da fazenda até o PP são aproximadamente 7 km, mas leva-se de cargueira nas costas aproximadamente 6 a 7 horas, por aí já dá para se ter uma noção da dificuldade, como já era 5:00 da tarde e a chuva mostrava seus primeiros pingos resolvemos acampar no itapiroca, voltamos um pedaço da trilha até a entrada do Morro(voce não precisa fazer esta parte,quando chegar na placa que diz itapiroca pegue a direita,passamos desta entrada porque a nossa intenção era ir ao PP), subimos e armamos acampamento, às 18:00 começou a chover e não parou mais até às 8 horas do domingo dia 18/09, uma chuva com rajadas de vento que nos incomodou a noite inteira, no domingo pela manhã resolvemos retornar a fazenda Pico Paraná, devido aos comentários de trilheiros que que nos disseram que estava tudo fechado em direção ao pico Paraná, ele não enxergaríamos nada devido à forte neblina que se instalou, foi uma atitude muito acertada, e assim retornamos a base e nos preparamos para o dia seguinte encararmos o gigante de pedra.
A trilha em si é tranquila, com as dificuldades normais da região, raízes, Pedras ... Há várias fontes de água pelo caminho inclusive uma bica com uma água muito boa de se beber, a trilha é bem demarcada, vá prestando atenção nas placas e nas fitas, eu não tenho erro.

☑️ Só faça fogueiras em locais permitidos
☑️ Leve seu lixo embora
☑️ Proteja o meio ambiente, todos nós saímos ganhando.