Faz. Stillus

July 24, 2023
July 2023

near Vila Canela, Tocantins (Brazil)

Checagem da operação com o implemento VOLVERINE

PictographFlora Altitude 1,027 ft

Fazenda Stillus

Avaliação do serviço de revolvimento do solo com o Volverine

Avaliações da operação com o Volverine: - Está furando 3,78 furos por metro quarto, corresponde a 8,5% da área; - A profundidade dos furos estão variando entre 20 a 26 cm; - encontramos pontos onde tem furo superficial, isso devido a alguma irregularidade do solo.

PictographFlora Altitude 1,027 ft
Photo ofAvaliação da operação com o Volverine Photo ofAvaliação da operação com o Volverine Photo ofAvaliação da operação com o Volverine

Avaliação da operação com o Volverine

A operação estava sendo realizada na quarta marcha e 2.200 rpm de rotação. Identificamos que estava sobrando potência com mais consumo de diesel, colocamos na sétima marcha com 1600 rpm de rotação onde reduziu o consumo de diesel para 17 lt/há. Outro teste que fizemos foi subir mais os pneus e calar mais os facões, com isso atingimos em média de 30 cm de profundidade, qualidade muito melhor, revolvendo em media aproximadamente até 80% do solo. Porém assim precisamos de mais força do trator, podendo usar os mesmos parâmetros de rodar na sétima marcho com 1600 de rpm, mas o consuma fica em torno de 23 lt/ha. Nossa sugestão é de colocar um trator menor, pois vai conseguir puxar o implemento com menos gastos de diesel. Importante ressaltar que precisamos regular bem os pontos abaixo para não termos gastos de diesel desnecessário: - Usar potência ideal, a menor possível que não esteja sobrando, mas também que não falte; - Identificar a marcha e rpm ideal que ande em torno de 6 km/há com menor gasto de diesel; - Tentar trabalhar no automático (trator passar marcha automática), isso gera economia. Outro ponto de melhoria é colocar um calço de 5 cm no pistão do implemento, de modo que uniformize melhor as penetrações das hastes no solo, facilitando mais para o operador.

PictographFlora Altitude 988 ft

Colheita do Gergelim

PictographFlora Altitude 1,020 ft

Faz. STILLUS

Regulagem do trator na operação com o Volverine