Famalicão - Poço de Pias - Quinta da Taberna

Photo ofFamalicão - Poço de Pias - Quinta da Taberna Photo ofFamalicão - Poço de Pias - Quinta da Taberna Photo ofFamalicão - Poço de Pias - Quinta da Taberna

May 11, 2024
May 2024

near Famalicão, Guarda (Portugal)

Famalicão - Poço de Pias - Quinta da Taberna e regresso.

Aproveitamos a Rota das Barrelas - PR3 GRD para o regresso da Quinta da Taberna até Famalicão.
Este é um percurso linear que liga as povoações de Famalicão da Serra a Videmonte, com passagem na Quinta da Taberna e no Parque de Merendas aí existente, antes de cruzar o Rio Mondego. Percorrendo ambiente maioritariamente rural surpreendem os bosques de pinho, carvalhos e castanheiros com que nos cruzamos amiúde durante o percurso. É um percurso onde a progressão se torna fácil dado o tipo de caminhos que se utilizam, mas que, em função do sentido em que for realizado, requer um esforço físico relevante.

O início é uma subida pronunciada de cerca de 3,5 kms, partilhada com o PR3 GRD. Na tentativa de fazer uma circular tomamos outro caminho em direção ao ex-líbris do percurso, o Poço de Pias. Vale bem a pena a visita, mas requer algum esforço, a passagem da ribeira de Quêcere até encontrar o caminho obrigou a corta mato bastante inclinado, mas curto.
Passamos por bosques, algumas zonas mais expostas ao sol, e muitas zonas húmidas, uma raposa, um coelho e uma visão diferente da Serra da Estrela, desde o Maciço Central, as Penhas da Saúde, os Muros do Beijames, o alto da Azinha e de outro lado até à Capela de São Tiago.

À exceção dos 3,5 kms iniciais o resto do percurso faz-se com relativa facilidade, uma ótima etapa para rolar!