Fazenda Boa Esperança - Pedra do Elefante - Pedra do Boi (Andradas)

Photo ofFazenda Boa Esperança - Pedra do Elefante - Pedra do Boi (Andradas) Photo ofFazenda Boa Esperança - Pedra do Elefante - Pedra do Boi (Andradas) Photo ofFazenda Boa Esperança - Pedra do Elefante - Pedra do Boi (Andradas)

8 hours
November 4, 2020
November 2020

•   4 2 Reviews

near Campestrinho, Minas Gerais (Brazil)

A Pedra do Elefante com altitude de 1470 m está localizada na Serra do Pau D'Alho, essa formação rochosa se assemelha a um elefante.
A trilha que fizemos para a Pedra do Elefante e Pedra do Boi está a 11 km do centro de Andradas MG.
Iniciamos a trilha na Sede da Fazenda Boa Esperança (é necessário autorização para entrar na fazenda). Nosso carro ficou estacionado próximo à porteira da Fazenda.
A trilha é quase toda dentro de propriedades rurais, são tantas cercas para passar que não sei dizer por quantas propriedades rurais nós passamos, mas não tivemos problemas por cruzar essas propriedades. Na região da Pedra do Boi nós paramos para um lanche numa pedra com um belo visual e ficamos ali por um bom tempo e nesse intervalo apareceu um funcionário da fazenda só para conversar com a gente e saber o que fazíamos ali, deu umas dicas sobre as trilhas e foi embora.
A parte inicial da trilha até chegar à Pedra do Elefante é basicamente de subidas bem tranquilas, nada muito íngremes. Passando esse trecho temos uma descida e novamente subimos para a região da Pedra do Boi. Passamos por um cafezal e iniciamos a descida pela mata, essa mais íngreme, nesse trecho a trilha possui uma valeta devido ao trânsito de motos que no passado faziam trilhas ali, prática hoje proibida. Esse trecho possui algumas pedras soltas encobertas por um tapete de folhas secas, faz meses que não tem uma chuva forte por lá para levar a folhagem da trilha. Vencido esse trecho temos um trecho de pasto e em seguida chega-se à estrada de terra na qual caminhamos por 4 km para voltar ao carro.
A trilha é muito diversificada, passamos por matas, pastos e pedras, sempre mudando o visual, o que é muito interessante. A principal atividade agropecuária que vimos foi criação de gado, uma pequena área com milho outra com café. Apesar de termos cruzado várias áreas de pastagem com gado, tivemos a sorte de não pegar carrapatos.

Dicas:
- Uma opção de hospedagem é o Hostel Bramido do Elefante, estrategicamente situado.
- Leve água, no percurso não tem fonte de água potável no período de seca, talvez no período das chuvas tenha.
- Protetor solar é fundamental, você vai caminhar várias horas em trechos sem sombra.
- No mais as dicas de sempre, lanchinho para o dia, boné, bota ou tênis de trilha, etc.
Etrex 32x

Porteira

PORTEIRIA

Lago

Pedra

Pasto

trilha a esquerda

A Pedra ao fundo é a cabeça do elefante

Pedra do Elefante

Em cima da "cabeça do elefante"

Passar a cerca

Fim da trilha na mata

Pedra do Boi e Pedra dos Lobos

PictographReligious site Altitude 3,122 ft

Seguir pela estrada a esquerda

• nmsassaki Jan 19, 2021

Trilha muito boa, visual lindo, passa por fazendas e por regiões de mata nativa.

• albertoesn Jun 12, 2021

Fomos em 4 pessoas. Costumamos concordar com a dificuldade definida mas nesse caso achamos difícil.

Atenção extrema ao deixar o carro na fazenda. Chegamos cedo e não havia ninguém para avisar no início da trilha. Quando retornamos a porteira de saída da fazenda estava fechada e os pneus da caminhonete foram esvaziados pelos funcionários da fazenda.

• Photo of aacoelho
    aacoelho Jun 12, 2021

Bom dia Alberto.
    Quando fizemos essa trilha o pessoal da fazenda estava lá e permitiu nossa entrada. O carro ficou estacionado fora da porteira em local que não atrapalhava a passagem.
    Realmente é muito desagradável essa atitude dos funcionários da fazenda.
    A classificação da dificuldade é sobre o nível técnico da trilha não sobre o esforço físico. Quando fiz a trilha carreguei uma mochila com 18 kg para treinar.

• albertoesn Jun 12, 2021

Bom dia, aacoelho!

Parabéns pelo preparo físico!

• allanblopes Apr 26, 2022

Tentei fazer a trilha, porem o funcionário da fazenda que conversamos nos alertou que não tinha mais caminho, a mata estava fechada e ninguem costumava entrar por la para chegar no morro do elefante. Aceitei a recomendação dele de iniciar pelo trajeto oficial que fica apenas a 2km da fazenda.

• Photo of aacoelho
    aacoelho Apr 26, 2022

A trilha oficial é bem curta e inicia na base da Pedra do Elefante.
    Dá pra subir pela trilha da Pedra do Boi e descer pela trilha da Pedra do Elefante. Eu tenho o track desse percurso no wikiloc.

• Photo of Matheus Miranda
    Matheus Miranda Jul 12, 2022

Salve Coelho ! Sabes me dizer como posso conseguir a autorização para acesso ? Ou somente chegando na propriedade ?