Activity

Fátima a Santiago de Compostela

Download

Trail photos

Photo ofFátima a Santiago de Compostela Photo ofFátima a Santiago de Compostela Photo ofFátima a Santiago de Compostela

Author

Trail stats

Distance
340.82 mi
Elevation gain
24,816 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
25,085 ft
Max elevation
1,416 ft
TrailRank 
29
Min elevation
1,416 ft
Trail type
One Way
Time
16 days 20 hours 58 minutes
Coordinates
5381
Uploaded
April 10, 2023
Recorded
April 2023
Share

near Cova da Iria, Santarém (Portugal)

Viewed 75 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofFátima a Santiago de Compostela Photo ofFátima a Santiago de Compostela Photo ofFátima a Santiago de Compostela

Itinerary description

Este é o caminho que percorri de Fátima até Santiago de Compostela. A caminhada durou 18 dias. Fiz média de 31,5 quilômetros por dia. No total foram 567,8 quilômetros. O total de metros subidos foi de 12.283,7 e o total de metros descidos foi de 12.339,1. Estes valores foram calculados a partir do arquivo gpx gerado pelo Garmin Fênix. No entanto, há uma pequena divergência para os valores mostrados no wikiloc. Isto acontece porque o número de pontos da rota subida aqui foi condensado à razão de 8:1. Ou seja, de cada 8 pontos originais somente um foi usado. Isto diminui bastante o tamanho do arquivo, mas também diminui a precisão no cálculo das distâncias e dos desníveis.

No trecho de Fátima até Valença do Minho tive suporte da minha mulher. Isto significa que, neste trecho, carreguei uma mochila mais leve porque ela me esperava nos albergues com alguns itens. A partir de Valença do Minho não tive mais suporte, portanto, dali em diante, levei mochila completa.

Observações sobre a rota:
A rota aqui gravada é fiel ao caminho que percorri, mas os seguintes pontos merecem atenção:

a) Em alguns pontos tive dúvidas com relação ao caminho. Nestes casos a rota registra alguma inda e vinda. Geralmente não tem importância, pois só me desviei 50 ou 100 metros para confirmar o rumo certo.

b) Há pontos (geralmente urbanos) em que saí um pouco da rota para fotografar algum monumento ou para passar em algum bar ou supermercado. Estes casos devem ser óbvios para quem eventualmente seguir esta rota.

c) Devido a obras em ruas e rodovias, há alguns desvios. Como não são permanentes, é possível que alguém seguindo esta rota possa se deparar com pequenas mudanças. Os desvios já podem não existir. Normalmente será fácil de perceber.

d) Da mesma forma que enfrentei alguns desvios, é possível que, no futuro, haja outros. Normalmente estão bem sinalizados.

e) No trecho entre Fátima e Ribeira dos Fárrios a sinalização é precária ou inexistente. Dali em diante vai ficando cada vez melhor, mais constante e mais visível. Mesmo assim, é preciso prestar atenção. Há lugar (não muitos) em que as setas amarelas estão erradas. Geralmente não causarão nenhum desastre, mas é bom sempre prestar atenção, conferir e conferir de novo. O castigo pela desatenção pode ser algumas centenas até quilômetros de caminho a mais.

Classifiquei a rota como "difícil" não porque tenha dificuldades técnicas. O caminho é bom e não há grandes exigências. Contudo, o fato de ser uma rota longa, feita ao longo de 18 dias, com cerca de 30 quilômetros por dia, a pode tornar exaustiva. É só neste sentido que é "difícil".

Comments

    You can or this trail