Fariñentu

1995
October 16, 2017
October 2017

near Tuiza de Arriba, Asturias (España)

Dia 3 no Parque Natural de las Ubiñas - La Mesa.

Mais um dia de céu azul, desta vez temos como destino o Fariñentu com passagem em vários prados. Seguimos em direcção à rota PR-AS 89. Peña Ubiña está nas nossas costas, sempre imponente.
A subida pelos prados é feita calmamente para desfrutar das paisagens, os animais que por ali estavam a pastar pouco nos ligavam (estavam mais preocupados em comer!). Depressa chegamos à Braña/Collado Foxón onde temos umas panorâmicas muito boas. Local lindíssimo. É uma pena as brañas estarem em ruínas.
Sempre por trilho entre terra e rocha lá chegamos a La Calear, isto é mesmo lindo. Daqui conseguimos avistar os Picos de Europa e mesmo aqui ao lado o Tapiñon. Descemos e logo em seguida voltamos a subir até chegarmos ao próximo prado (Valseco). Aqui existe um pequeno lago (estava seco). Tomamos caminho em direcção ao Collado del Trave. Aqui vemos a outra face de Siegalavá e Tapiñon (esquerda), avistamos Peña Rueda (frente) e entramos nos Puertos de Agüeria, descemos até uma casa (Los Corros) e voltamos a subir contornando a encosta. Daqui avistamos um lago com maiores dimensões, mas também ele estava seco. Agora é sempre a subir pelos prados até à base do Fariñentu, passamos pelo Lago Cheturbio, igualmente seco. Pelo caminho avistamos vários rebecos a correr em sintonia!
A subida ao Fariñentu é ingreme, mas faz-se muito bem. No topo encontra-se um presépio, e somos brindados com uma vista única 360º. Peña Ubiña, Los Fontanes, La Almagrera, La Mesa, La Tesa, Peña Rueda, ao longe os Picos de Europa,...a vista para a Ubiña e Fontanes é impressionante. Excelente local para repor energias e absorver todo este cenário.
Daqui até Tuiza de Arriba foi sempre a serpentear montanha a baixo, com Siegalavá do nosso lado esquerdo. Existe aqui uma corrida de montanha (quilómetro vertical) desde Tuiza de Arriba até ao topo do Fariñentu, e digo, não é para meninos :) Mas deve dar uma satisfação enorme correr por estas bandas!

Foi um trilho fantástico, com paisagem muito variada, e extensos prados. Puertos de Agüeria pelo pouco que vimos é lindíssimo. O ponto alto da jornada foi o topo do Fariñentu onde dá vontade de ficar ali por muitas horas a admirar tudo o que está ao nosso redor.

Ultimo dia de caminhada, ainda ficou tanto por descobrir...Podemos dizer que o Parque Natural de Las Ubiñas-La Mesa superou em muito as nossas expectativas. As montanhas deste maciço impressionam pela sua verticalidade, e vemos com muito gosto imensos montanhistas pelos percursos, isto é mesmo "concorrido" :) Uma nota final para a aldeia de Tuiza de Arriba que nós adoramos, as poucas pessoas que lá habitam são muito afáveis e genuínas. Além disso é um ponto de partida para vários percursos de caminhada.

Dia 1: Tuiza de Arriba - Peña Ubiña
Dia 2: Tuiza de Arriba - Los Fontanes
Dia 3: Tuiza de Arriba - Fariñentu