Farofa de cima 1 - Serra da Banderinha

Photo ofFarofa de cima 1 - Serra da Banderinha Photo ofFarofa de cima 1 - Serra da Banderinha Photo ofFarofa de cima 1 - Serra da Banderinha

September 4, 2021
September 2021

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Esta trilha é a primeira parte da Via que chega no Córrego da Farofa na parte superior.
Tem o trecho final na segunda parte.

A via desta trilha é toda executa no ParnaCipó, uma área de preservação ambiental que envolve os municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itaimbé do Mato Dentro. Criado em Setembro de 1984 com uma área total de 33.800 hectares.
O ParnaCipò inicia suas atividades as 8h e termina as 16h, como o limite de 250 pessoas por portaria.

A cachoeira da Farofa tem seu acesso principal pela Portaria das Areias, pelo vale do Mascate. Esta trilha levará para a cabeceira da Cachoeira da Farofa, na serra da Bandeirinha, e sua entrada é pela Portaria do Retiro pelo vale do Bocaina.

É importante avisar na Portaria que seu destino será para Farofa por cima. Porque não é uma trilha muito freqüentada. Para receber orientações sobre o percurso.

Mais de 50% desta via é de subida de colina, de terreno acidentado e pouco abrigo de sol. É uma trilha de pouca demarcação e de poucos freqüentadores, o sinal de telefonia não tem alcance.
ATENÇÃO; não faça esta trilha sem orientação e sempre acompanhado, lembrando que seu percurso é propício para acidentes e de difícil acesso para resgate.

Sobre a trilha:

Primeira parte, até o BAMBUZAL
O início é pela portaria do Retiro, os 2km primeiros é o mesmo caminho que lega a Cachu Gavião, Andorinha, Tombador, Retiro Velho, Drummond, Fantasma, e de Deus. Depois dos 2km saia da trilha principal e vire a direita na entrada do BAMBUZAL. Atravesse o Val do rio Bocaina e siga a trilha a esquerda ao lado do rio mas sempre se afastando em direção a direita.

Segunda parte, trilha no capão.
Entrando no Bambuzal, salte o rio Bocaina e comece a trilha no lado direito do rio indo em direção a Serra do bandeirinha. Este é um trecho de +- 2km, é um terreno com várias trilhas de animal, por isto é fácil sair da trilha do GPS. Este percurso é plano e de terreno estável. No final desta parte de capão a trilha converte para direita e começa uma pequena subida ate a Cachoeira dos Cristais. Até aqui a caminhada é tranqüila e sem muita dificuldade.

Terceira parte, subida da Serra BANDEIRINHA
Depois da cachoeira do Cristeias, começa a subida mais forte e de terreno acidentado e muita pedra solta. Este trecho é o mais perigoso e exige muita tenção para evitar torções e acidentes.

ATENÇÃO, acidentes neste local é muito perigoso, nesta região não tem sinal de telefonia e não tem local de pouso de aeronaves. Este é uma via pouco freqüentada, a única forma de resgate é uma companhia voltar para avisar.

Quarta parte, topo da Serra da Bandeirinha
Depois de uma subida de de 2,7km de colina, chega no platô da Serra é preciso andar por mais 2km ate as duas partes da trilha, a parte de baixo que dá acesso a algumas quedas. A parte de cima em direção a casa de tábua, onde tem vários poços do córrego Farofa.

FIM
Cuide da bem da natureza, só leve lembranças e fotos destes locais.

"Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito."
João 1:3

Farofa de cima 2 - Serra da Banderinha

PictographInformation point Altitude 2,710 ft

Início

Começo na Portaria 2 do Parnacipó Abertura as 8h

PictographFlora Altitude 2,631 ft

Atravessar o Rio Bocaina e seguir pela marem direita.

Este corrego vem da cachoeira dos Cristiais.

Início da subida

Esta é o início da subida, durante ate o topo o terreno é acindetado e de pedras soltas.

PictographRisk Altitude 2,953 ft

Muito cuidado com o terreno acidentado e as pedras soltas. Até o topo da Serra da Banderinha não tem sombra.

Desvio para cachoeira dos cristais

Ao lado da trilha é possivel ouvir o som das águas. A cachoeira esta localizado a direita da trilha neste ponto.

Atravessar esquerda do córrego. Início de uma mata fechada, mas cm triha definida.

PictographInformation point Altitude 3,349 ft

Tive problema neste momento e parei a gravação. ontinue a trilha ate a parte alta da Serra da Bandeirinha Farofa de cima 2 - Serra da Banderinha https://www.wikiloc.com/hiking-trails/farofa-de-cima-2-82976143